Plano de Estudos

Cultura, Sociedade e Mudança na África Subsariana CSMAS

Contextos

Groupo: 6_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Espera-se que ao concluírem esta unidade curricular, os estudantes detenham para além de um sólido conhecimento teórico sobre os temas Cultura, Sociedade e Mudança na África Subsariana, competências de pesquisa, de análise e de discussão crítica sobre a complexidade das condições que atualmente interferem nas dinâmicas destes. Os estudantes devem revelar competências semelhantes para o estudo sobre a complexidade dos desafios que se levantam no âmbito das articulações da temática e que envolvem relações entre Estados, governos, grupos da sociedade civil, comunidades, famílias e pessoas. Os estudantes deverão demostrar ainda agilidade e autonomia para preparar, apresentar e discutir um projeto de investigação sobre um tema dentro das questões em estudo.

Programa

1. Uma perspectiva global da história Africana pré-colonial 2. África e as ligações ao Índico e ao Atlântico 3. Populações Subsaarianas e Diversidade Sociocultural e económica 3.1. Lógicas culturais e sociais em contextos subsaarianos 4. Cosmovisões e a moral ocidental 5. Sociedades Subsaarianas: dinâmicas contemporâneas e mudança 6. Globalização e Mudança: perspetivas Africanas

Método de Avaliação

Os métodos de ensino implicam aulas expositivas por vezes apoiadas por materiais audiovisuais. Debate a partir da leitura de textos. Organização de dossiers temáticos que visam a preparação de leituras e posterior discussão de assuntos propostos pelos estudantes. Aulas com convidados. Preparação e apresentação em aula do projecto do trabalho final. Sistema de Avaliação: Apresentação e discussão do projeto do trabalho final: 40% ; Apresentação e discussão do trabalho final: 60%.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 88.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The Untold History of Neocolonialism in Africa (1960-2011).: of Africa. Third World QuarTerly. Vol. 42, No. 5, 867–881. Rahaman, S.; Yeazdani, R. & Mahmud, R. 2017 History Research. Vol. 5, No. 1, pp. 9-16. doi: 10.11648/j.history.20170501.12
  • Colonial legacies, postcolonial ‘selfhood’ and the (un)doing of Africa: Parashar, S. and Schulz, M. 2021 Third World QuarTerly. Vol. 42, No. 5, 867–881.
  • Crítica da razão negra: Mbembe, A. 2018 São Paulo: n-1 edições.
  • Alerte sous les Tropiques: Diop, C. A. 1955 Présence Africaine 1955/5 (N° V)
  • The culture areas of Africa. Africa.: Herskovits, M. J. 1930 Herskovits, M. J. (1930). The culture areas of Africa. Africa, 3(1), 59-77.
  • Bright Spots in African Studies : Iheka, C. 2023 Iheka, C. (2023). Bright Spots in African Studies. African Studies Review, 66(2), 299-304.
  • Why African studies matters: Hammar, A. 2021 Hammar, A. (2021). Why African studies matters. Nordic Journal of African Studies, 30(3), 8-8.
  • Interior colonies: Frantz Fanon and the politics of identification: Fuss, D. 2023 Fuss, D. (2023). Interior colonies: Frantz Fanon and the politics of identification. In Postcolonlsm (pp. 1103-1131). Routledge

Secundária

  • Land and sea links: 1500 years of connectivity between southern Africa and the Indian Ocean rim regions, AD 700 to 1700: Chirikure, S., 2014. 2014 African Archaeological Review, 31(4), pp.705-724.

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre