Plano de Estudos
Seminário em Estudos Africanos SEA
Contextos
Groupo: 6_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC pretende: 1. Criar um espaço de diálogo interdisciplinar entre as/os estudantes com vista consolidar e autonomizar as suas competências de investigação, em particular em contextos africanos; 2. Promover um ambiente de reflexão teórica e epistemológica; 3. Consolidar a competência na revisão da literatura; 4. Promover um ambiente de reflexão sobre metodologias dos estudos africanos e de-coloniais; 5. Refletir e promover a ética na investigação.
Programa
Esta UC pretende ser um espaço de partilha e de acompanhamento do processo de construção da dissertação das/os estudantes de mestrado em Estudos Africanos. A UC estruturar-se-á através de sessões de apresentação e debate de projetos/investigações em curso conduzidas pelos/as estudantes. Algumas sessões serão dedicadas a seminários com palestrantes convidados/as com trabalho reconhecido em Estudos Africanos. Ao longos do semestre serão abordados e debatidos os seguintes pontos: O processo de investigação em estudos sobre África; métodos e ética da pesquisa em contextos africanos; métodos para revisão de literatura; métodos inovadores e criativos (incluindo os digitais); abordagem e debate sobre metodologias qualitativas de-coloniais. Nota: algumas aulas vão ser dadas em formato híbrido (online + presencial) de forma a permitir a participação das/os estudantes que estão no terreno.
Método de Avaliação
A UC estruturar-se-á através de sessões de apresentação e debate de projetos/investigações em curso conduzidas pelos/as estudantes. Algumas sessões serão dedicadas a seminários com palestrantes convidados/as com trabalho reconhecido em Estudos Africanos. Avaliação: Contributos para a discussão dos projetos dos pares em sala de aula (20%); Um trabalho escrito individual com apresentação oral dando conta dos progressos registados ao longo do semestre (80% = 70% para o trabalho escrito + 10% para a apresentação oral).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- “Community engagement with a postcolonial, African-based relational paradigm”: Chilisa, B., Major, T. E., Khudu-Petersen, K. 2017 Qualitative Research, Vol. 17(3) 326–339
- Métodos Qualitativos na Investigação Científica: Flick, U. 2013 Flick, U. 2013 Lisboa: Monitor
- “Decolonising transdisciplinary research approaches: an African perspective for enhancing knowledge integration in sustainability science”: Chilisa, B. 2016 Sustain Sci 12:813–827
- Social Research Methods: Bryman, A. 2012 Bryman, A. 2012 Oxford: Oxford University Press.
- Introduction: methodologies for researching Africa”: Bob-Milliar, G. M. 2020 African Affairs, 121/484, e55–e65
- Doing Your Research Project: Bell, J. 2008 Bell, J. 2008 Berkshire: Open University Press.