Plano de Estudos
Estado, Governação e Política EGP
Contextos
Groupo: 7_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opcionais > 2º Semestre (Opcionais) > Percurso 1
Groupo: 7_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opcionais > 2º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC aborda o Estado Moderno na perspetiva da antropologia. Partindo das teorias modernas do Estado e introduzindo contemporâneas a UC concede ferramentas teóricas e metodológicas para uma abordagem critica do tipo-ideal de Estado Moderno. Concluído o trabalho com a UC o estudante deve conseguir: 1. Articular as abordagens antropológicas do Estado com as de outras áreas científicas; 2. Reconhecer o Estado não apenas como um conjunto de agências e funções de governação, mas como conjunto de práticas, discursos e tecnologias incrustadas nas relações sociais; 3. Compreender o papel de instituições pensadas como apolíticas na constituição do Estado; 4. Compreender como o Estado é incorporado, transformado e rejeitado. 5. Analisar o Estado para além da dimensão de força e violência 6. Relacionar os conceitos e as teorias do Estado com experiências locais, individuais e quotidianas.
Programa
1. O Estado como objeto da Antropologia 2. Perspetivas Modernas, pós-coloniais e pós-estruturalistas do Estado 3. Legibilidade e governança 4. Do welfare state ao Estado neoliberal 5. O Estado no quotidiano: Burocracia, burocratas e policymakers 6. Lei, soberania e emergência 7. Estado e práticas ilegais 8. Dimensões discursivas e performativas do Estado
Método de Avaliação
a) Aula Expositiva, em cada aula será feita pelo docente a apresentação dos temas a tratar; b) Leitura orientada. A UC exige que o estudante trabalhe um conjunto alargado de textos que se repartem por livros (leitura parcial ou total) e artigos científicos. As leituras para cada matéria serão indicadas aos alunos, semanalmente, para discussão. Cada estudante apresentará uma leitura em aula. Sempre que não estiverem disponíveis na biblioteca do ISCSP, os materiais serão disponibilizados pelo docente na plataforma de e-learning. c) Discussão em sala de aula com vista ao desenvolvimento de espírito crítico e competências de argumentação. Avaliação ao longo do semestre que contempla: a) A participação nas discussões em sala de aula (20%) b) Ensaio individual (60%). Não serão admitidos ensaios que não tenham sido discutidos e acompanhados pela docente. c) Apresentação e discussão do ensaio em sala de aula (20 %)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 94.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- States and Illegal Practices: Heyman, Josiah (ed) 1999 Heyman, Josiah (ed) States and Illegal Practice. Bloomsbury Academic;
- States of Imagination: Ethnographic Explorations of the Postcolonial State: Hansen, Thomas Blom e Stepputat, Finn 2001 Hansen, Thomas Blom e Stepputat, F. 2001. States of Imagination: Ethnographic Explorations of the Postcolonial State. Duke University Press.
- Stategraphy. Toward a relational anthropology of the state.: Thelen, T. et al. 2017 Thelen, T. et al. 2017. Stategraphy. Toward a relational anthropology of the state. Oxford: Berghahn
- “The Anthropology of the State in the Age of Globalization: Close Encounters of the Deceptive Kind,”: Trouillot, Michel-Rolph 2003 Trouillot,Michel-Rolph . 2003. “The Anthropology of the State in the Age of Globalization: Close Encounters of the Deceptive Kind,” in Global Transformations: Anthropology and the Modern World .New York: Palgrave, 79-96.
- Affective States: entanglements, suspensions, suspicions.: Laszczkowski, M. & R 2018 Laszczkowski, M. & R 2018. Affective States: entanglements, suspensions, suspicions. Berghahn Books.
- Security, Territory, Population Lectures at the Collège de France, 1977- 1978,: Foucault, M. 2007 Foucault, M. 2007.Security, Territory, Population: Lectures at the Collège de France, 1977- 1978, trans. G. Burchell. Basingstoke and New York: Palgrave Macmillan.
- Vigiar e punir: nascimento da prisão: Foucault, M. 1987 Foucault, M. 1987. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes.
- Juger, reprimer, accompagner. Essai sur la morale de l'etat: Fassin, D. (org). 2013 Fassin, D. (org). 2013. Juger, reprimer, accompagner. Essai sur la morale de l'etat. Paris: Seuil
- The Signature of the State: The Paradox of Illegibility”: Das, Veena 2004 Das, Veena. 2004 “The Signature of the State: The Paradox of Illegibility” In: Anthropology in the Margins of the State. Veena Das and Deborah Poole (eds.) Oxford: James Currey. Pp. 225-252.
- Sobre o Estado- Curso no College de France (1989-1992): Bourdieu, Pierre 2018 Bourdieu, Pierre. 2018. Sobre o Estado- Curso no College de France (1989-1992). Lisboa: Ed. 70.
- Anthropology in the margins of the State: Das, V. & Poole, D. 2004 Das, V. & Poole, D. 2004. Anthropology in the margins of the State. Oxford: University Press.
- “Maddening States,”: Aretxaga, Begoña. 2003 Aretxaga, Begoña. 2003. “Maddening States,” Annual Review of Anthropology 32: 393-410.
- The Anthropology of Welfare "Reform": New Perspectives on U.S. Urban Poverty in the Post-Welfare Era: Morgen, S. e Maskovsky, J. 2003 Sandra Morgen and Jeff Maskovsky, The Anthropology of Welfare "Reform": New Perspectives on U.S. Urban Poverty in the Post-Welfare Era, Annual Review of Anthropology, 32: 315-338
Secundária
- The Anthropology of the State: a reader: Sharma & Gupta,A. 2006 Sharma & Gupta,A. 2006. The Anthropology of the State: a reader. Oxford: Blackwell.