Plano de Estudos
Património Cultural 9800216
Contextos
Groupo: 6_Plano 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC privilegia o olhar antropológico sobre as questões do Património Cultural (PC). Ao completarem a aprendizagem desta UC, os estudantes devem estar aptos a conseguirem: 1 - Explicar o que é o património cultural e discriminar as suas principais dimensões 2 - Discutir as tendências das políticas do PC e os seus principais agentes 3 - Aplicar os conhecimentos da antropologia na análise do património cultural material 4 - Produzir etnografia sobre o património cultural imaterial 5 - Demonstrar a pertinência dos conteúdos da UC em ações de promoção, mediação e animação cultural
Programa
1. Noção, áreas do estudo do património cultural e o contributo da Antropologia 1.1. Definição de património cultural e suas principais vertentes 1.2. Um mundo de etnografias sobre o património cultural 2. Atores e políticas do PC 2.1. Antropologia e as principais organizações internacionais do PC 2.2. Políticas culturais, os estados e a cultura: o caso português 3. Etnografia e o PCM 3.1. Antropólogos e o património arquitetónico 3.2. Antropologia e as estações Arqueológicas: intervenção, classificação e conservação de sítios 3.3. Do Folclore à musealização e patrimonialização: história, planeamento e gestão de museus e análise de coleções 4. Os desafios atuais do estudo do PCI 4.1. Políticas públicas e o PCI: domínios, atores e listas 4.2. Preparação de uma proposta de inventário 5. Comunicação e o património cultural 5.1. Promover equipamentos, programas e ações culturais 5.2. Estudar os públicos, mediar agentes e intervir na animação cultural
Método de Avaliação
Exposição de conteúdos do programa, leituras e promoção da reflexão acompanhados do debate crítico em aula, mediante perguntas e respostas; Apresentação de materiais audiovisuais com incentivo à participação e discussão dos conteúdos; Disponibilização de leituras orientadas e de materiais de apoio ao autoestudo; Orientação tutorial Regime de Avaliação: final. A avaliação é feita mediante a realização e discussão de um trabalho que consistirá na identificação e análise crítica de um tópico selecionado pelo estudante relativo ao património cultural.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Antropología y património: Prats, L. 1997 Prats, L. (1997). Antropología y património. Barcelona: Ariel Antropología.
- Património Cultural Imaterial: O Olhar Antropológico: Marques, L. 2019 Marques, L. (2019). Património Cultural Imaterial: O Olhar Antropológico. Lisboa: Afrontamento.
- Memorylands: Heritage and Identity in Europe: Macdonald, S. 2013 Macdonald, S. (2013). Memorylands: Heritage and Identity in Europe. Oxon: Routledge.
- Heritage: Critical approaches: Harrison, R. 2013 Harrison, R. (2013). Heritage: Critical approaches. Abingdon and New York: Routledge.
- Museums, Heritage, and International Development: Basu, P. & Modest, W. 2015 Basu, P. & Modest, W. (Eds.), (2015). Museums, Heritage, and International Development. NY: Routledge.
- Heritage Regimes and the State: Bendix, R.F. Eggert, A. & Peselmann, A. (Eds.) 2012 Bendix, R.F. Eggert, A. & Peselmann, A. (Eds.) (2012). Heritage Regimes and the State. Gottingen: Universitatsverlag Gottingen.
- Velhos Patrimónios Culturais Africanos: As velhas coleções e a nova África: Areia, M. L. R. 2009 Areia, M. L. R. (2009). Velhos Patrimónios Culturais Africanos: As velhas coleções e a nova