Plano de Estudos
Ambiente, Comunidades e Gestão de Recursos Naturais 9800116
Contextos
Groupo: 6_Plano 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Compreender a relação entre comunidades humanas e o ambiente, os recursos naturais e a gestão dos mesmos tendo por referência problematizações políticas, teóricas e práticas. Objectivos de aprendizagem: a) Compreender, reflectir e discutir sobre os principais debates teóricos e conceptuais contemporâneos na antropologia do ambiente; b) Compreender a mudança de paradigma trazida pela antropologia do ambiente; c) Compreender, discutir a analisar reflexivamente o ambiente enquanto construção cultural, a sua ligação a comunidades específicas e a participação dos diferentes stakeholders em diferentes contextos; d) Compreender, discutir e analisar reflexivamente a destruição dos ecossistemas, e) Discutir as questões energéticas e as novas etnografias e f) Desenvolver as competências necessárias para realizar um trabalho de investigação nesta área de estudo.
Programa
1. Introdução: conceitos e actualidade do tema 2. Debates teóricos na antropologia do ambiente 3. O ambiente como construção social 3.1 Componentes do ambiente 3.2 Natureza e biodiversidade 3.3 Fauna e flora nos "ecossistemas domésticos" 3.3.1 Não humanos e sociedade: a emergência de um novo paradigma 3.4 Antropologia multi-espécie 3.5 Flora e a fauna em contexto pós-coloniais. Exploração dos recursos naturais 3.5.1 Biodiversidade, parques e reservas e conservação 3.5.1.1 Narrativas: "Exotização" e patrimonialização 3.5.1.2 Espécies carismáticas e espécies "guarda-chuva" 3.6 Conhecimento ecológico tradicional 3.6.1 As espécies sagradas e totémicas 3.6.2 Tabus, interdições sociais e regulação dos ecossistemas 4. Alterações climáticas e destruição dos ecossistemas. 5. Energia: as consequências das opções do Norte global no Sul global.
Método de Avaliação
I. METODOLOGIA DE ENSINO i) Leitura de textos obrigatórios e exposições orais realizadas em sala onde cada mestrando é convidado a apresentar a sua análise reflexiva; ii) Utilização de métodos activos de aprendizagem (e.g. seminários, grupos de discussão, entre outros) que envolvam os mestrandos na aquisição de competências teóricas e metodológicas essenciais para o desenvolvimento de capacidades para a realização de trabalhos de investigação ou desempenho laboral na área referida e iii) Aulas expositivas II. AVALIAÇÃO Trabalho escrito individual (85% da classificação final) obrigatoriamente apresentado de forma oral (15% da classificação final) nas datas administrativamente marcadas.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- How Forests Think: Toward an Anthropology beyond the Human.: Kohn. E. 2013 Kohn, E. (2013). How Forests Think: Toward an Anthropology beyond the Human. Berkeley: University of California Press.
- Serão os não humanos os últimos "outros" na Antropologia? Representações sobre a superioridade humana.: Casanova, C. 2016 Casanova, C. (2016) Serão os não humanos os últimos "outros" na Antropologia? Representações sobre a superioridade humana, Trabalhos de Antropologia e Etnologia , 56:106-134.
- What Does Conservation Mean for Women? The Case of the Cantanhez Forest National Park.: Costa, S.; Casanova, C. e Lee, P.C. 2017 Costa, S; Casanova C, Lee P (2017) What Does Conservation Mean for Women? The Case of the Cantanhez Forest National Park, Conservation and Society , 15(2):168-178.
- The Anthropology of Climate Change. An Integrated Critical Perspective: Baer, H.A. e Singer, M. 2018 Baer, H.A. e Singer, M. (2018) The Anthropology of Climate Change. An Integrated Critical Perspective. Londres: Routledge.
- Nature and Society. Anthropological Perspectives.: Descola, P. e Pálsson, G. 1996 Descola, P & Pálsson, G. (1996). Nature and Society. Anthropological Perspectives. Londres: Routledge.
- Environmental Anthropology: Systemic Perspectives: Yancey , O.; Lansing, J. S. e Doves, M. 2015 Yancey , O.; Lansing, J. S. e Doves, M. (2015).Environmental Anthropology: Systemic Perspectives,Annual Review of Anthropology, 44: 153-68.
- Routledge Handbook Of Environmental Anthropology: Kopnina, E. e Shoreman-Ouimet, E. (Eds) 2017 Kopnina, E. e Shoreman-Ouimet, E (Eds) (2017) Routledge Handbook Of Environmental Anthropology, Oxon: Routledge.
Secundária
- Social Taboos: "Invisible" Systems of local resource management and biological conservation: Colding, J. e Folke, C. 2001 Colding, J. e Folke, C. (2001) Social Taboos: "Invisible" Systems of local resource management and biological conservation,Ecological Applications, 11(2): 584–600
- Cultural Dimensions of Climate Change, Impacts and Adaptations: Adger, W. ; Barnett, J.; Brown, K. e O'Brien, K. 2013 Adger, W. ; Barnett, J.; Brown, K. e O'Brien, K. (2013) Cultural Dimensions of Climate Change, Impacts and Adaptions, Nature Climate Change, 3:112-17.
- “Ele é meu filho”: Sobre o significado das aves: Dapra, A. & Casanova, C. 2020 Dapra, A. & Casanova, C. (2020). “Ele é meu filho”: Sobre o significado das aves, Estudos de Sociologia, 25(49):31-55.
- Politics, ecology, and the new anthropology of energy: exploring the emerging frontiers of hydraulic fracking: Willow, A.J. e Wylie, S. 2014 Willow, A.J. e Wylie, S. (2014) Politics, ecology, and the new anthropology of energy: exploring the emerging frontiers of hydraulic fracking, Journal of Political Ecology, 21(1): https://doi.org/10.2458/v21i1.21134
- Elephants, Hunters, and Others: Integrating Biological Anthropology and Multispecies Ethnography in a Conservation Zone: Remis, M.J. e Robinson, C.A. 2020 Remis, M.J. e Robinson, C.A. (2020). Elephants, Hunters, and Others: Integrating Biological Anthropology and Multispecies Ethnography in a Conservation Zone, American Anthropologist, 122:459-472.
- Cantanhez National Park. How people perceive landscapes,: Salvaterra, G. & Casanova, C. 2020 Salvaterra, G. & Casanova, C. (2020) CNP How people perceive landscapes, in Oliveira Jorge ed. Ways of Making. CITEM, pp189-20
- Energy, Anthropology and Ethnography: On the Challenges of StudyingUnconventional Gas Developments in Australia: Espig, M. e de Rijke, K. 2018 Espig, M. e de Rijke, K. (2018) Energy, Anthropology and Ethnography: On the Challenges of Studying Unconventional Gas Developments in Australia, Energy Research and Social Sciences, 45: 214-23