Plano de Estudos

Leitura de Etnografia LE

Contextos

Groupo: 7_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular providencia aos estudantes estratégias, práticas e atividades para leitura de etnografia. No final da unidade curricular, os estudantes serão capazes de: 1. Pensar reflexivamente sobre a representação etnográfica; 2. Ler criticamente, analisar e discutir textos etnográficos e justapor uma variedade de géneros de escrita etnográfica com outras formas de representação cultural (filme, vídeo, materiais de museus e arquivos, performances, etc.); 3. Compreender as relações entre investigação etnográfica e escrita.

Programa

Módulo I: Etnografia, representação, autoria e escrita; Módulo II: Leitura e discussão de textos etnográficos de diferentes fases do desenvolvimento da antropologia (etnografias clássicas, etnografias recentes e outras formas de representação cultural)

Método de Avaliação

Métodos a utilizar no processo de ensino-aprendizagem: A unidade curricular está organizada em dois módulos: (I) aulas expositivas baseadas na leitura de textos de cunho teórico-metodológico; (II) seminário com foco na leitura, apresentação e discussão de textos etnográficos, com curtas aulas expositivas. Espera-se que venham a todas as aulas e estejam preparados para apresentar e discutir as leituras em profundidade. As discussões contarão com a presença de um apresentador e um discussant. Estará disponível orientação tutorial (gabinete e Fórum e-learning). Processo de avaliação: Leitura de um texto etnográfico e sumário (25% ); Recensão crítica de uma monografia (50%); Participação nas discussões em sala de aula (25%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 94.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • “Realism and Its Discontents: on the Crisis of Cultural Representation in Ethnographic Texts,”: Atkinson, Paul and Amanda Coffey. 1995 Atkinson, Paul and Amanda Coffey. “Realism and Its Discontents: on the Crisis of Cultural Representation in Ethnographic Texts,” pp 41-57 in Barbara Adam and Stuart Allan (eds.) Theorizing Culture: An Interdisciplinary Critique after Postmodernism. NY: New York University Press.
  • Women Writing Culture: Bear, Ruth e Gordon, Deborah A. 1995 Bear, Ruth e Gordon, Deborah A. 1995. Women Writing Culture. erkeley e Los Angeles: University of California Press
  • Terrenos Metropolitanos. Ensaios sobre Produção Etnográfica: Lima, A. e R. Sarró, R. (orgs.) 2006 Lima, A. e R. Sarró, R. (orgs.) (2006). Terrenos Metropolitanos. Ensaios sobre Produção Etnográfica, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
  • Experiências, Dilemas e Desafios do Fazer Etnográfico Contemporâneo.: Schuch, P., Vieira, M. S. e Peters, R. (orgs.) 2010 Schuch, P., Vieira, M. S. e Peters, R. (orgs.) (2010). Experiências, Dilemas e Desafios do Fazer Etnográfico Contemporâneo. Porto Alegre: UFRGS.
  • “Uma etnografia das práticas e dos processos de produção de conhecimento”: Veloso, L., Lucas, J., Rocha, P. 2015 Veloso, L., Lucas, J., Rocha, P. (2015). “Uma etnografia das práticas e dos processos de produção de conhecimento”, Sociologia, 29: 11-34.
  • How to Read Ethnography.: Gay y Blasco, P. & Wardle, H. 2019 Gay y Blasco, P. & Wardle, H. (2019). How to Read Ethnography. Abingdon: Routledge.
  • Writing Culture: The Poetics and Politics of Ethnography. Press: Clifford, J. & Marcus, G. E. 1988 Clifford, J. & Marcus, G. E. (1986). Writing Culture: The Poetics and Politics of Ethnography. Santa Fe, NM: School of American Research Press

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre