Plano de Estudos
Agenda e Comunicação Política 9650204
Contextos
Groupo: 2_Plano MCC_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivo geral: . Dominar ferramentas analíticas necessárias à compreensão do modo de funcionamento das três agendas (política, mediática e pública) a partir das conceções, relações e estratégias de comunicação política e no sentido da melhor articulação entre as três agendas e respetivos objetivos, funções e interesses. Objetivos específicos: 1. Perceber o funcionamento concreto e a formação das agendas, sobretudo sob o ponto de vista da comunicação política; 2. Entender a solução de comunicação política de diversos atores e seus impactos nas agendas, na opinião pública, nos media e na democracia; 3. Compreender as dinâmicas de formação da opinião pública (agenda pública) e da produção noticiosa (agenda mediática), identificando a origem de determinados temas e a implicação, responsabilidade e interesses dos diversos agentes; 4. Projetar, implementar e avaliar a articulação entre agendas, ações de comunicação política e formação da opinião pública aos mais variados níveis.
Programa
1. O "triângulo democrático": política, media e opinião pública 2. A construção da opinião pública no plano do espaço público e da participação política 3. Natureza e especificidades da comunicação política e das três agendas temáticas: pública, mediática e política 4. A comunicação como elo das três agendas 5. Os media como actores políticos 6. A informação política 7. Instrumentos de comunicação ao serviço da política 8. A gestão da comunicação política regular e da comunicação política de crise 9. Relações governamentais e parlamentares, lobbying e advocacy no contexto dos "assuntos públicos" 10. A formação das agendas 11. Análise do contexto e da articulação entre as agendas e a comunicação política 12. A opinião pública como barómetro das agendas 13. Efeitos das dinâmicas entre as agendas e a comunicação política
Método de Avaliação
A avaliação assenta num trabalho individual sobre um ator político, sua comunicação e agenda. O trabalho deve comportar uma componente teórico-prática e conta com o acompanhamento da docente. A nota final resulta da ponderação atribuída ao trabalho escrito individual (80%) e à apresentação e discussão orais (20%). O trabalho exige uma revisão da literatura consignada à proposta apresentada pelo estudante e, portanto, assenta na recolha criteriosa de bibliografia e artigos científicos publicados nas bases de dados de referência nas Ciências da Comunicação (CC). Exige, também, uma componente empírica, de natureza exploratória, com tratamento de materiais circunscritos à proposta específica do estudante. A entrega por email deve ser feita até uma semana antes da defesa oral. Aspetos adicionais a valorizar na UC: Domínio de conhecimentos, pertinência e qualidade das intervenções em aula. Os materiais de autoestudo são disponibilizados no moodle.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Espaço público, opinião e democracia: Sena, N. M. 2007 Sena, N. M. (2007). Espaço público, opinião e democracia. Estudos de Comunicação, 1, 270-304.
- Agenda-setting: Readings on media, public opinion, and policymaking: Protess, D., & McCombs, M. 2016 Protess, D., & McCombs, M. (2016). Agenda-setting: Readings on media, public opinion, and policymaking. Routledge.
- Corporate public affairs: Interacting with interest groups, media, and government: Lerbinger, O. 2008 Lerbinger, O. (2008). Corporate public affairs: Interacting with interest groups, media, and government. Lawrence Erlbaum.
- The Oxford handbook of political communication: Kenski, K., & Jamieson, K. 2017 Kenski, K., & Jamieson, K. (2017). The Oxford handbook of political communication. OUP.
- The politics of agenda-building: Cobb, R., & Elder, C. 1981 Cobb, R., & Elder, C. (1981). The politics of agenda-building. UCP.
- Agenda-setting: Dearing, J., & Rogers, E. 1996 Dearing, J., & Rogers, E. (1996). Agenda-setting. Sage.
Secundária
- A Interpretação Política do Debate Televisivo 1974-1999: Sena, N.M. 2001 Sena, N.M., (2001), A Interpretação Política do Debate Televisivo 1974-1999, ISCSP, Lisboa.
- An introduction to political communication: McNair, B. 2011 McNair, B. (2011). Introduction to political communication. Routledge.
- Agendas, alternatives, and public policies: Kingdon, J. 1995 Kingdon, J. (1995). Agendas, alternatives, and public policies. HarpersCollins College.
- E tudo na primeira página a política comunicou: Uma análise ao agendamento da política no jornalismo impresso português do século XXI: Belim, C. 2017 Belim, C. (2017). E tudo na primeira página a política comunicou: Uma análise ao agendamento da política no jornalismo impresso português do século XXI. In E. Araújo e outros, Comunicação e política (pp. 209-248). CECS.