Plano de Estudos

Comunicação Digital 9650209

Contextos

Groupo: 2_Plano MCC_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Comunicação Estratégica

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina procura proporcionar a aquisição de competências (conhecimentos e capacidades), teóricas, tecnológicas e criativas no âmbito do contexto digital da comunicação contemporânea, com especial enfoque para a migração para o digital de media e marcas, nomeadamente das suas linguagens, aplicações, dispositivos e ferramentas de comunicação multimédia interativas, através da análise crítica e reflexiva de estudos de caso. Em termos genéricos, pretende-se que os alunos compreendam e sejam capazes de aplicar conceitos através de atividades similares às observadas nos media interativos, através do desenvolvimento de planos de comunicação digital, conceção e produção de conteúdos, produtos e serviços.

Programa

1. Cultura Digital: o consumo de media e social media na sociedade plataformizada; 1.1. A cronologia das ferramentas, modelos de distribuição e plataformas enquanto fator de transformação de conteúdos; 2. A produção de conteúdos em social media 2.1. Tendências, características e estratégias para a produção de conteúdos integrados em comunidades online; 3. O contexto mobile 3.1. Apps e plataformas de conteúdos digitais - estratégias de convergência mediática na produção de conteúdos digitais 4. Inteligência Artificial e Web 3.0. 4.1. Estratégias de conteúdo num contexto de algoritmos; 4.2. Internet of things; 4.3. Experiência dos utilizadores em contexto hipermediático.

Método de Avaliação

Trabalho individual escrito (80%) e sua apresentação e discussão oral (20%) em época normal e/ou de recurso, com a apresentação e desenvolvimento de um plano de comunicação em contexto Web, aplicando e desenvolvendo conceitos e lógicas dos media digitais apresentados em aula, relativo a um estudo de caso. Para efeitos de melhoria de nota os alunos poderão apresentar um novo estudo de caso, com idêntica natureza, em época de recurso.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Human-Centered AI: Shneiderman, Ben 2022 Shneiderman, Ben. (2022). Human-Centered AI. OUP Oxford.
  • Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World: Iansiti, Marco; Lakhani, Karim R. 2020 Iansiti, Marco; Lakhani, Karim R. (2020). Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World. Harvard Business Review Press.
  • Information architecture for the World Wide Web (3rd ed. ): Morville, P. & Rosenfeld L. 2006 Morville, P. & Rosenfeld L. (2006). Information architecture for the World Wide Web (3rd ed. ). O´Reilly.
  • Handbook of usability testing: How to plan, design and conduct effective test (2nd ed.).: Rubin, J. & Chisnell, D. 2008 Rubin, J. & Chisnell, D. (2008). Handbook of usability testing: How to plan, design and conduct effective test (2nd ed.). Wiley.
  • Digital Storytelling: A creator's guide to interactive entertainment.: Miller, C. 2019 Miller, C. (2019). Digital Storytelling: A creator's guide to interactive entertainment. CRC Press.
  • Interactive Digital Narrative: History, Theory and Practice.: Koenitz, H., Ferri, G., Haahr, M., Sezen, D. & Sezen, T. (Eds.) 2015 Koenitz, H., Ferri, G., Haahr, M., Sezen, D. & Sezen, T. (Eds.) (2015). Interactive Digital Narrative: History, Theory and Practice. Routledge.
  • The Mediated Construction of Reality: Couldry, N. & Hepp, A. 2017 Couldry, N. & Hepp, A. (2017). The Mediated Construction of Reality. Wiley & Sons.
  • The Platform Society: Public Values in a Connective World: Van Djick, J., Poell, T., & de Waal, T. 2018 Van Djick, J., Poell, T., & de Waal, T. (2018). The Platform Society: Public Values in a Connective World. Oxford University Press

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre