Plano de Estudos
África, Ambiente e Agendas Internacionais AAAI
Contextos
Groupo: 6_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Territórios, Mudança e Mobilidade em África
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O principal objetivo desta UC é o de compreender a relação entre as comunidades humanas e a restante natureza tendo por referência diferentes problematizações. Objetivos de aprendizagem específicos: a) Compreender a natureza como construção social e como agentes/agências externas sobretudo Norte Global e que dominam as agendas internacionais interferem nessa mesma construção; b) Discutir a resistência das comunidades e como tem sido a exploração dos recursos naturais no continente aliada ao colonialismo e mais recentemente ao capitaloceno e ao neocolonialismo. A ilustração com exemplos práticos será debatida com exemplos do continente. c) Compreender como o ambiente está presente em todas as agendas internacionais e faz parte de uma agenda política construída pelo Norte Global, ligadas à exploração de recursos minérios, madeireiros, não humanos, pessoas e respectivas comunidades mas envolvido numa narrativa “Down-Top” quando na prática se passa o oposto.
Programa
1. Introdução e paradigmas 2. Conceitos e terminologia 3. Recursos naturais e a história da exploração do continente africano 4. O capitaloceno: as narrativas conservacionistas dentro nas narrativas das ONG’s que implementam as agendas do Norte Global 5. Género, Ambiente, ONG’s e implementação de agendas internacionais.
Método de Avaliação
I. METODOLOGIA DE ENSINO: i) Leitura de textos obrigatórios e exposições orais realizadas em aula onde cada aluno é convidado a exercitar a sua capacidade de análise crítica; ii) Utilização de métodos ativos de aprendizagem que envolvam os alunos na aquisição de competências teóricas e metodológicas essenciais para o desenvolvimento de capacidades de desempenho laboral na área referida; iii) Aulas expositivas e iv) Discussões de grupos e workshops e eventuais seminários com convidados especialistas em casos concretos. II. AVALIAÇÃO: Trabalho escrito individual (90%). A apresentação oral (10%) é obrigatória e feita nas datas administrativamente marcadas. Modalidade de avaliação final disponível.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Anthropology of Development and Globalization: From Classical Political Economy to Contemporary Neoliberalism: Edelman, M. and Haugerud A. eds. 2005 Edelman, M. and Haugerud A. eds. (2005) The Anthropology of Development and Globalization: From Classical Political Economy to Contemporary Neoliberalism. Oxford: Wiley-Blackwell
- “Fotos di Mudansa”: alterações ambientais retratadas por agricultores do sul da Guiné-Bissau: Roque de Pinho, J 2020 Roque de Pinho (2020) “Fotos di Mudansa”: alterações ambientais retratadas por agricultores do sul da Guiné-Bissau, Sintidus, 3: 105-134
- Global Shadows. Africa in the neoliberal world order.: Ferguson, J. 2006 Ferguson, J. (2006) Global Shadows. Africa in the neoliberal world order. London: Duke University Press
- Local perceptions of risk to livelihood in semi-arid Tanzania: Quinn, C.; Huby, M.; Kiwasila, H; and Lovett, Jon C. 2003 Quinn, C., Huby, M.; Kiwasila, H.; and Jon C. Lovett (2003) Local perceptions of risk to livelihood in semi-arid Tanzania in A.L. Gill (ed.) Journal of Environmental Management, 68(2):111-119.
- Extractivisms, Existences and Extinctions. Monoculture Plantations and Amazon Deforestatio: KRöGER, M. (2022) 2022 KRöGER, M. (2022) Extractivisms, Existences and Extinctions. Monoculture Plantations and Amazon Deforestation. Tylor and Francis.
- The Divide: A Brief Guide to Global Inequality and its Solutions: Hickel, J. 2017 Hickel, J. (2017) The Divide: a Brief Guide to Global Inequality and its solutions. Heinemann
Secundária
- What does Conservation Mean for Women? The case of the Cantanhez Forest National Park: Costa, S., Casanova. C and Lee, P 2017 Costa, S.; Casanova. C , and Lee, P. (2017) What does Conservation Mean for Women? The case of the Cantanhez Forest National Park. Conservation and Society. 15:2 (pp 168-178).
- Global Environmental change and global inequity: North/South perspectives: Michael; C.S. 1998 Michael; C.S. (1998) Global Environmental change and global inequity: North/South perspectives, International Sociology, 3(4).
- Neoliberalising nature: the logics of deregulation and reregulation: Castree, N 2007 Castree, N. (2007) Neoliberalising nature: the logics of deregulation and reregulation, Environment and Planning 2008, volume 40, pages 131 – 152
- CNP: How people perceive landscapes, in Oliveira Jorge, (Ed) Ways of Making ,: Salvaterra, G & Casanova,C 2020 Salvaterra, G. & Casanova 2020. CNP: How people perceive landscapes, in Oliveira Jorge, (Ed) Ways of Making , Porto: Univ. Porto CICTEM. Pp. 185-201
- The last stand of the orangutang: state of emergency: illegal logging, fire and palm oil in Indonesia’s national Parks: Nellemann, C. et al 2007 Nellemann, C. et al. (2007). The last stand of the orangutang: state of emergency: illegal logging, fire and palm oil in Indonesia’s national Parks. UNEP & GRASP
- Cashews in Conflict, The Political ecology of cashew pomiculture in Guinea Bissau. : Lundy, B.D. 2021 Lundy,B.D. (2021) Cashews in Conflict, The Political ecology of cashew pomiculture in Guinea Bissau. Routledge.
- The ecology of others. Anthropology and the question of nature: Descola, P. 2013 Descola, P. (2013 )The ecology of others. Anthropology and the question of nature. Prickly Paradigm