Plano de Estudos

Ambiente, Comunidades e Gestão de Recursos Naturais 9800116

Contextos

Groupo: 6_Plano 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreender a relação entre comunidades humanas e o ambiente, os recursos naturais e a gestão dos mesmos tendo por referência problematizações políticas, teóricas e práticas. Objectivos de aprendizagem: a)  Compreender, reflectir e discutir sobre os principais debates teóricos e conceptuais contemporâneos na antropologia do ambiente; b)  Compreender a mudança de paradigma trazida pela antropologia do ambiente; c)  Compreender, discutir a analisar reflexivamente o ambiente enquanto construção cultural, a sua ligação a comunidades específicas e a participação dos diferentes stakeholders em diferentes contextos; d)  Compreender, discutir e analisar reflexivamente a destruição dos ecossistemas, e)  Discutir as questões energéticas e as novas etnografias e f)  Desenvolver as competências necessárias para realizar um trabalho de investigação nesta área de estudo.

Programa

1. Introdução: conceitos e actualidade do tema 2. Debates teóricos na antropologia do ambiente 3. O ambiente como construção social     3.1 Componentes do ambiente     3.2 Natureza e biodiversidade     3.3 Fauna e flora nos "ecossistemas domésticos"           3.3.1 Não humanos e sociedade: a emergência de um novo paradigma    3.4 Antropologia multi-espécie    3.5 Flora e a fauna em contexto pós-coloniais. Exploração dos recursos naturais                    3.5.1 Biodiversidade, parques e reservas e conservação                   3.5.1.1 Narrativas: "Exotização" e patrimonialização                   3.5.1.2 Espécies carismáticas e espécies "guarda-chuva"   3.6 Conhecimento ecológico tradicional         3.6.1 As espécies sagradas e totémicas                3.6.2 Tabus, interdições sociais e regulação dos ecossistemas 4. Alterações climáticas e destruição dos ecossistemas. 5. Energia: as consequências das opções do Norte global no Sul global.  

Método de Avaliação

I. METODOLOGIA DE ENSINO i) Leitura de textos obrigatórios e exposições orais realizadas em sala onde cada mestrando é convidado a apresentar a sua análise reflexiva; ii) Utilização de métodos activos de aprendizagem (e.g. seminários, grupos de discussão, entre outros) que envolvam os mestrandos na aquisição de competências teóricas e metodológicas essenciais para o desenvolvimento de capacidades para a realização de trabalhos de investigação ou desempenho laboral na área referida e iii) Aulas expositivas II. AVALIAÇÃO Trabalho escrito individual (85% da classificação final) obrigatoriamente apresentado de forma oral (15% da classificação final) nas datas administrativamente marcadas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • How Forests Think: Toward an Anthropology beyond the Human.: Kohn. E. 2013 Kohn, E. (2013). How Forests Think: Toward an Anthropology beyond the Human. Berkeley: University of California Press.
  • Serão os não humanos os últimos "outros" na Antropologia? Representações sobre a superioridade humana.: Casanova, C. 2016 Casanova, C. (2016) Serão os não humanos os últimos "outros" na Antropologia? Representações sobre a superioridade humana, Trabalhos de Antropologia e Etnologia , 56:106-134.
  • What Does Conservation Mean for Women? The Case of the Cantanhez Forest National Park.: Costa, S.; Casanova, C. e Lee, P.C. 2017 Costa, S; Casanova C, Lee P (2017) What Does Conservation Mean for Women? The Case of the Cantanhez Forest National Park, Conservation and Society , 15(2):168-178.
  • The Anthropology of Climate Change. An Integrated Critical Perspective: Baer, H.A. e Singer, M. 2018 Baer, H.A. e Singer, M. (2018) The Anthropology of Climate Change. An Integrated Critical Perspective. Londres: Routledge.
  • Nature and Society. Anthropological Perspectives.: Descola, P. e Pálsson, G. 1996 Descola, P & Pálsson, G. (1996). Nature and Society. Anthropological Perspectives. Londres: Routledge.
  • Environmental Anthropology: Systemic Perspectives: Yancey , O.; Lansing, J. S. e Doves, M. 2015 Yancey , O.; Lansing, J. S. e Doves, M. (2015).Environmental Anthropology: Systemic Perspectives,Annual Review of Anthropology, 44: 153-68.
  • Routledge Handbook Of Environmental Anthropology: Kopnina, E. e Shoreman-Ouimet, E. (Eds) 2017 Kopnina, E. e Shoreman-Ouimet, E (Eds) (2017) Routledge Handbook Of Environmental Anthropology, Oxon: Routledge.

Secundária

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre