Plano de Estudos

Seminários em Comunicação SC

Contextos

Groupo: 2_Plano MCC_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC tem como principal objetivo fornecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um projeto (para dissertação, trabalho de projeto ou relatório de estágio) com vista à obtenção do grau de Mestre, planeando o design da pesquisa na área da Comunicação, nas vertentes do Jornalismo ou da Comunicação Estratégica. Em termos específicos pretende-se: 1. Fazer compreender junto dos discentes os problemas e temas de comunicação contemporânea enquadrados na política científica e nas áreas de investigação prioritárias das Ciências da Comunicação, no ISCSP. 2. Acompanhar o processo de elaboração de um pré-projeto de trabalho final de mestrado.

Programa

I. Tema de investigação, justificação e pertinência no quadro das áreas prioritárias de investigação em CC no ISCSP. II. Modelo teórico: conceitos operacionais e teorias de suporte à investigação empírica. III. Revisão da literatura: técnica e exemplificação. IV. Estruturação e concretização de projetos de investigação.

Método de Avaliação

Aulas em regime de seminário e utilização de métodos ativos de aprendizagem que envolvam os alunos na aquisição de competências teóricas e metodológicas essenciais para o desenvolvimento de um pré-projeto final de mestrado de acordo com um tema proposto pelo discente. Nesse sentido são propostos exercícios que permitem o acompanhamento regular da construção do pré-projeto. A avaliação inclui a entrega de um pré-projeto (80%) elaborado de acordo com a estrutura constante no regulamento geral de avaliação de II ciclo e respetiva apresentação e discussão oral (20%), nas datas agendadas pelos serviços (época normal e de recurso). A recomendação bibliográfica, assim como, informações relativas ao funcionamento da UC serão feitas através da plataforma moodle (elearning), na respetiva página. Orientação tutorial: previamente agendadas por email.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Qualitative Research Methods in Public Relations and Marketing Communications (2nd ed.).: Daymon, C., & Holloway, I. 2011 Daymon, C., & Holloway, I. (2011). Qualitative Research Methods in Public Relations and Marketing Communications (2nd ed.). Routledge.
  • Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches.: Berger, A. A. 2015 Berger, A. A. (2015). Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches. Sage.
  • An integrated approach to communication theory and research (3rd ed.): Stacks, D. W., Salwen, M. B., & Eichhorn, K. C. 2019 Stacks, D. W., Salwen, M. B., & Eichhorn, K. C. (2019). An integrated approach to communication theory and research (3rd ed.). Routledge.
  • Introdução à Metodologia em Ciências Sociais – Génese, Fundamentos e Problemas.: Espírito Santo, P. 2010 Espírito Santo, P. (2010). Introdução à Metodologia em Ciências Sociais – Génese, Fundamentos e Problemas. Sílabo.
  • Social research methods.: Bryman, A. 2016 Bryman, A. (2016). Social research methods (5th ed.). Oxford University Press.
  • Designing social research: Blaikie, N. 2010 Blaikie, N. (2010). Designing social research. Polity Press.

Secundária

  • The Platform Society: Public Values in a Connective World: van Dijck, J., Poell, T., & de Waal, M. 2018 van Dijck, J., Poell, T., & de Waal, M. (2018). The Platform Society: Public Values in a Connective World. Oxford University Press.
  • The Handbook of Journalism Studies.: Wahl-Jorgensen, K. & Hanitzsch, T. 2009 Wahl-Jorgensen, K. & Hanitzsch, T. (Edits) (2009). The Handbook of Journalism Studies. Routledge.
  • A Comunicação Estratégica na relação com os media: Sebastião, S. P. 2021 Sebastião, S. P. (2021). A Comunicação Estratégica na relação com os media. ISCSP.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre