Plano de Estudos
Cultura e Sociedade: África Subsaariana 6101121
Contextos
Groupo: 5_Plano 2017/2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sociedade, Política e Mobilidade em África
Groupo: 5_Plano 2017/2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Tronco comum
Groupo: 5_Plano 2017/2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Cultura, Memória e Património em África
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A presente unidade curricular aborda os dinamismos endógenos e as estruturas das sociedades e culturas africanas subsaarianas atuais, o seu enquadramento no complexo ideário da(s) modernidade(s) e as principais noções que integram as conceções sobre as culturas e sociedades da África subsaariana nas ciências sociais em África. Concluída a uc, os alunos devem ser capazes de: Demonstrar uma sólida compreensão das questões e debates centrais acerca das culturas e sociedades subsaarianas nos Estudos Africanos; Discutir criticamente os aspetos mais relevantes que caracterizam as sociedades e as culturas africanas subsaarianas, em seus vários desdobramentos na contemporaneidade; Reconhecer temas e abordagens sustentados nas perspetivas locais, identificando e interrogando os traços tributários do pensamento ocidental e compreendendo a complexa dinâmica estabelecida por interdependências da África Subassariana com a África do Norte, Ásia, Américas e Europa.
Programa
1. África e os Estudos Sociais 1.1. África como objeto de estudo 1.2. Perspetivas e narrativas sobre o Mundo Africano 1.3. Temas em debate nas ciências sociais em África 2. Questões sociais e culturais contemporâneas 2.1. Práticas sociais e culturais contemporâneas 2.2. Sociedades subsaarianas: estudos de caso 3. Desenvolvimento Africano: impasses e perspectivas alternativas 3.1. Abordagens críticas e perspectivas alternativas ao conceito de desenvolvimento Africano 3.2. Transformação social e desenvolvimento na África subsaariana 3.3. Modernidade e as lógicas subsaarianas de apropriação: a agência local em debate.
Método de Avaliação
As aulas terão uma dinâmica expositiva com um papel ativo dos estudantes em discussões acerca das temáticas abordadas. Cada sessão letiva será respaldada por uma indicação bibliográfica. Nas aulas serão monitorizada as leituras necessárias ao trabalho autónomo com vista a que os estudantes ganhem competências necessárias à elaboração do desenho de pesquisa a ser desenvolvido no trabalho escrito. A avaliação consiste na produção, apresentação e discussão de trabalho de investigação escrito acerca de tema acordado com a docente em sessões de atendimento individual. O trabalho escrito será apresentado e discutido consoante o calendário da época de exames do ISCSP. Trabalho escrito individual: 80% da nota final. Apresentação e discussão: 20% da nota final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 94.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Afrotopia: Sarr, F. 2019 São Paulo. N-1 Ed.
- Conhecimento de África, conhecimento de Africanos: Duas perspectivas sobre os Estudos Africanos: Hountondji, P.J. 2008 Revista Crítica de Ciências Sociais, 80 | 149-160.
- A invenção de África. Gnose, Filosofia e a Ordem do Conhecimento: Mudimbe, V. Y. 2013 Luanda/Lisboa: Ed. Mulemba; Ed.Pedago.
- Sair da grande noite. Ensaio sobre a África descolonizada.: Mbembe, A. 2014 Luanda/Lisboa: Ed.Mulemba; Ed.Pedago.