Plano de Estudos
Seminário de Investigação: O Projeto 9800217
Contextos
Groupo: 7_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O propósito da unidade curricular é guiar os estudantes na preparação de uma proposta de pesquisa consistente e coerente capaz de vir a produzir uma peça de investigação que contribua para a resolução de um problema e para o avanço do conhecimento na Antropologia. No final desta unidade curricular, espera-se que os estudantes atinjam os seguintes objetivos de aprendizagem: Avaliar a importância do processo de escrita e revisão de propostas de investigação Completar uma proposta de pesquisa, fundada nos mais elevados padrões académicos de qualidade e de ética, a ser apresentada e discutida no Workshop de Pré-projetos e que possa, posteriormente, vir a ser revista com os orientadores e adaptada para ser submetida ao Conselho Científico.
Programa
1. Protocolo Códigos de boas práticas e de ética Regras de organização e de orientação 2. Preparando a Proposta de Pesquisa Tema, questões, hipóteses e objetivos de investigação Quadro teórico e revisão de literatura Desenho de pesquisa, métodos de investigação e estratégias analíticas Programa de trabalhos e calendarização 3. Processo de Revisão das Propostas de Pesquisa
Método de Avaliação
Metodologia de ensino-aprendizagem: A unidade curricular está organizada em formato de seminário, com apresentações e discussões. Grupos de pares serão essenciais no processo de revisão das propostas de investigação. Por vezes, outros investigadores serão convidados a participar em algumas sessões do seminário. Leitura crítica e orientação tutorial (gabinete e Fórum de e-learning). Espera-se que os estudantes sejam assíduos. O processo de avaliação tem as seguintes componentes: Construção da proposta de pesquisa, de forma autónoma, ao longo do semestre; Apresentação do 'work in progress' (peças do projeto) durante as sessões, de acordo com calendário definido pela equipa docente. Serão admitidas à avaliação final, apenas as propostas de projeto de pesquisa que tenham sido apresentadas e discutidas em sala de aula; Produção de Proposta de Pesquisa para o trabalho final de mestrado, com apresentação e discussão oral em época de exame (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 94.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Doing Anthropological Research: A Practical Guide: Natalie Konopinski 2014 Konopinski. N. (2014)Doing Anthropological Research: A Practical Guide.Londres: Routledge
- A antropologia e seus compromissos ou responsabilidades éticas. Em Fleischer, S. e Schuch, P. (org). Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Letras livres. Editora Unb. Brasília, pp. 25-38.: Oliveira, L. R. C. 2010 Oliveira, L. R. C. (2010). A antropologia e seus compromissos ou responsabilidades éticas. Em Fleischer, S. e Schuch, P. (org). Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Letras livres. Editora Unb. Brasília, pp. 25-38.
- Doing anthropological research: A practical guide: Konoponski, N. (ed.) 2014 Konoponski, N. (ed.) (2014). Doing anthropological research: A practical guide. London: Routledge.
- Anthropologists in the field. Cases in participant observation: Hume, L. and Mulcock, J. (eds) 2004 Hume, L. and Mulcock, J. (eds) (2004). Anthropologists in the field. Cases in participant observation. New York: Columbia University Press
- Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods approaches: Creswell, J. 2014 Creswell, J. (2014). Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. 4th ed. London: Sage Publications.
- The Sage handbook of qualitative research: Denzin, N. and Lincoln, Y. 2011 Denzin, N. and Lincoln, Y. (eds.) (2011). The Sage handbook of qualitative research. 4th ed. London: Sage Publications
- Research methods in Anthropology. Qualitative and quantitative approaches: Bernard, H. R 2006 Bernard, H. R. (2006). Research methods in Anthropology. Qualitative and quantitative approaches. 4th ed. Oxford: Altamira Press