Plano de Estudos
Marketing Estratégico e Modelos de Negócio 9650208
Contextos
Groupo: 2_Plano MCC_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Comunicação Estratégica
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Com esta UC, pretende-se que os alunos sejam capazes de: 1. Adquirir noções teóricas e conceptuais sobre estratégias de marketing, modelos e planos de negócio. 2. Identificar necessidades, problemas, tendências e oportunidades de negócio, que requeiram soluções inovadoras de Comunicação de Marketing. 3. Analisar, desenvolver e avaliar modelos de negócio em Comunicação de Marketing, em diferentes ambientes de negócio e plataformas de comunicação. Para a consecução destes objectivos e tendo em conta a natureza teórico-prática da UC, serão utilizados os métodos de ensino expositivo, interrogativo e ativo, englobando discussões em grupo, estudos de caso, projectos práticos e resolução de problemas, com apresentações orais dos alunos em formato “pitch”.
Programa
1. Estratégia de marketing. 2. Modelos de negócio. 3. Plano de negócio. 4. Tendências e oportunidades de negócio em Comunicação de Marketing. 5. Modelos de negócio em Comunicação de Marketing. Estudos de caso.
Método de Avaliação
Serão utilizados os métodos de ensino expositivo, interrogativo e ativo. As discussões em grupo, os estudos de caso, os projectos práticos e a resolução de problemas, assim como o desenvolvimento de propostas de modelos de negócio inovadores utilizando o Modelo de Negócios Canvas, visam concretizar os objetivos de aprendizagem. As apresentações orais em formato "pitch" procuram cultivar as competências de comunicação dos alunos, especialmente de objectividade e de persuasão, consentaneamente com a orientação da UC para dotar os alunos de capacidades para articular e expor as suas ideias perante públicos de clientes internos e externos, bem como perante potenciais investidores. Avaliação: trabalho individual escrito (75%) com um modelo de negócio inovador em Comunicação de Marketing, recorrendo ao Modelo de Negócio Canvas + apresentação e discussão oral deste trabalho (25%), em época de avaliação normal e/ou de recurso, em data agendada pelos serviços.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers (Vol. 1): Osterwalder, A., & Pigneur, Y. 2010 Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers (Vol. 1). Hoboken: John Wiley & Sons.
- Marketing management: Analysis, Planning, Implementation, and Control: Kotler, P. 1997 Kotler, P. (1997). Marketing management: Analysis, Planning, Implementation, and Control. Englewood Cliffs, N.J. : Prentice-Hall.
- Marketing: do conhecimento à decisão: Ribeiro, R. B., coord. 2021 Ribeiro, R. B., coord. (2021). Marketing - do conhecimento à decisão. Lisboa: Causa das Regras.
Secundária
- Harvard Business Review Project Management Handbook: how to launch, lead, and sponsor successful projects.: Nieto-Rodriguez, A. 2021 Nieto-Rodriguez, A. (2021). Harvard Business Review Project Management Handbook: how to launch, lead, and sponsor successful projects. Harvard Business Press.
- Playing to win: How strategy really works.: Lafley, A. G., & Martin, R. 2013 Lafley, A. G., & Martin, R. (2013). Playing to win: How strategy really works. Boston. Harvard Business Review Press.
- Understanding Media Business Models in the Digital Age: Connock, A. 2022 Connock, A. (2022). Media Management and Artificial Intelligence: Understanding Media Business Models in the Digital Age. London: Routledge.
- Business model innovation strategy: Transformational concepts and tools for entrepreneurial leaders: Amit, R., & Zott, C. 2020 Amit, R., & Zott, C. (2020). Business model innovation strategy: Transformational concepts and tools for entrepreneurial leaders. Hoboken: John Wiley & Sons.