Plano de Estudos
Processos Eleitorais, Cidadania e Cultura Política 9267212_6ects
Contextos
Groupo: 2_Plano 2012/2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objetivos de aprendizagem desta disciplina são os seguintes: 1. Aprofundar conhecimentos nos domínios dos processos eleitorais, cidadania e cultura política, a partir das bases científicas fornecidas. 2. Desenvolver os conhecimentos e as tendências de investigação no domínio da teoria e prática da área desta disciplina, através da reflexão teórica e exercícios em aula. 3. Desenvolver investigação de forma válida e sustentada cientificamente, com recurso às fontes recomendadas e a outras que se revelem pertinentes no plano científico. 4. Adquirir bases e aptidões que possibilitem e promovam o envolvimento académico e cívico nos trabalhos propostos.
Programa
1. Eleições, comportamento eleitoral, voto e processos eleitorais 2. Democracia, socialização política e cidadania 3. Cultura política, política comparada, mudança de valores e mudança eleitoral 4. Mobilização política e filiação partidária e militantantismo 5. Exercícios e exemplos no plano da comunicação política
Método de Avaliação
A metodologia de ensino tem uma base expositiva de cariz teórico-prático. A avaliação é baseada em trabalho de investigação individual, de acordo com as sugestões dadas em aula pela docente. A avaliação tem as seguintes componentes: Proposta inicial do trabalho (20%) Execução de trabalho de investigação individual (máximo 6000 palavras): 80% Apresentação/defesa oral (em época de exame normal ou de recurso)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 94.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Cultural Backlash: Trump, Brexit, and Authoritarian Populism: Norris, P. & Inglehart, R. 2019 Norris, P. & Inglehart, R. (2019) Cultural Backlash: Trump, Brexit, and Authoritarian Populism. Cambridge: Cambridge University Press.
- Participação política e democracia: o caso português 1976-2000: Meirinho Martins,M. 2004 Meirinho Martins,M (2004), Participação política e democracia: o caso português 1976-2000, Lisboa,ISCSP
- Marcelo Rebelo de Sousa: um Presidente da República que reconfigurou o cargo com a colaboração dos media noticiosos: Lopes, F., Espírito Santo, P. Botelho, L. & Sá Couto, S. 2021 Lopes, F., Espírito Santo, P. Botelho, L. & Sá Couto, S. (2021). “Marcelo Rebelo de Sousa: um Presidente da República que reconfigurou o cargo com a colaboração dos media noticiosos”, Estudos de Comunicação, nº 32, 1-22.
- Militantes e ativismo nos partidos políticos ¿ Portugal em persp. comparada: Lisi, M.& Espirito Santo, P. 2017 Lisi, M.& Espirito Santo, P. (2017) (ed), Militantes e ativismo nos partidos políticos ¿ Portugal em persp. comparada,Lisboa, ICS
- Cosmopolitan Communications:Cultural Diversity in a Globalized World: Inglehart, R.& P. Norris 2009 Inglehart, R.& P. Norris (2009). Cosmopolitan Communications:Cultural Diversity in a Globalized World, NY, Cambridge University Press.
- How active are right-wing party members? Portuguese right-wing delegates, from a comparative and a General Incentives Model (GIM) perspective: Espírito Santo, P., Ferreira, A.P.. 2024 Espírito Santo, P., Ferreira, A.P.. (2024). “How active are right-wing party members? Portuguese right-wing delegates, from a comparative and a General Incentives Model (GIM) perspective”. Acta Politica.
- Sociologia política eleitoral - Atitudes e Comportamento Eleitoral: Espírito Santo, P. 2019 Espírito Santo, P. (2019). Sociologia política eleitoral - Atitudes e Comportamento Eleitoral, Lisboa, ISCSP (3ªed)
- Introdução à Metodologia em Ciências Sociais - Génese, Fundamentos e Problemas: Espírito Santo, P. 2015 Espírito Santo, P. (2015). Introdução à Metodologia em Ciências Sociais - Génese, Fundamentos e Problemas., Lisboa, Sílabo (2ªed)
- Elections and Voters: Eijk, C. & Franklin, M 2010 Eijk, C. & Franklin, M. (2010), Elections and Voters, London: Palgrave, Macmillan.
- The Civic Culture Transformed: From Allegiant to Assertive Citizen: Dalton, R. & Welzel, C. 2014 Dalton, R. & Welzel, C. (2014). The Civic Culture Transformed: From Allegiant to Assertive Citizen. N Y: Cambridge University Press.