Plano de Estudos
Metodologia de Investigação em Ciências Sociais MICS
Contextos
Groupo: 6_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta é uma unidade curricular que visa transmitir metodologias de investigação de relevância para as Ciências Sociais e os Estudos Africanos e dotar os estudantes de conhecimentos sobre as principais técnicas de coleta e análise de dados empíricos. Os trabalhos serão conduzidos com o objetivo de levar os estudantes a mobilizar os referenciais teóricos e conceptuais sobre Estudos Africanos, e adquirir competências na recolha e tratamento de informação qualitativa ou quantitativa.Os estudantes devem compreender:1 principais questões teóricas e metodológicas;2 elos entre teoria e dados;3técnicas de elaboração de um projeto de investigação;4 práticas de terreno;5 diferentes técnicas de recolha
Programa
1A investigação social: questões práticas e teóricas.Conhecimento social e investigação em ciências sociais. O objeto das metodologias. Características da investigação social. Questões frequentes/2Estudos Africanos: Questões práticas e teórica da pesquisa social. Os Estudos Africanos e as ciências sociais. A prática da pesquisa em contextos africanos: limites e possibilidades. A relevância do contexto nos estudos africanos. Casos práticos/3O trabalho de campo. A experiência em investigação qualitativa.A construção do projeto de investigação (objetivos, questões de pesquisa e justificativa do estudo). Problemas da prática de terreno (aceder ao campo, comunicação, intermediação).pesquisador/pessoas (s) da situação (interação, negociação e autoria do trabalho). Investigação qualitativa e as técnicas de trabalho de campo: o exemplo da prática da entrevista/4A produção científica em África: centros e instituições de pesquisa social no continente como fontes para os estudos africanos.
Método de Avaliação
As estratégias de ensino-aprendizagem usadas serão: aulas expositivas, de leitura e de discussão de textos - capítulos, artigos e outros textos relevantes. A avaliação é feita por: a) Trabalho individual escrito que deverá ser a análise de um tema a partir de um conjunto de textos da bibliografia da UC, considerando um quadro teórico particular (70%). Este trabalho será apresentado e discutido com a docente em data a agendar; b) Trabalho de grupo sobre um dos tópicos do programa (30%). Este trabalho será apresentado pelo grupo e discutido em contexto de sala de aula em data a agendar pela docente.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Teoria e prática do trabalho de campo: Alguns problemas.: ZALUAR, A. 2004 R. C. L. Cardoso (Org.), A aventura antropológica: Teoria e pesquisa (pp. 107-125). Rio de Janeiro: Paz e Terra, (4ªedição).
- Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade: MINAYO, C. 2000 Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes (16ª ed.)
- 'The Naive Researcher: Doing Social Research in Africa.: GOKHAN, Theophilus 2007 International Journal of Social Research Methodology, 9:1, 61-73
- Readings in Methodology. African Perspectives.: OUÉDRAOGO, J-B & CARDOSO, C. (eds) 2011 CODESRIA
- Da possibilidade das Ciências Sociais em África”, In: Teresa Cruz e Silva et all (orgs) Como fazer Ciências Sociais e Humanas em África. Questões Epistemológicas, Metodológicas, Teóricas e Políticas: CARDOSO, C. 2012 Dakar, Codesria/Clacso. 125-144
- Decolonising the social sciences in the global South. Claude Ake and the praxis of knowledge production in Africa: AROWOSEGDE, J 2008 ASC Working Paper 79, Leiden
Secundária
- O pesquisador, o problema de pesquisa, a escolha de técnicas: algumas reflexões. Reflexões sobre a pesquisa sociológica: QUEIROS, M.I.P. 1999 2ª ed. Textos, Serie 2, n.3, p.13-24
- Métodos Qualitativos na Investigação Científica: FLICK, U. 2005 Lisboa: Monitor
- Africa-Centred Knowledges: Crossing Fields and Worlds: COOPER, Brenda & MORRELL, Robert (eds) 2014 Woodbridge, Suffolk: Boydell & Brewer, James Currey
- Social Research Methods: BRYMAN, A 2004 Oxford, University Press, second edition.