Plano de Estudos

Produção Jornalística 9650205

Contextos

Groupo: 2_Plano MCC_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Jornalismo

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina visa a compreensão da complexidade da produção jornalística nos diferentes meios de comunicação social. E as novas realidades associadas à emergência das tecnologias e à integraçã das diferentes plataformas e suportes de comunicação. Os alunos deverão ser capazes de compreender: a) a natureza do processo de produção de informação; b) a complexidade das variáveis que determinam o funcionamento da redação e a relação com os diferentes departamentos da organização empresarial; c) as formas de gestão dos produtos informativos tendo em conta o público-alvo; d) a produção de conteúdos versus a produção jornalística; e) a informação diária e não diária na televisão e na rádio; f) a produção e a realização associadas a grandes eventos de cobertura mediática.

Programa

1. A empresa jornalística e o mercado editorial; 2. A organização, funcionamento, gestão e direção de uma redação; 3. Da agenda à edição: Imprensa, rádio, televisão e plataformas multimédia; 4. As fontes noticiosas, processo de decisão e produção editorial; 5. A relação dos jornalistas com os gabinetes de comunicação e assessorias de imprensa; 6. Serviços de apoio à redação: design gráfico, infografia (digital), fotografia e vídeo; 7. A produção de informação diária: o "jornalismo de atualidade"; 8. A produção de informação não diária: entrevistas, grandes reportagens, documentários e programas especiais; 9. A produção de conteúdos versus a produção jornalística. 10. O papel das redes sociais na produção de conteúdos e na produção jornalística; 11. Como projetar uma produção de Conteúdos / Produção Jornalística / Produção de Meios.

Método de Avaliação

São aplicadas várias metodologias de ensino: 1. Método Expositivo teórico-conceptual e análise de textos afins às matérias ensinadas e;  2. Método Ativo com aulas de apresentação de casos e subsequente análise e discussão. Esta metodologia de ensino visa estimular a atenção e motivação para a aprendizagem e capacitar a análise crítica com base na aplicação de ferramentas teóricas e práticas a uma situação concreta. A avaliação será feita mediante a realização de um trabalho individual com tutoria dentro e fora das aulas que culminará numa apresentação oral. A avaliação contempla 70% para a vertente escrita e 30% para a apresentação oral. E terá de obedecer ao disposto no regulamento de avaliação de mestrado . O horário de atendimento será marcada por e-mail e publicada na plataforma Moodle no início do semestre.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Journalism.: Vos, T. P. 2018 Vos, T. P. (2018). Journalism. Gruyter Mouton Publishing
  • Broadcast Journalism: Techniques of Radio and Television News: Stewart, P. & Alexander, R. 2016 Stewart, P. & Alexander, R. (2016). Broadcast Journalism: Techniques of Radio and Television News. Routledge
  • Strategic Management in the Media. Theory and Practice: Kung, L. 2016 Kung, L. (2016). Strategic Management in the Media. Theory and Practice. SAGE
  • Un aciercamiento a la Producción Periodistica. Còmo elaborar un plan de producción.: Muros, S. M. 2016 Muros, S. M., (2016). Un aciercamiento a la Producción Periodistica. Còmo elaborar un plan de producción. Editorial Círculo Rojo
  • Journalistic Role Performance: Concepts, Contexts and Methods: Mellado, C., Hellmueller, L. & Donsbach, W. 2016 Mellado, C., Hellmueller, L. & Donsbach, W. (2016). Journalistic Role Performance: Concepts, Contexts and Methods. Routledge
  • Journalism and PR: News Media and Public Relations in the Digital Age.: Lloyd. J. & Toogood L 2015 Lloyd. J. & Toogood L. (2015). Journalism and PR: News Media and Public Relations in the Digital Age. University of Oxford
  • Global Perspectives on Media Events in Contemporary Society.: Fox, A. & Mitu, B. 2016 Fox, A. & Mitu, B. (2016). Global Perspectives on Media Events in Contemporary Society. IGI Global
  • The true Story of Fake News: How mainstream Media Manipulates Millions.: Dice, M. 2017 Dice, M. (2017). The true Story of Fake News: How mainstream Media Manipulates Millions. The Resistance Manifesto Publishing
  • The online Journalism: Skills to Survive and Thrive in the Digital Age: Bradshaw, P. 2017 Bradshaw, P. (2017). The online Journalism: Skills to Survive and Thrive in the Digital Age. Routledge

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre