Plano de Estudos
Observatório de Serviço Social 8014212
Contextos
Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Após a conclusão desta UC, as/os estudantes devem ser capazes de: • Desenvolver o conhecimento de si mesmos e dos outros, reconhecendo a relação entre as expetativas pessoais e o sistema de valores do quadro axiológico do Serviço Social; • Demonstrar capacidades de observação e reflexão crítica acerca das realidades sociais e dos contextos de intervenção do Serviço Social; • Desenvolver competências interpessoais de trabalho em grupo • Demonstrar capacidades de comunicação oral • Demonstrar capacidades de gestão de informação e escrita académica.
Programa
I. Conhecer-se a si mesmo e aos outros: motivações pessoais para ser Assistente Social II. A profissão do SS: desafios atuais, princípios e valores III. Funções e competências pessoais, interpessoais e metodológicas IV. Contextos e práticas do SS em Portugal: Instituições, problemáticas, população alvo, recursos
Método de Avaliação
Conjugação de métodos expositivos e participativos-colaborativos, potenciadores de um pensamento reflexivo e crítico por parte das/os estudantes que as/os leve a posicionarem-se no mundo que as/os rodeia enquanto assistentes sociais. Para além das aulas teórico-práticas, a uc contará com a participação em aula de profissionais, bem como o uso de materiais áudio-visuais que permitam uma aproximação das/os estudantes à prática da profissão de Serviço Social, aos seus múltiplos campos de atuação e problemáticas, e uma crescente socialização na profissão. Avaliação: • Avaliação Contínua (AC): Inclui três elementos de avaliação: Entrevista em grupo a assistente social 15%: Portefólio individual - 35% (BI do aluno (5%), grelhas de convidado em sala de aula (15%), grelhas de visita a instituição (15%); Teste individual - 50% • Avaliação Final (AF): exame escrito 100%.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- To the top of the cliff: How social work changed with COVID-19.: Truell, R., & Crompton, S. 2020 International Federation of Social Workers.
- What is professional Social Work?: Payne, M. 2006 Payne, M. (2006). What is professional Social Work?. Basingstoke: Macmillan
- Global Standards for Social Work Education: Commission International Association of Schools of Social Work International Federation of Social Workers- Interim Education 2020 Commission International Association of Schools of Social Work International Federation of Social Workers- Interim Education (2020). Global Standards for Social Work Education, disponível em https://www.iassw-aiets.org/global-standards-for-social-work-education-and-training/
- Serviço Social na Saúde: Carvalho, M.I. (coord) 2012 Carvalho, M. I. (coord.) (2012). Serviço Social na Saúde. Lisboa: PACTOR
- Serviço Social no Envelhecimento: Carvalho, M. I. (coord.) 2013 Carvalho, M. I. (coord.) (2013). Serviço Social no Envelhecimento. Lisboa: PACTOR.
- Serviço Social com Famílias: Carvalho, M. I. (coord.) 2015 Carvalho, M. I. (coord.) (2015). Serviço Social com Famílias. Lisboa: PACTOR.
- Ser Assistente Social. Retrato (s) da profissão: Carvalho, M.I. (coord) 2020 Carvalho, M.I. (2020). Ser Assistente Social. Retrato (s) da profissão. Lisboa: PACTOR.
Secundária
- Serviço Social em educação.: Carvalho, M.I (Coord.). 2018 Lisboa: PActor.
- Serviço Social em catástrofes.: Carvalho, M.I (Coord.). 2020 Lisboa: PActor.
- Trabalhar com Inteligência Emocional: Goleman, D. 2012 Goleman, D. (2012). Trabalhar com Inteligência Emocional. Lisboa: círculo de leitores