Plano de Estudos

Métodos de Investigação 9650106

Contextos

Groupo: 2_Plano MCC_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os métodos de investigação são sistemas de procedimentos, utilizados pelos investigadores/profissionais, para obter conhecimento, ou seja, os diversos modelos de trabalho, sequências lógicas ou percursos que, visando a obtenção de conhecimento científico, guiam qualquer investigação científica. Os objetivos desta uc visam ensinar esses sistemas de procedimentos: as teorias e filosofias em investigação social, as estratégias dedutiva e indutiva, as abordagens quantitativa, qualitativa e mista. Assim, as competências a desenvolver pelas estudantes devem ser as necessárias para que possam planear e conduzir as suas experiências de investigação científica, criando o seu modelo de investigação de acordo com os objetivos traçados.

Programa

1. Incidências de investigação em Comunicação 2. Áreas prioritárias investigação em Comunicação no ISCSP - escolha do tema de investigação 3. Estruturas de trabalhos finais de mestrado 4. Teorias e filosofias em investigação social 5. Métodos de investigação 6. Abordagens quantitativa, qualitativa e mistas 7. Estilo Académico

Método de Avaliação

Metodologia de ensino e aprendizagem inclui a exposição oral, a discussão de soluções individuais para propostas de investigação e a resolução de exercícios.  Avaliação por trabalho individual, sob a forma de ante-projeto, com acompanhamento assíduo das docentes e usando a norma APA, 7ª edição. O anteprojeto inclui a apresentação do tema e as opções metodológicas, nomeadamente, o desenho de pesquisa, com descrição e justificação do método, das técnicas de recolha e de análise dos dados. Entregue em via moodle, apresentado e discutido oralmente na época normal e/ou de recurso, sob agendamento dos serviços. Ponderação dos elementos: 75% trabalho escrito (2200-2500 palavras) + 25% apresentação e discussão oral (com suporte multimédia). Horário de atendimento tutorial agendado por email. Materiais de autoestudo disponíveis na plataforma elearning iscsp. 

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Introdução à Análise de Dados Com recurso ao SPSS: Ricardo Ramos Pinto 2012 Pinto, R. R. (2012). Introdução à Análise de Dados Com recurso ao SPSS (2ª Edição revista e atualizada). Sílabo.
  • Qualitative Research Methods in Public Relations and Marketing Communications.: Daymon, C., & Holloway, I. 2011 Daymon, C., & Holloway, I. (2011). Qualitative Research Methods in Public Relations and Marketing Communications (2nd ed.). Routledge.
  • A arte de investigação com estudos de caso: Stake, R. 2016 Stake, R. (2016). A arte de investigação com estudos de caso (4ª ed.). Gulbenkian.
  • An integrated approach to communication theory and research: Stacks, D. W., Salwen, M. B., & Eichhorn, K. C. 2019 Stacks, D. W., Salwen, M. B., & Eichhorn, K. C. (2019). An integrated approach to communication theory and research (3rd ed.). Routledge.
  • Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches: Berger, A. A. 2015 Berger, A. A. (2015). Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches. Sage.
  • Research Design. Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches.: Creswell, J. W. 2014 Creswell, J. W. (2014). Research Design. Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (4th Ed.). SAGE.
  • Social research methods: Bryman, A. 2016 Bryman, A. (2016). Social research methods (5th ed.). Oxford University Press.
  • Designing social research: Blaikie, N. 2010 Blaikie, N. (2010). Designing social research . Polity Press.

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre