Plano de Estudos

Comunicação Pública CP

Contextos

Groupo: 2_Plano MCC_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Comunicação Estratégica

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objetivos aqui enunciados estão orientados pela preposição de que a aquisição de competências pressupõe conhecimento, aptidões e atitudes. Assim pretende-se conduzir os estudantes a: - Desenvolver uma visão holística do conceito de comunicação pública enquanto conceito próprio das ciências da comunicação, na sua relação com outras áreas científicas; - Compreender a comunicação pública como elemento fundamental na criação de relações de confiança entre cidadãos e Estado; - Desenvolver conhecimentos sobre a dimensão internacional da comunicação pública, particularizando em “novas” formas de diplomacia; - Desenvolver conhecimentos e atitudes éticas no exercício da área; - Desenvolver aptidões de análise reflexiva e crítica; - Desenvolver aptidões e atitudes de resolução de problemas; - Desenvolver competências de exposição escrita e oral.

Programa

1. A comunicação pública, a comunicação política e as Governmental Public Relations (GPR) como disciplinas de ciências da comunicação e suas intercepções com outras ciências: aproximações e distanciamentos; 2. A comunicação pública como elemento fundamental na criação de relações de confiança entre cidadãos e Estado 2.1. A dimensão jurídica da comunicação pública: A publicitação e a transparência como princípios fundamentais (Código do Procedimento Administrativo e outras disposições jurídicas nacionais e europeias); a publicação do ato administrativo; 2.2. O uso dos media; 2.3. Outros instrumentos de comunicação pública (eventos, boletim, agenda, plataformas online…) 2.4. O Lobbying como instrumento de relação entre cidadãos e Estado 2.5. O caso particular da comunicação pública nas autarquias locais 3. A dimensão internacional da Comunicação pública 4. O papel das organizações não-governamentais e tecido empresarial na comunicação pública internacional

Método de Avaliação

Esta é uma UC pensada como teórico-prática e assim a metodologia pedagógica utilizada passa por classes magistrais, leitura, síntese e comentário de textos de referência para situar os conceitos teóricos de base e por estudos de caso e resolução de problemas para permitir a operacionalização destes. Estas metodologias pedagógicas vão ao encontro das metodologias de avaliação, nomeadamente, formativa e sumativa desenhadas para esta UC. Assim, em termos de avaliação formativa desenvolver-se-á o estímulo aos alunos para apresentação e discussão de estudo de casos, bem como resolução de problemas. Em termos de avaliação sumativa, esta constará da entrega de um ensaio científico, escrito, individual e apresentado/defendido oralmente. O ensaio tem uma ponderação de 70% face à nota final e a apresentação/defesa uma ponderação de 30%. O atendimento aos alunos será preferencialmente, às 4ªs feiras, presencialmente ou em modalidade síncrona, sempre sujeitas a marcação prévia via e-mail.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

  • Can government’s presence on social media stimulate citizens’ online political participation? Investigating the influence of transparency, trust, and responsiveness: Arshad, S., & Khurram, S. 2020 Arshad, S., & Khurram, S. (2020). Can government’s presence on social media stimulate citizens’ online political participation? Investigating the influence of transparency, trust, and responsiveness. Government Information Quarterly, 37(3), Article 101486. https://doi.org/10.1016/j.giq.2020.101486
  • Corporate listening: Unlocking insights from VOC, VOE, and VOS for mutual benefit: Macnamara, J. 2020 Macnamara, J. (2020). Corporate listening: Unlocking insights from VOC, VOE, and VOS for mutual benefit. Corporate Communications: An International Journal, 25(3), 377–393. Corporate listening: unlocking insights from VOC, VOE and VOS for mutual benefits | Emerald Insight
  • Public diplomacy: A specific governmental public relations function: Signitzer, B., & Wamser, C. 2006 Signitzer, B., & Wamser, C. (2006). Public diplomacy: A specific governmental public relations function. In C. H. Botan, & V. Hazelton (Eds.), Public relations theory II (pp. 435–464). Lawrence Erlbaum Associates.
  • Branding the nation: Towards a better understanding: Fan, Y. 2010 Fan, Y. (2010). Branding the nation: Towards a better understanding. Place Branding and Public Diplomacy, 6(2), 97–103. https://doi.org/10.1057/pb.2010.16
  • The Tightrope to Tomorrow: Reputational security, collective vision and the future of public diplomacy: Cull, N. J. 2019 Cull, N. J. (2019). The Tightrope to Tomorrow: Reputational Security, Collective Vision and the Future of Public Diplomacy. The Hague Journal of Diplomacy, 14(1-2), 21-35. https://doi.org/10.1163/1871191X-14011014
  • From Diplomacy to (New) Public Diplomacy: a communication perspective: Cotton, A.-M. & Sebastião, S. P. 2022 Cotton, A.-M. & Sebastião, S. P. (2022). From Diplomacy to (New) Public Diplomacy: a communication perspective. In S. P. Sebastião & S. C. Spínola (Eds.), Diplomacy, Organisations & Citizens: A European Communication Perspective (chapter 2). Springer
  • Nation Branding: Toward an agenda for critical research: Kaneva, N. 2011 Kaneva, N. (2011). Nation Branding: Toward an agenda for critical research. International Journal of Communication, 5, 117–141. https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/704/514
  • Relações Públicas: o Lóbi: de Carvalho Spínola, S. 2015 de Carvalho Spínola, S. (2015). Relações Públicas: o Lóbi. In S. de Carvalho Spínola e N. Goulart Brandão (Eds.) Relações Públicas e Comunicação Organizacional (pp. 215-254). Escolar Editores
  • From corporate to organisational diplomacy: de Carvalho Spínola, S. & Cotton, A.-M. 2022 de Carvalho Spínola, S. & Cotton, A.-M. (2022). From corporate to organisational diplomacy. In S. P. Sebastião & S. C. Spínola (Eds.), Diplomacy, Organisations & Citizens: A European Communication Perspective (chapter 3). Springer
  • Public diplomacy: Seven lessons for its future from its past: Cull, N. J. 2010 Cull, N. J. (2010). Public diplomacy: Seven lessons for its future from its past. Place Branding and Public Diplomacy, 6(1), 11-17. https://doi.org/10.1057/pb.2010.4
  • Public Diplomacy and competitive identity: Where’s the line?: Anholt, S. 2015 Anholt, S. (2015). Public Diplomacy and competitive identity: Where’s the line? In G. J. Golan, S.-U. Yang, & D. F. Kinsey (Eds.), International public relations and public diplomacy: Communication and engagement (pp. 189–207). Peter Lang Publishing.
  • Diplomatic engagement with transnational corporations: a path to sustainable governance.: Bolewski, W. 2019 Bolewski, W. (2019). Diplomatic engagement with transnational corporations: a path to sustainable governance. International Journal of Diplomacy and Economy, 5(1), 42-52. https://doi.org/10.1504/IJDIPE.2019.099140

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre