Plano de Estudos

Seminário de Metodologia e Análise Política 9267214

Contextos

Groupo: 2_Plano 2012/2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Com esta Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de: - Dominar as ferramentas metodológicas na elaboração de um pré-projecto de investigação, - Adoptar estratégias de investigação, tomar decisões de operacionalização da proposta de investigação de acordo com os objectivos traçados.

Programa

1. Organização do projeto: elementos estruturantes, conteúdo e forma: revisões 2. Aspetos éticos, deontológicos e limitações à investigação 3. O desenho de pesquisa 4. Técnicas de investigação qualitativas: observação participante e entrevista (tipos e aplicações) 5. Análise de conteúdo: conceitos, codificação e aplicação à Ciência Política 6. Inquéritos e sondagens à opinião pública: aspetos legais e deontológicos; construção do questionário e da amostra, erro amostral e análise estatística com recurso ao SPSS

Método de Avaliação

Em termos metodológicos, a unidade curricular tem por base um cariz teórico-prático, que privilegia a exposição em aula assim como a interação e a aplicação do conhecimento. Desta forma destaca-se a aplicabilidade do conhecimento e a capacidade de operacionalização dos conceitos e técnicas previstas no plano programático. A avaliação desta UC consiste na elaboração de: • Trabalho individual 1 (projeto): 20% • Trabalho individual 2 (projeto com o aprofundamento e justificação das opções metodológicas, com apresentação oral): 80%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 94.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • A tale of two cultures: Contrasting quantitative and qualitative research.: Mahoney, J., e Goertz, G. 2006 Mahoney, J., e Goertz, G. (2006) "A tale of two cultures: Contrasting quantitative and qualitative research", Political Analysis vol. 14 (3), 227-249.
  • Social Science Methodology: a unified framework: Gerring, J. 2012 Gerring, J. (2012). (2nd edition). Social Science Methodology : a unified framework. Cambridge University Press.
  • Marcelo Rebelo de Sousa, a popular president who has all the media coverage - Content analysis of the press (2016-2018): Espírito Santo, P. Lopes, F. 2019 Espírito Santo, P. Lopes, F., (2019). "Marcelo Rebelo de Sousa, a popular president who has all the media coverage - Content analysis of the press (2016-2018)", Obs. Dezembro de 2019 (volume 13, número 4), 1-13. Indexed: Scopus, Erijplus, Scielo Portugal, Ebsco Host, IAMCR, AIECS, AIERI.
  • How active are right-wing party members? Portuguese right-wing delegates, from a comparative and a General Incentives Model (GIM) perspective: Espírito Santo, P., Ferreira, A.P.. 2024 Espírito Santo, P., Ferreira, A.P.. (2023). “How active are right-wing party members? Portuguese right-wing delegates, from a comparative and a General Incentives Model (GIM) perspective”. Acta Politica.
  • Introdução à Metodologia em Ciências Sociais. Génese, Fundamentos e Problemas: Espírito Santo, P. 2015 Espírito Santo, P. (2015). Introdução à Metodologia em Ciências Sociais. Génese, Fundamentos e Problemas. Sílabo (2 ed.).
  • Estudos de Comunicação Política - Análise de Conteúdo da Mensagem na Campanha e Pós-campanha Eleitoral nas Eleições Presidenciais: Espírito Santo, P. 2008 Espírito Santo, P. (2008). Estudos de Comunicação Política - Análise de Conteúdo da Mensagem na Campanha e Pós-campanha Eleitoral nas Eleições Presidenciais. Lisboa. ISCSP.
  • Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Method Approaches: Creswell, J. W. 2013 Creswell, J. W. (2013). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Method Approaches. Thousand Oaks: SAGE Publications.
  • Social Research Methods: Bryman, A. 2016 Bryman, A. (2016). Social Research Methods. Oxford University Press.
  • The Oxford Handbook of Political Methodology: Box-Steffensmeier, J. M., Brady, H. e Collier, D. (eds) 2008 2008 Box-Steffensmeier, J. M., Brady, H. e Collier, D. (eds) 2008. The Oxford Handbook of Political Methodology. Oxford University Press.
  • Rethinking Social Inquiry: Diverse Tools and shared standards: Brady, H. E. e Collier, D. 2010  Brady, H. E. e Collier, D. (2010) Rethinking Social Inquiry: Diverse Tools, Shared Standards. ‎Rowman & Littlefield Publishers
  • Análise de Conteúdo: Bardin, L. 2009 Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo. Edições 70.

Secundária

  • Research Methods and Organization Studies: Denzin, N. & A. Bryman 1989 Denzin, N. & A. Bryman (1989). Research Methods and Organization Studies. Routledge.

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre