Plano de Estudos
Organização da Empresa Jornalística OEJ
Contextos
Groupo: 2_Plano MCC_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Jornalismo
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Identificação das especificidades desta indústria. Análise e interpretação das mutações em curso, em especial de natureza tecnológica, e dos desafios que se colocam à gestão de empresas jornalísticas. As diferentes conceções de empresas e modelos de negócio dos produtos informativos.
Programa
1. Organização e evolução das empresas jornalísticas; 2. Especificidades dos mercados da Imprensa, Rádio, Televisão e Digital; 3. Impacto das mutações tecnológicas na indústria dos média; 4. O poder do mercado, da publicidade e dos grupos de pressão; 5. Retrato financeiro dos grupos de comunicação social portugueses e a (não) intervenção do Estado; 6. Planeamento de negócios – estudo de casos práticos.
Método de Avaliação
Exposição das matérias em aula, com vista à aquisição de competências teóricas; disponibilização de documentação (textual e/ou audiovisual) para análise e comentário, com o objetivo de estimular a capacidade analítica a nível coletivo e individual; realização de debates para reforçar a aprendizagem ativa, através da análise de modelos de organização de empresas jornalísticas. Ensaio individual de análise e/ou conceção de um modelo de negócio de um órgão de informação, elaborado de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação do II Ciclo, com o máximo de 2500 palavras (excluindo referências bibliográficas). Ponderação: ensaio 80%; apresentação e discussão oral 20%. Orientação tutorial: 1 hora por semana, em horário a definir com os alunos (fora do período de aulas de mestrado).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Análise económico-financeira do setor dos media em Portugal.: Esteves, A. T., 2020 Esteves, A. T., (2020). Análise Económico-Financeira do Setor dos Media em Portugal. ERC. https://www.flipsnack.com/ercpt/an-lise-econ-mico-financeira-do-setor-de-media-em-2019.html
- Modelos de negócio e comunicação social.: Cardoso, G., Magno, C., Soares, T. M., & Crespo, M. (Orgs.) 2016 Cardoso, G., Magno, C., Soares, T. M., & Crespo, M. (Orgs.) (2016). Modelos de negócio e comunicação social. Almedina.
- The media economy.: Albarrran, A. 2016 Albarrran, A. (2016). The media economy. New York: Routledge.
- Periodismo Emprendedor: Planificación y desarrollo de empresas informativas.: Aguado, G. & Galan, J. 2014 Aguado, G. & Galan, J. (2014). Periodismo Emprendedor: Planificación y desarrollo de empresas informativas. MacGraw-Hill.
Secundária
- The economics and financing of media companies (2nd edition).: Picard, R. G. 2011 Picard, R. G. (2011). The economics and financing of media companies (2nd edition). Fordham University Press.
- Understanding media economics (2nd edition).: Doyle, G. 2013 Doyle, G. (2013). Understanding media economics (2nd edition). Sage Publications.