Plano de Estudos

Planeamento de Comunicação PC

Contextos

Groupo: 2_Plano MCC_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Comunicação Estratégica

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina visa transmitir a importância do planeamento, em termos de recursos, tempo e dinheiro, como enquadramento do processo criativo da comunicação. Especificamente, visa-se: 1. Demonstrar que as funções de comunicação estratégica devem ser planeadas, tal como outras funções organizacionais, a partir de um diagnóstico da situação; 2. Evidenciar o contributo do diagnóstico para a definição da estratégia de comunicação que inclui o mapeamento de públicos, a fixação de objetivos e a alocação de recursos; 3. Fazer compreender como se implementa e operacionaliza uma campanha de comunicação; 4. Sensibilizar para a importância fixação de objetivos SMART para subsequentes controlo e avaliação dos resultados das campanhas de comunicação. Os alunos deverão ser capazes de compreender a importância do disgnóstico dos recursos de uma organização para a construção de um plano de comunicação e apresentar propostas de comunicação adequadas, eficazes e criativas.

Programa

1. A importância organizacional do Planeamento. Da recolha de informação à intelligence em comunicação. 2. Etapas do Planeamento de Comunicação e Modelo PESO. 3. Diagnóstico (auditoria de comunicação; matrizes PEST e SWOT. 4. Estratégias, objetivos e públicos-alvo. 5. Mensagens e táticas: estratégias de conteúdo e estratégias de distribuição. 6. Limitações ao planeamento: recursos humanos, materiais e financeiros. 7. Propostas de avaliação e ajustamento.

Método de Avaliação

Discussão das matérias em aula com vista à aquisição de competências de pesquisa e análise, estimulando a capacidade analítica e crítica o nível individual; aplicação de ferramentas teóricas e práticas a situações concretas; acompanhamento dos projetos individuais. A avaliação consiste na elaboração de um plano de comunicação. Os alunos deverão saber construir um diagnóstico da situação, realizar uma análise SWOT, formular objetivos SMART de comunicação e desenhar um plano exequível, com propostas de avaliação. Todas as etapas do relatório são debatidas em aula, para que os alunos possam ser orientados. O relatório (entre 10 e 15 pp.) com ponderação de 70% na nota final e a apresentação oral devem ser entregues em formato .pdf em pasta a designar para o efeito, na plataforma elearning até ao último dia de aulas. A apresentação e discussão oral obrigatória (30%), com 7m no máximo por estudante, será realizada em datas a agendar pelos serviços para a época normal e de recurso.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • What Is the PESO Model?: Dietrich, G. 2018 Dietrich, G. (2018). What Is the PESO Model? In: PRSA Content Connection.
  • Toute la fonction Communication: Riom, A., Libaert, T. & Adary, A. 2010 Riom, A., Libaert, T. & Adary, A. (2010). Toute la fonction Communication. Dunod
  • Strategic integrated marketing communication: Percy, L. 2013 Percy L. (2013). Strategic integrated marketing communication.Routledge
  • ‘PESO’ media strategy shifts to ‘SOEP’: Opportunities and ethical dilemmas.: Macnamara, J., Lwin, M., Adi, A., & Zerfass, A. 2016 Macnamara, J., Lwin, M., Adi, A., & Zerfass, A. (2016). ‘PESO’ media strategy shifts to ‘SOEP’: Opportunities and ethical dilemmas. Public Relations Review, 42(3), 377-385. Doi: 10.1016/j.pubrev.2016.03.001
  • Planning and Managing Public Relations Campaigns: Gregory, A. 2010 Gregory, A. (2010). Planning and Managing Public Relations Campaigns (3rd ed.). Kogan Page.
  • A review of new evaluation models for strategic communication: progress and gaps: Macnamara, J. 2018 Macnamara, J. (2018). A review of new evaluation models for strategic communication: progress and gaps. International Journal of Strategic Communication, 1-17. Doi: 10.1080/1553118X.2018.1428978

Secundária

  • Strategy and tactics in Strategic Communication: examining their intersection with social media use.: Plowman, K.D. & Wilson, C. 2018 Plowman, K.D. & Wilson, C. (2018). Strategy and tactics in Strategic Communication: examining their intersection with social media use. International Journal of Strategic Communication, 12(2), 125-144.
  • Fundamentos de Comunicação Integrada Organizacional e de Marketing.: Sebastião, S. P. 2015 Sebastião, S. P. (2015). Fundamentos de Comunicação Integrada Organizacional e de Marketing. Manuais Pedagógicos. Ed. ISCSP
  • From strategy to corporate communication strategy: a conceptualisation.: Steyn, B. 2003 Steyn, B. (2003). From strategy to corporate communication strategy: a conceptualisation. Journal of Communication Management, 8(2), 168-183.
  • Strategic public relations management. Planning and managing effective communication programs: Austin, E. W., & Pinkleton, B. E. 2008 Austin, E. W., & Pinkleton, B. E. (2008). Strategic public relations management. Planning and managing effective communication programs (2nd ed.). Lawrence Erlbaum Associates.
  • Strategic planning in public relations a practical guide.: Knights, K. 2001 Knights, K. (2001). Strategic planning in public relations a practical guide. Thorogood.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre