Plano de Estudos
Comunicação Pública CP
Contextos
Groupo: 2_Plano MCC_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Comunicação Estratégica
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objetivos aqui enunciados estão orientados pela preposição de que a aquisição de competências pressupõe conhecimento, aptidões e atitudes. Assim pretende-se conduzir os estudantes a: - Desenvolver uma visão holística do conceito de comunicação pública enquanto conceito próprio das ciências da comunicação, na sua relação com outras áreas científicas; - Compreender a comunicação pública como elemento fundamental na criação de relações de confiança entre cidadãos e Estado; - Desenvolver conhecimentos sobre a dimensão internacional da comunicação pública, particularizando em “novas” formas de diplomacia; - Desenvolver conhecimentos e atitudes éticas no exercício da área; - Desenvolver aptidões de análise reflexiva e crítica; - Desenvolver aptidões e atitudes de resolução de problemas; - Desenvolver competências de exposição escrita e oral.
Programa
1. A comunicação pública, a comunicação política e as Governmental Public Relations (GPR) como disciplinas de ciências da comunicação e suas intercepções com outras ciências: aproximações e distanciamentos; 2. A comunicação pública como elemento fundamental na criação de relações de confiança entre cidadãos e Estado 2.1. A dimensão jurídica da comunicação pública: A publicitação e a transparência como princípios fundamentais (Código do Procedimento Administrativo e outras disposições jurídicas nacionais e europeias); a publicação do ato administrativo; 2.2. O uso dos media; 2.3. Outros instrumentos de comunicação pública (eventos, boletim, agenda, plataformas online…) 2.4. O Lobbying como instrumento de relação entre cidadãos e Estado 2.5. O caso particular da comunicação pública nas autarquias locais 3. A dimensão internacional da Comunicação pública 4. O papel das organizações não-governamentais e tecido empresarial na comunicação pública internacional
Método de Avaliação
Esta é uma UC pensada como teórico-prática e assim a metodologia pedagógica utilizada passa por classes magistrais, leitura, síntese e comentário de textos de referência para situar os conceitos teóricos de base e por estudos de caso e resolução de problemas para permitir a operacionalização destes. Estas metodologias pedagógicas vão ao encontro das metodologias de avaliação, nomeadamente, formativa e sumativa desenhadas para esta UC. Assim, em termos de avaliação formativa desenvolver-se-á o estímulo aos alunos para apresentação e discussão de estudo de casos, bem como resolução de problemas. Em termos de avaliação sumativa, esta constará da entrega de um ensaio científico, escrito, individual e apresentado/defendido oralmente. O ensaio tem uma ponderação de 70% face à nota final e a apresentação/defesa uma ponderação de 30%. O atendimento aos alunos será preferencialmente, às 4ªs feiras, presencialmente ou em modalidade síncrona, sempre sujeitas a marcação prévia via e-mail.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Towards ‘governmental social responsibility’: Anholt, S. 2010 Anholt, S. (2010). Towards ‘governmental social responsibility’. Place Branding and Public Diplomacy, 6(2), 69-75. https://doi.org/10.1057/pb.2010.18
- Government communication about potential policies: Public relations, propaganda or both?: Gelders, D.,& Ihlen, Ø. 2010 Gelders, D.,& Ihlen, Ø. (2010). Government communication about potential policies: Public relations, propaganda or both? Public Relations Review, 36(1), pp. 59-62. 10.1016/j.pubrev.2009.08.012
- Using ICTs to create a culture of transparency: E-government and social media as openness and anti-corruption tools for societies: Bertot, J. C., Jaeger, P. T., & Grimes, J. M. 2010 Bertot, J. C., Jaeger, P. T., & Grimes, J. M. (2010). Using ICTs to create a culture of transparency: E-government and social media as openness and anti-corruption tools for societies. Government Information Quarterly, 27(3), 264–271. https://doi.org/ 10.1016/j.giq.2010.03.001
- Competence, competencies and/or capabilities for public communication: A public sector study: Macnamara, J. 2018 Macnamara, J. (2018). Competence, competencies and/or capabilities for public communication: A public sector study. Asia Pacific Public Relations Journal, 19, 16–40. http://novaojs.newcastle.edu.au/apprj/index.php/apprj
- The role of trust in public services and public sector reform: Walle, S. V. de 2013 Walle, S. V. de (2013). The role of trust in public services and public sector reform. In C. Madureira & M. Asensio (Eds.), Handbook de Administração Pública (pp. 145-157), INA Editora
- La Communication Publique: Zémor, P. 1995 Zémor, P. (1995). La Communication Publique. Que sais-je?. Press Universiteires de France
- From image management to relationship building: A public relations approach to nation branding: Szondi, G. 2010 Szondi, G. (2010). From image management to relationship building: A public relations approach to nation branding. Place Branding and Public Diplomacy, 6(4), 333–343. https://doi.org/10.1057/pb.2010.32
- O novo público da esfera pública e a reconceptualização do consenso como topos da comunicação pública: Pissarra Esteves, J. & Escudero, R. C. 2015 Pissarra Esteves, J. & Escudero, R. C. (2015). O novo público da esfera pública e a reconceptualização do consenso como topos da comunicação pública, Comunicação Pública, 10(17). DOI: 10.4000/cp.915
- Transparência nas câmaras municipais portuguesas: informação divulgada nos sítios da região centro: Lourenço, R. P., Jorge, S. & Sá, P. M. e 2012 Lourenço, R. P., Jorge, S. & Sá, P. M. e (2012). Transparência nas câmaras municipais portuguesas: informação divulgada nos sítios da região centro, Revista de Administração Local, 35(247), 21-52. http://hdl.handle.net/1822/23347
- Estratégias de Comunicação e Municípios: Camilo, E. J. M. 1999 Camilo, E. J. M. (1999). Estratégias de Comunicação e Municípios, bocc - Biblioteca on-line de ciências da comunicação, Universidade da Beira Interior. http://bocc.ubi.pt/pag/camilo-estrategias-municipios.html
- Para uma planificação do trabalho comunicacional nos municípios: Camilo, E. J. M. 2006 Camilo, E. J. M. (2006). Para uma planificação do trabalho comunicacional nos municípios, bocc - Biblioteca on-line de ciências da comunicação, Universidade da Beira Interior. http://www.bocc.ubi.pt/pag/camilo-planificacao-trabalho-comunicacional-municipios.pdf
- Strategizing for social change in nonprofit contexts: A typology of communication approaches in public communication campaigns: Bünzli, F. & Eppler, M. J. 2019 Bünzli, F. & Eppler, M. J. (2019). Strategizing for social change in nonprofit contexts: A typology of communication approaches in public communication campaigns, Nonprofit Management & Leadership, 29(4), 491-508. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/nml.21346
Secundária
- Can government’s presence on social media stimulate citizens’ online political participation? Investigating the influence of transparency, trust, and responsiveness: Arshad, S., & Khurram, S. 2020 Arshad, S., & Khurram, S. (2020). Can government’s presence on social media stimulate citizens’ online political participation? Investigating the influence of transparency, trust, and responsiveness. Government Information Quarterly, 37(3), Article 101486. https://doi.org/10.1016/j.giq.2020.101486
- Corporate listening: Unlocking insights from VOC, VOE, and VOS for mutual benefit: Macnamara, J. 2020 Macnamara, J. (2020). Corporate listening: Unlocking insights from VOC, VOE, and VOS for mutual benefit. Corporate Communications: An International Journal, 25(3), 377–393. Corporate listening: unlocking insights from VOC, VOE and VOS for mutual benefits | Emerald Insight
- Public diplomacy: A specific governmental public relations function: Signitzer, B., & Wamser, C. 2006 Signitzer, B., & Wamser, C. (2006). Public diplomacy: A specific governmental public relations function. In C. H. Botan, & V. Hazelton (Eds.), Public relations theory II (pp. 435–464). Lawrence Erlbaum Associates.
- Branding the nation: Towards a better understanding: Fan, Y. 2010 Fan, Y. (2010). Branding the nation: Towards a better understanding. Place Branding and Public Diplomacy, 6(2), 97–103. https://doi.org/10.1057/pb.2010.16
- The Tightrope to Tomorrow: Reputational security, collective vision and the future of public diplomacy: Cull, N. J. 2019 Cull, N. J. (2019). The Tightrope to Tomorrow: Reputational Security, Collective Vision and the Future of Public Diplomacy. The Hague Journal of Diplomacy, 14(1-2), 21-35. https://doi.org/10.1163/1871191X-14011014
- From Diplomacy to (New) Public Diplomacy: a communication perspective: Cotton, A.-M. & Sebastião, S. P. 2022 Cotton, A.-M. & Sebastião, S. P. (2022). From Diplomacy to (New) Public Diplomacy: a communication perspective. In S. P. Sebastião & S. C. Spínola (Eds.), Diplomacy, Organisations & Citizens: A European Communication Perspective (chapter 2). Springer
- Nation Branding: Toward an agenda for critical research: Kaneva, N. 2011 Kaneva, N. (2011). Nation Branding: Toward an agenda for critical research. International Journal of Communication, 5, 117–141. https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/704/514
- Relações Públicas: o Lóbi: de Carvalho Spínola, S. 2015 de Carvalho Spínola, S. (2015). Relações Públicas: o Lóbi. In S. de Carvalho Spínola e N. Goulart Brandão (Eds.) Relações Públicas e Comunicação Organizacional (pp. 215-254). Escolar Editores
- From corporate to organisational diplomacy: de Carvalho Spínola, S. & Cotton, A.-M. 2022 de Carvalho Spínola, S. & Cotton, A.-M. (2022). From corporate to organisational diplomacy. In S. P. Sebastião & S. C. Spínola (Eds.), Diplomacy, Organisations & Citizens: A European Communication Perspective (chapter 3). Springer
- Public diplomacy: Seven lessons for its future from its past: Cull, N. J. 2010 Cull, N. J. (2010). Public diplomacy: Seven lessons for its future from its past. Place Branding and Public Diplomacy, 6(1), 11-17. https://doi.org/10.1057/pb.2010.4
- Public Diplomacy and competitive identity: Where’s the line?: Anholt, S. 2015 Anholt, S. (2015). Public Diplomacy and competitive identity: Where’s the line? In G. J. Golan, S.-U. Yang, & D. F. Kinsey (Eds.), International public relations and public diplomacy: Communication and engagement (pp. 189–207). Peter Lang Publishing.
- Diplomatic engagement with transnational corporations: a path to sustainable governance.: Bolewski, W. 2019 Bolewski, W. (2019). Diplomatic engagement with transnational corporations: a path to sustainable governance. International Journal of Diplomacy and Economy, 5(1), 42-52. https://doi.org/10.1504/IJDIPE.2019.099140