Plano de Estudos
Teorias Contemporâneas em Serviço Social 8014310
Contextos
Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: Contextualizar o SS na relação estado/sociedade e como área do conhecimento das ciências sociais e humanas; Reconhecer o objeto e discutir o método de intervenção social no quadro da mudança social, direitos e justiça; Problematizar os principais paradigmas e as teorias do e para o SS; Sistematizar as teorias sociopolíticas do SS na contemporaneidade centradas na pessoa/sociedade; Refletir sobre os desafios do SS quanto à diversidade cultural, sustentabilidade ambiental, novas tecnologias e IA. Competências para: Compreensão do SS como uma disciplina transdisciplinar orientada pelas mudanças sociais e políticas; Aplicação do método de intervenção integrado como ponto de partida para a análise crítica e reflexiva de realidades sociais complexas; Reflexão crítica sobre as teorias para e do SS, e aplicação de teorias a práticas profissionais; Comprometimento com a defesa da justiça social, com o combate às injustiças e desigualdades, com o ativismo social e ambiental.
Programa
1.SS, sociedade e Estado de bem estar 2. SS como disciplina científica: Objeto(s), objetivo e método de intervenção multinível (micro, meso e macro e exo) 3. Paradigmas, teorias e perspetivas em SS 4. Teorias sociopolíticas centradas na mudança social 4.1 Estruturalistas e pós-estruturalistas 4.1.1 Abordagens radicais e críticas 4.1.2 Feminismo, Raça e abordagem Queer (LGBTQIA+) 5. Desafios e novas abordagens no SS: Agenda global, diversidade cultural, sustentabilidade ambiental, novas tecnologias e IA.
Método de Avaliação
Sessões expositivas baseadas em metodologias participativas que permitam o esclarecimento, clarificação e aprofundamento de conceitos e a reflexão conceptual dos temas em debate, com trabalhos individuais e de grupo, apresentação oral, e com a reflexão sobre relatos de experiência de convidados, profissionais de Serviço Social em sala de aula. Existem duas modalidades de avaliação 1 - Avaliação Contínua Normal (AC): • Teste individual escrito (60) - Este elemento individual tem de atingir uma classificação mínima de 7 valores • Um trabalho de grupo (40%) ponderado da seguinte forma: 25% para o trabalho escrito; e 15% para a discussão oral e para as tarefas realizadas na sala de aula (ver programação da UC). Não há avaliação individual dentro do trabalho de grupo nem para as tarefas na sala de aula. 2-Avaliação Final – Exame recurso e de exame especial para os estudantes que cumprem os critérios de elegibilidade do regulamento de avaliação: prova de exame escrito (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Theories, paradigms, and professional competencies in social work practice, in Social Work Practice A Competency-Based Approach: Poulin, J. Selina, M. 2019 Poulin, J. Selina, M. (2019) Theories, paradigms, and professional competencies in social work practice, in Social Work Practice A Competency-Based Approach, pp. 3-38.
- Global SW in a political context, radical perspetives: Ferguson, I., loakimidis, V., & Lavalete, M. 2018 Ferguson, I., loakimidis, V., & Lavalete, M. (2018). Global SW in a political context, radical perspetives. Bristol: Policy Press
- Social workers’ policy engagement: A review of the literature: Weiss-Gal, I. 2017 Weiss-Gal, I. (2017), Social workers’ policy engagement: A review of the literature. International Journal of Social Welfare, 26: 285-298.
- SW Theory: Sioban, M. & Harrison, R. 2015 Sioban, M. & Harrison, R. (2015).SW Theory, second edition, Great Britain: Kirwin Maclean Associates
- Five Theories in SW: Hutchinson, G.S. & Oltedal, S. 2014 Hutchinson, G.S. & Oltedal, S. (2014). Five Theories in SW, in https://brage.bibsys.no/xmlui/bitstream/handle/11250/141851/Hutchinson_GS.pdf.
- Serviço Social, Teorias e Práticas: Carvalho, M.I. & Pinto, C. 2014 Carvalho, M.I. & Pinto, C. (2014). Serviço Social, Teorias e Práticas, Lisboa: Pactor.
- Globalização e correlação de força: Faleiros, V.P. 2013 Faleiros, V.P. (2013). Globalização e correlação de forças, S.P. Cortez Ed
- Social work theories and methods,: Gray, M. & Webb, S 2009 Gray, M. & Webb, S. (2009). Social work theories and methods, London: SAGE.
Secundária
- SS em tempo de capital fetiche: Iamamoto, M. 2007 Iamamoto, M. (2007). SS em tempo de capital fetiche. São Paulo: Cortez Ed.
- Fundamentos do TS: TS Y epistemologia: Carrilho, J.M 2006 Carrilho, J.M.(2006).Fundamentos do TS: TS Y epistemologia. Valência: Tirant lo Blanch.