Plano de Estudos

Economia Social 8014404

Contextos

Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Identificar o objeto e caracterizar a economia social enquanto ciência; 2. Identificar, descrever e distinguir perspetivas teórico-conceptuais e instrumentos metodológicos básicos de observação e análise do Mercado de Trabalho, das Desigualdades Económicas e da Pobreza, Privação e Exclusão Social; 3. Relacionar, analisar e interpretar com rigor a evidência empírica sobre a situação e as tendências no mercado de trabalho, na desigualdade e na pobreza (com especial enfoque no caso português); 4. Identificar os fundamentos e caracterizar os instrumentos mais comuns de intervenção pública no mercado de trabalho, na redistribuição do rendimento e na luta contra a pobreza e promoção da inclusão social e os seus efeitos (com especial referência ao caso português); 5. Desenvolver o espírito crítico para uma intervenção social informada e fundamentada de forma interdisciplinar, convocando para efeito o conhecimento científico da economia social.

Programa

1. Introdução à Economia Social Objeto da Economia Social Características da Economia Social enquanto ciência Capacidades humanas e necessidades humanas Seleção/construção de indicadores 2. Economia do Trabalho, Emprego e Desemprego Funcionamento do mercado de trabalho Explicações teóricas das diferenças salariais Desemprego e precariedade Políticas passivas e ativas do mercado de trabalho 3. Desigualdades Económicas Aspetos teórico-conceptuais na observação da desigualdade Distribuição do rendimento e da riqueza e medição da desigualdade Fontes das desigualdades económicas Políticas de redistribuição do rendimento 4. Pobreza, Privação e Exclusão Social Aspetos teórico-conceptuais na observação da pobreza Medição da pobreza e indicadores de pobreza e exclusão social Perspetivas sobre a pobreza e causas da pobreza Medidas de luta contra a pobreza e promoção da inclusão social Papel do Terceiro Sector na promoção da inclusão social e no combate à pobreza

Método de Avaliação

A metodologia de ensino inclui: aulas teórico-práticas, orientação tutorial e trabalho pessoal dos/as estudantes. A avaliação é realizada de acordo com as regras previstas no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do I Ciclo de Estudos do ISCSP. Na época normal, a avaliação contínua assenta em dois elementos de avaliação individual, escrita e presencial, ambos no formato de teste escrito realizado em sala de aula, no horário da unidade curricular, cada um com uma ponderação de 50%.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Desenvolvimento como liberdade: Sen, A. 1999/2000 Sen, A. (1999/2000). Desenvolvimento como liberdade [Capítulo3] (L. Motta, Trad.). São Paulo: Companhia das Letras.
  • Regime de Mínimos Sociais em Portugal.: Pereirinha, J. A. & Pereira, E. (coord.) 2021 Pereirinha, J. A. & Pereira, E. (coord.) (2021). Regime de Mínimos Sociais em Portugal [Capítulos 2 e 10]. Coimbra: Almedina
  • Rendimento Adequado em Portugal.: Pereirinha, J. A. (coord.), Pereira, E. F., Branco, F., Amaro, M. I., Costa, D. 2020 Pereirinha, J. A. (coord.), Pereira, E. F., Branco, F., Amaro, M. I., Costa, D., (2020), Rendimento Adequado em Portugal. Um estudo sobre o rendimento suficiente para se viver com dignidade em Portugal [Capítulos 3 e 8]. Coimbra: Almedina.
  • Observar a pobreza em Portugal: uma leitura crítica das principais abordagens à operacionalização do conceito de pobreza.: Pereira, E. 2010 Pereira, E. (2010). Observar a pobreza em Portugal: uma leitura crítica das principais abordagens à operacionalização do conceito de pobreza. Fórum Sociológico, 20, 57-66.
  • A Pobreza em Portugal: Trajetos e Quotidianos..: Diogo, F. (coord.), Palos, A. C., Rodrigues, C. F., Pereira, E., Ribeiro, F. B., et al. 2021 Diogo, F. (coord.), Palos, A. C., Rodrigues, C. F., Pereira, E., Ribeiro, F. B., et al. (2021). A Pobreza em Portugal: Trajetos e Quotidianos. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
  • Desigualdade. O que fazer?: Atkinson, A. 2016 Atkinson, A. (2016). Desigualdade. O que fazer? Lisboa: Bertrand Editora.
  • Understanding Poverty.: Alcock, P. 2006 Alcock, P. (2006). Understanding Poverty (3rd ed). London: Palgrave.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre