Plano de Estudos

Marketing Estratégico e Modelos de Negócio 9650208

Contextos

Groupo: 2_Plano MCC_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Comunicação Estratégica

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Com esta UC, pretende-se que os alunos sejam capazes de: 1. Adquirir noções teóricas e conceptuais sobre estratégias de marketing, modelos e planos de negócio. 2. Identificar necessidades, problemas, tendências e oportunidades de negócio, que requeiram soluções inovadoras de Comunicação de Marketing. 3. Analisar, desenvolver e avaliar modelos de negócio em Comunicação de Marketing, em diferentes ambientes de negócio e plataformas de comunicação. Para a consecução destes objectivos e tendo em conta a natureza teórico-prática da UC, serão utilizados os métodos de ensino expositivo, interrogativo e ativo, englobando discussões em grupo, estudos de caso, projectos práticos e resolução de problemas, com apresentações orais dos alunos em formato “pitch”.

Programa

1. Estratégia de marketing. 2. Modelos de negócio. 3. Plano de negócio. 4. Tendências e oportunidades de negócio em Comunicação de Marketing. 5. Modelos de negócio em Comunicação de Marketing. Estudos de caso.

Método de Avaliação

Avaliação: trabalho individual escrito (75%) com um modelo de negócio inovador em Comunicação de Marketing, recorrendo ao Modelo de Negócio Canvas + apresentação e discussão oral deste trabalho (25%), em época de avaliação normal e/ou de recurso, em data agendada pelos serviços.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre