Plano de Estudos
Métodos de Investigação 9650106
Contextos
Groupo: 2_Plano MCC_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os métodos de investigação são sistemas de procedimentos, utilizados pelos investigadores/profissionais, para obter conhecimento, ou seja, os diversos modelos de trabalho, sequências lógicas ou percursos que, visando a obtenção de conhecimento científico, guiam qualquer investigação científica. Com esta UC, pretende-se que os estudantes sejam capazes de: 1. Compreender criticamente a relação entre epistemologia, teoria e método na construção do conhecimento científico; 2. Identificar problemas de investigação de forma clara; 3. Formular questões de investigação coerentes com os objetivos do estudo; 4. Justificar métodos e abordagens de investigação consoante o problema de investigação; 5. Desenvolver instrumentos de recolha e análise de dados com validade e fiabilidade científicas; 6. Aplicar princípios éticos no desenho e condução da investigação.
Programa
1. A investigação em comunicação. 2. A escolha do tema de investigação em articulação com as áreas prioritárias de investigação em Comunicação no ISCSP. 3. Estruturas de trabalhos finais de mestrado. 4. Epistemologia e teorias em investigação social e aplicadas à investigação em comunicação. 5. Tipos de desenho de pesquisa e elementos de desenho de pesquisa: formulação de pergunta de partida, questões de investigação e objetivos. 6. Métodos de investigação. 7. Estilo Académico.
Método de Avaliação
Avaliação por trabalho individual, sob a forma de ante-projeto, com acompanhamento assíduo das docentes e usando a norma APA, 7ª edição. O anteprojeto inclui a apresentação do tema e as opções metodológicas, nomeadamente, o desenho de pesquisa, com descrição e justificação do método, das técnicas de recolha e de análise dos dados. Entregue via moodle, apresentado e discutido oralmente na época normal e/ou de recurso, sob agendamento dos serviços. Ponderação dos elementos: 75% trabalho escrito (2200-2500 palavras) + 25% apresentação e discussão oral (com suporte multimédia). Horário de atendimento tutorial agendado por email. Materiais de autoestudo disponíveis na plataforma elearning iscsp.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Introdução à Análise de Dados Com recurso ao SPSS: Ricardo Ramos Pinto 2012 Pinto, R. R. (2012). Introdução à Análise de Dados Com recurso ao SPSS (2ª Edição revista e atualizada). Sílabo.
- Qualitative Research Methods in Public Relations and Marketing Communications.: Daymon, C., & Holloway, I. 2011 Daymon, C., & Holloway, I. (2011). Qualitative Research Methods in Public Relations and Marketing Communications (2nd ed.). Routledge.
- A arte de investigação com estudos de caso: Stake, R. 2016 Stake, R. (2016). A arte de investigação com estudos de caso (4ª ed.). Gulbenkian.
- An integrated approach to communication theory and research: Stacks, D. W., Salwen, M. B., & Eichhorn, K. C. 2019 Stacks, D. W., Salwen, M. B., & Eichhorn, K. C. (2019). An integrated approach to communication theory and research (3rd ed.). Routledge.
- Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches: Berger, A. A. 2015 Berger, A. A. (2015). Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches. Sage.
- Research Design. Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches.: Creswell, J. W. 2014 Creswell, J. W. (2014). Research Design. Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (4th Ed.). SAGE.
- Social research methods: Bryman, A. 2016 Bryman, A. (2016). Social research methods (5th ed.). Oxford University Press.
- Designing social research: Blaikie, N. 2010 Blaikie, N. (2010). Designing social research . Polity Press.