Plano de Estudos

Fundamentos de Comunicação Estratégica 9650107

Contextos

Groupo: 2_Plano MCC_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Comunicação Estratégica

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC tem como objetivo estabelecer uma base teórica para a Comunicação Estratégica (CE) e criar uma compreensão abrangente e aplicação prática da CE. O programa abrange o papel estratégico da comunicação nas sociedades contemporâneas, a aplicação prática de estratégias e técnicas de comunicação, a avaliação de estratégias e técnicas de comunicação observadas em estudos de caso e o desenvolvimento de um portefólio abrangente que demonstre a aplicação completa dos princípios da CE.

Programa

1. O papel estratégico da comunicação nas sociedades contemporâneas. 2. Da Comunicação à Comunicação Estratégica: missão, valores, públicos e objetivos. 3. Principais teorias organizacionais e sociológicas para os estudos de comunicação estratégica. 4. Modelo Global de Relações Públicas e Comunicação: propósito, cultura, marca, reputação. 5. Outros ativos intangíveis (e.g., advocacy, engagement, confiança & legitimidade) e a responsabilidade social organizacional. 6. As estratégias de comunicação e a sua operacionalização tática: técnicas de comunicação.

Método de Avaliação

O método de ensino assenta em técnicas de aprendizagem ativa que promovam o pensamento crítico, a autonomia, a colaboração e a aplicação prática dos conhecimentos, incluindo: aulas expositivas e dialogadas, seminários, estudos de caso e workshops práticos. Utilizaremos uma combinação de avaliações formativas para monitorizar o progresso dos alunos e fornecer feedback. A avaliação inclui a produção de um portfólio reflexivo (75%) composto por uma compilação de evidências de aprendizagem (ensaios, análises críticas) e reflexões sobre o processo, numa dimensão de 3000 palavras (+/-10%). O portfólio será ainda apresentado e discutido oralmente (25%), em formato pitch, nas épocas de avaliação (normal e/ou de recurso). A melhoria de nota implica a realização de um ensaio teórico com operacionalização dos conceitos de Comunicação Estratégica e Estratégia de Comunicação abordados em aula. Dimensão: 2000 a 2100 palavras. Atendimento tutorial: 5ª feira, das 17 às 18h. Outros horários a acordar.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Strategic Communication: defining the field and its contribution to research and practice.: Zerfass, A., Vercic, D., Nothhaft, H. & Werder, K. P. 2018 Zerfass, A., Vercic, D., Nothhaft, H. & Werder, K. P. (2018). Strategic Communication: defining the field and its contribution to research and practice. International Journal of Strategic Communication, 12(4), 487-505. https://doi.org/10.1080/1553118X.2018.1493485
  • Principles of Strategic Communication: Holtzhausen, D., Fullerton, J., Lewis, B.K., & Shipka, D. 2021 Holtzhausen, D., Fullerton, J., Lewis, B.K., & Shipka, D. (2021). Principles of Strategic Communication. Routledge. https://doi.org/10.4324/9781003002048
  • Defining Strategic Communication: Hallahan, K., Holtzhausen, D., Ruler, B. v., Vercic, D., & Sriramesh, K. 2007 Hallahan, K., Holtzhausen, D., Ruler, B. v., Vercic, D., & Sriramesh, K. (2007). Defining Strategic Communication. International Journal of Strategic Communication, 1(1), 3-35. https://doi.org/10.1080/15531180701285244
  • Research Handbook of Strategic Communication: Falkheimer, J. & Heide, M. 2022 Falkheimer, J. & Heide, M. (2022). Research Handbook of Strategic Communication. Elgar.
  • Perceções sobre a provedoria de informação aos decisores e as funções de comunicação estratégica em Portugal: resultados do European Communication Monitor 2018: Sebastião, S. P., & Spínola, S. C. 2021 Sebastião, S. P., & Spínola, S. C. (2021). Perceções sobre a provedoria de informação aos decisores e as funções de comunicação estratégica em Portugal: resultados do European Communication Monitor 2018. Observatório (OBS*) Journal, 15(1), 26-43.
  • Problem solving and communicative action: A situational theory of problem solving.: Kim, J-N, & Grunig, J. E. 2011 Kim, J-N, & Grunig, J. E. (2011). Problem solving and communicative action: A situational theory of problem solving. Journal of Communication, 61, 120-149. https://doi.org/10.1111/j.1460-2466.2010.01529.x
  • The Routledge Handbook of Strategic Communication.: Holtzhausen, D. & Zerfass, A. 2015 Holtzhausen, D. & Zerfass, A. (eds.) (2015). The Routledge Handbook of Strategic Communication. Routledge.
  • Confiança e transparência na profissão e nos profissionais de comunicação estratégica.: Sebastião, S. P. 2021 Sebastião, S. P. (2021). Confiança e transparência na profissão e nos profissionais de comunicação estratégica. Estudos em Comunicação, 32(1), 23-50.
  • A Comunicação Estratégica na relação com os media.: Sebastião, S. P. 2021 Sebastião, S. P. (2021). A Comunicação Estratégica na relação com os media. ISCSP-ULisboa.

Secundária

  • Public Relations Theory. Application and Understanding.: Brunner, B. R. 2019 Brunner, B. R. (ed.) (2019). Public Relations Theory. Application and Understanding. Wiley-Blackwell.
  • Rhetorical and Critical approaches to public relations II: Heath, R. L., Toth, E. L., & Waymer, D. 2009 Heath, R. L., Toth, E. L., & Waymer, D. (Edits.). (2009). Rhetorical and Critical approaches to public relations II. Routledge.
  • Exploring Public Relations: Tench, R. & Yeomans, L. 2017 Tench, R. & Yeomans, L. (Edits.). (2017). Exploring Public Relations (4th ed.). Prentice Hall.
  • Explicating relationship management as a general theory of public relations.: Ledingham, J. A. 2003 Ledingham, J. A. (2003). Explicating relationship management as a general theory of public relations. Journal of Public Relations Research, 15(2), 181-198.
  • Excellent Public Relations and Effective Organizations. A study of communication management in three countries.: Grunig, L. A., Grunig, J. E., & Dozier, D. M. 2002 Grunig, L. A., Grunig, J. E., & Dozier, D. M. (Edits.). (2002). Excellent Public Relations and Effective Organizations. A study of communication management in three countries. Lawrence Erlbaum Associates.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre