Plano de Estudos
Psicologia do Desenvolvimento e Ciclo de Vida 8014406
Contextos
Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
É objetivo global desta UC aprofundar e alargar os aspetos teóricos e práticos ligados ao desenvolvimento humano e aos ciclos de vida a ele associados, e sua ligação com o serviço social. Especificamente: -Compreender, conhecer e aplicar conceitos de desenvolvimento normativo e não normativo -Saber analisar o impacto da cultura, da história, da biologia e da estrutura social no ciclo de vida e nos processos de desenvolvimento -Saber identificar e caracterizar as diferentes etapas do ciclo de vida -Entender a universalidade e a unicidade desses processos, bem como as múltiplas áreas em que o processo de desenvolvimento acontece -Perceber os problemas que se colocam no desenvolvimento humano e as soluções encontradas pela ciência aplicada -Entender os conceitos e processos de mudança, transição e transformação; -Saber relacionar os processos de maturação biológica com os sociais e contextuais -Discutir criticamente as teorias sobre desenvolvimento e ciclo de vida e suas aplicações sociais
Programa
Perspectivas, contextos e conceitos do desenvolvimento humano, normativo e não normativo Relação entre Psicologia do Desenvolvimento e teorias do ciclo de vida Aplicação da Psicologia do desenvolvimento e ciclo de vida à intervenção em serviço social Estabilidade, mudança e transições Aprendizagem, crescimento, maturação, crises e adaptações Diversidade cultural e estádios de desenvolvimento individual:Das diferenças individuais ao património comum Diferentes caminhos no desenvolvimento:Género, etnicidade, estatuto económico, contextos socioculturais e papéis sociais Psicologia do desenvolvimento: da gestação à morte - Nascimento e Infância - Adolescência - Idade adulta jovem, média e tardia - Fim de vida e modelos de enfrentamento da morte Problemas e atrasos de desenvolvimento Teorias das mudanças físicas, cognitivas, emocionais, sociais, de personalidade, de raciocínio moral, motoras e de linguagem Respostas sociais adequadas ao desenvolvimento.
Método de Avaliação
As aulas usam uma pedagogia que integra metodologias teórico-práticas, formação de grupos para trabalho de equipa, elaboração de análise crítica, discussão e negociação entre pares. Todas as aulas são suportadas com bibliografia específica e outro material complementar que está disponível para os alunos via plataforma Moodle. Avaliação: A Avaliação é Contínua (AC): Esta modalidade de avaliação é constituída pelos seguintes elementos de avaliação: i) participação nos debates realizados em aula (10%); ii) trabalho de grupo com a matéria aplicada ao Serviço Social (40%, em que 20% da nota do trabalho de grupo corresponde à apresentação oral e 80% ao trabalho escrito) e iiI) teste escrito individual presencial em data a indicar no início do semestre (50%). Os alunos que não optarem pela avaliação Continua terão ao seu dispor a avaliação final em epoca regulamentar de exames, correspondente a 100% da nota final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Desenvolvimento humano: Papalia, D. E.,& Feldman, R. D 2013 Papalia, D. E.,& Feldman, R. D.(2013). Desenvolvimento humano. Porto Alegre: AMGH Ed.
- The expanding family life cycle: Individual, family, and social perspectives.: McGoldrick,M.,Preto,N.A.G.,& Carter,B.A 2015 McGoldrick,M.,Preto,N.A.G.,& Carter,B.A.(2015).The expanding family life cycle: Individual, family, and social perspectives. NY: Pearson.
- The Oxford handbook of human development and culture: An interdisciplinary perspective: Jensen, L. A. 2015 Jensen, L. A. (Ed.). (2015). The Oxford handbook of human development and culture: An interdisciplinary perspective. Oxford University Press.
- Fostering Development in Midlife and Older Age: A Positive Psychology Perspective.: Crăciun, I. C. 2023 Crăciun, I. C. (2023). Fostering Development in Midlife and Older Age: A Positive Psychology Perspective. Springer Nature.
- Developmental Psychology: Gillibrand,R.,Lam,V.,&O’Donnell,V.L 2016 Gillibrand,R.,Lam,V.,&O’Donnell,V.L.(2016).Developmental Psychology. Harlow:Pearson/Prentice Hall.
Secundária
- Families in later life: Challenges, opportunities, and resilience.: Walsh, F. 2015 Walsh,F. (2016). Families in later life: Challenges, opportunities,and resilience. In McGoldrick et al, The expanding family life cycle,261-277.
- Manual de psicología del desarrollo aplicada a la educación: Tinoco,V. et al. 2014 Tinoco,V. et al. (2014).Manual de psicología del desarrollo aplicada a la educación. Madrid:Ed.Pirámide.
- Developmental psychology: Childhood and adolescence: Shaffer,D.R.,&Kipp, K.( 2014 Shaffer,D.R.,&Kipp, K.(2014).Developmental psychology: Childhood and adolescence. Belmont, CA:Wadsworth.Cengage Learning
- Human Behavior In The Social Environment: Perspectives on Development and the Life Course.: Rogers, T.A.( 2016 Rogers, T.A.(2016).Human Behavior In The Social Environment: Perspectives on Development and the Life Course.N.Y & London: Routledge,Taylor&Francis.
- Racial perspective taking ability: Developmental, theoretical, and empirical trends.: Quintana, S.M. 2008 Quintana, S.M.(2008).Racial perspective taking ability: Developmental, theoretical, and empirical trends.Handbook of race, racism, and the developing child,16-36.N. Jersey:J. Wiley&Sons