Plano de Estudos
Deontologia da Comunicação DC
Contextos
Groupo: 2_Plano MCC_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Jornalismo
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC visa fornecer as ferramentas analíticas necessárias à compreensão do modo como os dilemas éticos condicionam o exercício jornalístico e aprendizagem de instrumentos necessários à correta tomada de decisões. Neste sentido, pretende-se: - incentivar a reflexão crítica acerca do tratamento jornalístico e dos problemas deontológicos associados ao exercício do jornalismo nos diferentes meios; - promover a discussão de abordagens jornalísticas de situações concretas; - habilitar os alunos à tomada de decisões éticas, identificando e minimizando os riscos de uma incorreta tomada de decisões.
Programa
1. O domínio da lei e o domínio da deontologia. Os principais valores deontológicos plasmados nos códigos de conduta; 2. O domínio da autorregulação: os instrumentos; 3. Abordagens à regulação no mundo: o mínimo domínio da lei e o primado da liberdade de expressão; autorregulação profissional; sistemas mistos; 4. Dilemas éticos contemporâneos: influência do mercado; preservação da independência; relação com as fontes; separação entre esferas pública e privada; tratamento noticioso de matérias que envolvem crianças, vítimas e minorias; riscos dos diretos televisivos; mediatização da justiça; informação em situação de guerra.
Método de Avaliação
Método expositivo com aulas teóricas; aprendizagem ativa através de textos para análise e comentário, estimulando a capacidade crítica, e da realização de debates, a partir de situações paradigmáticas, para aplicação de ferramentas teóricas, visando reforçar o domínio dos aparelhos conceptuais e estimulando as capacidades de resposta. A avaliação inclui a entrega de um ensaio elaborado de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação do II Ciclo, com: capa (logotipos do ISCSP e da ULisboa, identificação do autor, UC, docente da UC e curso, data de entrega), introdução, desenvolvimento e referências bibliográficas, com um máximo de 2000 palavras (excluindo referências bibliográficas; é admitida variação de 10%). Ponderação: ensaio 80%; apresentação e discussão oral 20%. Recomendação bibliográfica e informações relativas ao funcionamento da UC serão disponibilizadas através da plataforma moodle (e-learning). Orientação tutorial: em horário a combinar (fora do período de aulas).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Media accountability: A cross-country comparison of content monitoring instruments and institutionalised mechanisms to control news media performance: Thomass, B., Marrazzo, F., Meier, W. A., Ramsay, G., & Blach-Ørsten, M. 2022 Thomass, B., Marrazzo, F., Meier, W. A., Ramsay, G., & Blach-Ørsten, M. (2022). Media accountability: A cross-country comparison of content monitoring instruments and institutionalised mechanisms to control news media performance. In J. Trappel, & T. Tomaz (Eds.), Success and failure in news media performance: Comparative analysis in the Media for Democracy Monitor 2021 (pp. 231-252). Nordicom, University of Gothenburg. https://doi.org/10.48335/9789188855589-11
- Accountability in Journalism: Fengler, S. 2019 Fengler, S. (2019). Accountability in Journalism. Oxford Research Encyclopedia of Communication. https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190228613.013.772
- Disrupting journalism ethics: Radical change on the frontier of Digital Media: Ward, S. J. A. 2019 Ward, S. J. A. (2019). Disrupting journalism ethics: Radical change on the frontier of Digital Media. Routledge.
- Journalism ethics and regulation: Frost, C. 2016 Frost, C. (2016). Journalism ethics and regulation (4th. ed.). Routledge.
- Ethics for the digital era: Elliott, D. & Spence, E. H. 2009 Elliott, D. & Spence, E. H. (2018). Ethics for the digital era. Wiley Blackwell.
- Jornalismo e verdade: para uma ética da informação: Cornu, D. 1999 Cornu, D. (1999). Jornalismo e verdade: para uma ética da informação. Piaget.
- Deontologia do jornalismo - A autorregulação frustrada dos jornalistas portugueses (1974-2007): Camponez, J. C. 2011 Camponez, J. C. (2011). Deontologia do jornalismo - A autorregulação frustrada dos jornalistas portugueses (1974-2007). Almedina.
- Deontologia dos media: Bertrand, C.-J. 2002 Bertrand, C.-J. (2002). Deontologia dos media. Minerva.
Secundária
- Trust in ethical journalism. The key to media futures: White, A. & Elliott, C. (Eds.) 2018 White, A. & Elliott, C. (Eds.) (2018). Trust in ethical journalism. The key to media futures. Ethical Journalism Network.
- What's the point of news? A study in ethical Journalism: Harcup, T. 2020 Harcup, T. (2020). What's the point of news? A study in ethical Journalism. Palgrave Macmillan
- Responsabilidade social: entre a liberdade de imprensa e o enquadramento do mercado: Miranda, J. 2018 Miranda, J. (2018). Responsabilidade social: entre a liberdade de imprensa e o enquadramento do mercado. Biblioteca online de Ciências da Comunicação.
- Social media: A turning point into global journalism identity and ethics.: Hamada 2018 Hamada (2018). Social media: A turning point into global journalism identity and ethics. In J. Višňovský (Ed.), Journalism and social media: New trends and cultural implications, IntechOpen.
- Social responsibility wordwide: Christians, C. & Nordenstreng, K. 2004 Christians, C. & Nordenstreng, K. (2004). Social responsibility wordwide. Journal of Mass Media Ethics, 19(1), 3-28. https://doi.org/10.1207/s15327728jmme1901_2