Plano de Estudos
Públicos e Audiências PA
Contextos
Groupo: 2_Plano MCC_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os principais objectivos da disciplina consistem em primeiro lugar na compreensão das problemáticas gerais inerentes à teorização e conceptualização dos públicos e às principais abordagens às audiências na atualidade. Em segundo lugar, no domínio de conceitos operacionais importantes para a análise do mercado mediático, com o conhecimento de critérios de aferição dos públicos e os mecanismos da formação de audiências. Neste sentido, os alunos deverão adquirir competências de: a) Domínio teórico e aplicação dos conceitos de Públicos e Audiências nas suas várias aceções; b) Compreensão da relação entre captação de audiências e investimento publicitário. Estas competências de análise reflectem-se ainda em competências técnicas de compreensão do mercado actual de audiências e da compreensão da problemática sobre as formas e vantagens de segmentar, necessárias nas áreas do jornalismo e da comunicação estratégica.
Programa
1. Os Públicos e as Audiências 1.1. Abordagens teóricas: os estudos de recepção 1.2.Tipos de públicos 2. Workshop de análise de conteúdo para os estudos de receção 3. As audiências 3.1. Tipos de audiências 3.2. Processos de segmentação de audiências 3.3.O estudo das audiências nos diferentes meios 3.4.Métodos e indicadores de medição das audiências
Método de Avaliação
Exposição das matérias em aula com vista à aquisição de competências teóricas; disponibilização de textos para análise, estimulando a capacidade analítica e critica ao nível individual; realização de exercícios e aplicação de ferramentas teóricas e práticas a situações concretas, visando reforçar o domínio dos aparelhos conceptuais, designadamente com análise de relatórios internacionais e nacionais de evolução de audiências e tendências publicitárias; tutoria de exercícios individuais em formato de trabalho de pesquisa. Seguindo o disposto no Regulamento de Avaliação dos Mestrados, a avaliação será feita mediante a realização de um trabalho escrito sobre os tópicos do programa com temática a ser aprovada pelo corpo docente e apresentação oral obrigatória: 70% para o trabalho escrito e 30% para a apresentação oral. O horário de atendimento tutorial será fixado em e-learning considerando horário letivo e compromissos profissionais dos estudantes.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Napoli, Audience evolution: New technologies and the transformation of media audiences: Napoli, P. M. 2011 Napoli, P. M. (2011). Audience evolution: New technologies and the transformation of media audiences. Columbia University Press.
- McQuail's Media and Mass Communication Theory: McQuail, D. & Deuze, M. 2020 McQuail, D. & Deuze, M. (2020). McQuail's media and mass communication theory. 7th ed. Sage
- Audiences and publics: When cultural engagement matters for the public sphere: Livingstone, S. 2005 Livingstone, S. (2005). Audiences and publics: When cultural engagement matters for the public sphere (Vol. 2). Intellect Press.
- Sociologia da Comunicação: Cunha S., M.J. 2011 Cunha Silvestre, M.J. (2011). Sociologia da Comunicação. Ed. ISCSP
- Media research methods: Audiences, institutions, texts.: Bertrand, I., & Hughes, P. 2017 Bertrand, I., & Hughes, P. (2017). Media research methods: Audiences, institutions, texts. Bloomsbury Publishing.