Plano de Estudos

Seminário de Investigação: Projeto 6101218_8ects

Contextos

Groupo: 6_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

8.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo desta unidade curricular é acompanhar os estudantes no sentido da elaboração de uma proposta de investigação sólida, coesa e relevante, respaldada por um desenho de pesquisa fundamentado e com potencial de contribuição para o campo científico dos Estudos Africanos. Ao fim do curso, os estudantes devem ser capazes de: i. Compreender os fundamentos e os pilares que compõem um desenho de pesquisa sólido nos Estudos Africanos; ii. Identificar as componentes estruturais básicas do texto científico e avaliar a importância dos padrões da escrita científica; iii. Elaborar uma proposta de pesquisa sólida, consolante os melhores padrões de qualidade e de ética.

Programa

1. Protocolo 1.1. Etapas da investigação e regulamentos 1.2. Tipos de trabalho final de mestrado 1.3. Ética e boas práticas na investigação 2. Estruturando a proposta de pesquisa 2.1. Antes da escrita: Organização e planeamento da investigação 2.2. A importância da leitura científica e da revisão da literatura 2.3. Definindo o objeto de estudo: delimitação e pertinência 2.4. Compondo o desenho de pesquisa: epistemologia e opções metodológicas 2.5. Calendarização das atividades de investigação: o cronograma 3. A revisão das propostas de pesquisa 3.1. Feedback docente 3.2. Feedback dos pares

Método de Avaliação

A unidade curricular estrutura-se em forma de seminários, ou seja, por meio de apresentações e discussões. A componente expositiva reduz-se ao mínimo necessário, de forma a apresentar algumas informações básicas e necessárias para o trabalho dos estudantes. Dessa forma, a assiduidade dos discentes, bem como sua dedicação em termos de elaboração da proposta e revisão crítica da literatura, é fundamental para o bom funcionamento do curso. Dinâmicas de revisão por pares das propostas elaboradas também serão utilizadas de forma a melhorar a qualidade do trabalho produzido e familiarizar os estudantes com o ambiente do debate científico. Ademais, a unidade curricular também conta com o apoio tutorial individualizado de forma a apoiar a elaboração das propostas de pesquisa. Avaliação Projeto de trabalho final de mestrado nos termos do Anexo A do Regulamento Geral dos Cursos do II Ciclo de Estudos. Componente escrita: 80% da nota final. Apresentação e discussão oral: 20% da nota final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 126.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Teoria e práticas de investigação.: Moreira, C. D. 2007 Moreira, C. D. (2007). Teoria e práticas de investigação. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
  • Writing a successful thesis or dissertation: tips and strategies for students in the Social and Behavioral sciences: Lunenburg, F.; Irby, B. 2008 Lunenburg, F.; Irby, B. (2008). Writing a successful thesis or dissertation: tips and strategies for students in the Social and Behavioral sciences. California: Corwin.
  • Writing the winning thesis or dissertation: a step-by-step guide: Joyner, R.; Rouse, W.; Glatthorn, A. 2018 Joyner, R.; Rouse, W.; Glatthorn, A. (2018) Writing the winning thesis or dissertation: a step-by-step guide. California: Corwin.
  • Writing the literature review: a practical guide: Efron e Ravid 2019 Efron, S.; Ravid, R. (2019). Writing the literature review: a practical guide. Nova Iorque: The Guilford Press.
  • The Sage handbook of qualitative research: Denzin e Lincon 2011 Denzin, N. and Lincoln, Y. (eds.) (2011) The Sage handbook of qualitative research. 4th ed. London: Sage Publications.
  • Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods approaches: Cresswell 2014 Creswell, J. (2014) Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. 4th ed. London: Sage Publications.
  • Fundamentals of social research methods: An African perspective.: Bless, C et al 2007 Bless, C. et al. (2007) Fundamentals of social research methods: An African perspective. Cape Town: Juta and Company.
  • Qualitative researching with text, image and sound: A practical handbook: M Bauer , G Gaskell 2000 Bauer, M. and Gaskell, G. (eds.) (2000) Qualitative researching with text, image and sound: A practical handbook. London: Sage Publications.

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre