Plano de Estudos

Comunicação Digital 9650209

Contextos

Groupo: 2_Plano MCC_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Comunicação Estratégica

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina procura proporcionar a aquisição de competências (conhecimentos e capacidades), teóricas, tecnológicas e criativas no âmbito do contexto digital da comunicação contemporânea, com especial enfoque para a migração para o digital de media e marcas, nomeadamente das suas linguagens, aplicações, dispositivos e ferramentas de comunicação multimédia interativas, através da análise crítica e reflexiva de estudos de caso. Em termos genéricos, pretende-se que os alunos compreendam e sejam capazes de aplicar conceitos através de atividades similares às observadas nos media interativos, através do desenvolvimento de planos de comunicação digital, conceção e produção de conteúdos, produtos e serviços.

Programa

1. Cultura Digital: o consumo de media e social media na sociedade plataformizada; 1.1. A cronologia das ferramentas, modelos de distribuição e plataformas enquanto fator de transformação de conteúdos; 2. A produção de conteúdos em social media 2.1. Tendências, características e estratégias para a produção de conteúdos integrados em comunidades online; 3. O contexto mobile 3.1. Apps e plataformas de conteúdos digitais - estratégias de convergência mediática na produção de conteúdos digitais 4. Inteligência Artificial e Web 3.0. 4.1. Estratégias de conteúdo num contexto de algoritmos; 4.2. Internet of things; 4.3. Experiência dos utilizadores em contexto hipermediático.

Método de Avaliação

Método expositivo, com a apresentação de conceitos e teorias através de casos de práticos e da sua discussão em plenário, associado à produção de exercícios e estudo de casos com caráter formativo para a demonstração analítica de conceitos em regime de laboratório. Participação ativa com análise e discussão de casos práticos e realização de exercícios de carácter formativo, para consolidação do conhecimento. Avaliação: Trabalho individual escrito (80%) e sua apresentação e discussão oral (20%) em época normal e/ou de recurso, com a apresentação e desenvolvimento de um plano de comunicação em contexto Web, aplicando e desenvolvendo conceitos e lógicas dos media digitais apresentados em aula, relativo a um estudo de caso. Para efeitos de melhoria de nota os alunos poderão apresentar um novo estudo de caso, com idêntica natureza, em época de recurso. Horário de atendimento do docente: mediante marcação prévia por e-mail para dadias@iscsp.ulisboa.pt

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Human-Centered AI: Shneiderman, Ben 2022 Shneiderman, Ben. (2022). Human-Centered AI. OUP Oxford.
  • Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World: Iansiti, Marco; Lakhani, Karim R. 2020 Iansiti, Marco; Lakhani, Karim R. (2020). Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World. Harvard Business Review Press.
  • Information architecture for the World Wide Web (3rd ed. ): Morville, P. & Rosenfeld L. 2006 Morville, P. & Rosenfeld L. (2006). Information architecture for the World Wide Web (3rd ed. ). O´Reilly.
  • Handbook of usability testing: How to plan, design and conduct effective test (2nd ed.).: Rubin, J. & Chisnell, D. 2008 Rubin, J. & Chisnell, D. (2008). Handbook of usability testing: How to plan, design and conduct effective test (2nd ed.). Wiley.
  • Digital Storytelling: A creator's guide to interactive entertainment.: Miller, C. 2019 Miller, C. (2019). Digital Storytelling: A creator's guide to interactive entertainment. CRC Press.
  • Interactive Digital Narrative: History, Theory and Practice.: Koenitz, H., Ferri, G., Haahr, M., Sezen, D. & Sezen, T. (Eds.) 2015 Koenitz, H., Ferri, G., Haahr, M., Sezen, D. & Sezen, T. (Eds.) (2015). Interactive Digital Narrative: History, Theory and Practice. Routledge.
  • The Mediated Construction of Reality: Couldry, N. & Hepp, A. 2017 Couldry, N. & Hepp, A. (2017). The Mediated Construction of Reality. Wiley & Sons.
  • The Platform Society: Public Values in a Connective World: Van Djick, J., Poell, T., & de Waal, T. 2018 Van Djick, J., Poell, T., & de Waal, T. (2018). The Platform Society: Public Values in a Connective World. Oxford University Press

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre