Plano de Estudos

Transição Urbana no Sul Global 9800212

Contextos

Groupo: 6_Plano 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Como parte do Mestrado em Antropologia, esta Unidade Curricular visa promover nos estudantes competências de conhecimento e de reflexão sobre os agregados humanos no Sul Global e, especificamente, sobre a transição urbana. Os estudantes que completem com sucesso esta unidade curricular, saberão:  -Compreender e discutir conceitos e relações da globalização e transição urbana no norte e sul globais;  -Compreender e debater a metropolização e as estratégias de resiliência e de criatividade -Debater os desafios que se colocam à governação/administração das cidades do sul global

Programa

1. O Sul e o Sul Global: um problema conceptual 1.1. A construção do Sul Global 1.2. As Epistemologias do Sul e sua discussão 2. Globalização e transformação urbana no Sul Global. 2.1. A Transição Urbana no Norte e no Sul: Modelos 2.2. A estrutura antropológica urbana: Casos de Manaus e Dili 3. Metropolização e suas consequências 3.1. A metropolização: definição 3.2. A metropolização: região urbana no Brasil e Angola 4. As cidades do Sul nos rankings de cidades: discussão 4.1. Os rankings de cidades e seu significado 4.2. As cidades do Sul nos rankings de cidades

Método de Avaliação

Método expositivo e participativo. O docente expõe a matéria procurando uma interacção com os estudantes de forma a desenvolver uma prática pedagógica que os prepare para a realização de trabalho de avaliação sobre os conteúdos desenvolvidos. Cada estudante preparará um trabalho escrito sobre um dos temas. Avaliação dos estudantes: realização de um trabalho escrito (paper) sobre um dos tópicos da matéria (100%). A proposta (título, resumo, palavras chave e índice) deve ser apresentada em sala de aula e discutida por todos. O trabalho será defendido em data a agendar.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • O jogo das políticas de cidades. A cidade-ativada: abertura, incerteza, antecipação e lances.: Seixas, P. C. 2019 Seixas, P. C. (2019). O jogo das políticas de cidades. A cidade-ativada: abertura, incerteza, antecipação e lances. In Seixas, P.C (Coordenador). Ativar cidades. Modelos de políticas de cidades. pp. 13-37. Caleidoscópio.
  • Região metropolitana no Brasil: conceitualização X institucionalidade.: Abadia, M. & Seixas P. C. 2018 Abadia, M. & Seixas P. C. (2018). Região metropolitana no Brasil: conceitualização X institucionalidade. In Aliseda, J. M. (Coordinador) Enfoques en la planificación territorial y urbanística (pp.155-165). Thomson Reuters/Aranzadi.
  • Selva tropical ou tropicalização da selva? Ensaio sobre a cidade de Manaus.: Seixas, P. C. 2004 Seixas, P. C. (2004). Selva tropical ou tropicalização da selva? Ensaio sobre a cidade de Manaus. Os Urbanitas - Revista de Antropologia Urbana, Edição Aguaforte Assessoria Web, ano 1, vol. 1.
  • Dili: O Limiar Pós-Colonial.: Seixas, P. C. 2001 Seixas, P. C. (2001). Dili: O Limiar Pós-Colonial. In Trabalhos de Antropologia e Etnologia, vol. 42 (1-2) pp 85-97, SPAE.
  • A Urbanização nas Regiões Desenvolvidas e nas Regiões em Desenvolvimento.: Seixas, P. C. 2009 Seixas, P. C. (2009). A Urbanização nas Regiões Desenvolvidas e nas Regiões em Desenvolvimento. In Horta, A. P. B. (Coord.) Manual de Sociologia Urbana. Capítulo VI. Ed. Universidade Aberta.
  • Converging divergence? Unpacking the new geography of 21st century global development.: Horner, R. & David H. 2017 Horner, R. & David H. (2017). Converging divergence? Unpacking the new geography of 21st century global development. GDI Working Paper 2017-010. The University of Manchester
  • Ideias para adiar o fim do mundo.: Krenak. A. 2019 Krenak. A. (2019). Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras.
  • Para além do pensamento abissal. Das linhas globais a uma ecologia dos saberes.: Santos, B.S 2009 Santos, B.S. (2009). Para além do pensamento abissal. Das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In Santos, BS e Meneses, MP. Epistemologias do Sul. CES/Afrontamento.

Secundária

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre