Plano de Estudos
Psicologia Social 8014311
Contextos
Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objectivos Gerais: ao longo desta UC o aluno deverá compreender o contexto em que surge a Psicologia Social, na sua ligação com o Serviço Social, adquirir as competências necessárias à analise critica e compreensão das variáveis implicadas no seu estudo; e, perceber a influência desta sub-disciplina cientifica ao nível do impacto que os resultados da mesma podem ter para o indivíduo, grupo, organização e sociedade. Objetivos Específicos: O aluno que complete com sucesso esta UC será capaz de: 1. Reconhecer e criticar as principais características da psicologia social na sua relação com o serviço social 2. Desenvolver planos de actuação e análise, integrando a perspectiva da Psicologia Social no Serviço Social aplicado
Programa
1. Psicologia Social: a sua origem e desenvolvimento 2. Cognição e emoção 2.1. O eu social 2.2. O perceptor social 2.3. O juiz social 3. Estabelecimento relacional 3.1. Comunicação 3.2. Persuasão 3.3. Relacionamentos próximos 4. A noção de pertença 4.1. O grupo social 4.2. Influência social 4.3. Comportamento grupal 4.4. Relações intergrupais 5. Psicologia Social na prática do Serviço Social
Método de Avaliação
Os métodos de ensino compreendem o expositivo e o interrogativo, os métodos ativos, com a realização de debates, estudos de caso e apresentação de trabalhos práticos. Todas as aulas são suportadas com bibliografia específica e outro material complementar que está disponível para os alunos via plataforma Moodle. Modalidade de Avaliação: Avaliação Contínua (AC): Esta modalidade de avaliação é constituída pelos seguintes elementos de avaliação: i) participação nos debates realizados em aula (10%); ii) trabalho de grupo com a matéria aplicada ao Serviço Social (40%, em que 20% da nota do trabalho de grupo corresponde à apresentação e 80% ao trabalho escrito. Nos trabalhos de grupo a nota é igual para todas e todos os estudantes, excepto se um dos elementos faltar sem justificação, sendo que aí terá a penalização da nota da apresentação) e iiI) teste escrito individual presencial em data a indicar no início do semestre (50%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Social Psychology (Fourteenth edition): Myers, D. G. & Twenge, J.M 2022 Myers, D. G. & Twenge, J.M. (2022). Social Psychology (Fourteenth edition). McGraw Hill.
- Together: The Science of Social Psychology.: Biswas‐Diener, R., Diener, E., 2017 Biswas‐Diener, R., Diener, E., & Series, N.T. (2017). Together: The Science of Social Psychology. Noba Project
- Social Psychology: Sutton, R., & Douglas, K. 2020 Sutton, R., & Douglas, K. (2020). Social Psychology (2nd Edition). New York: Palgrave MacMilan
Secundária
- Social Psychology (Fifteenth global edition): Branscombe, N.R. & Baron, R. A. 2023 Branscombe, N.R. & Baron, R. A. (2023). Social Psychology Fifteenth global edition. Pearson.
- Principles of Social Psychology: Jhangiani, R. and H. Tarry. 2014 Jhangiani, R. and H. Tarry. (2014). Principles of Social Psychology. 1st International Edition. Victoria, B.C.: BCcampus. Retrieved from https://opentextbc.ca/socialpsychology
- What do you do when things go right? The intrapersonal and interpersonal benefits of sharing positive events.: Gable, S. L., Reis, H. T., Impett, E. A., & Asher, E. R. 2004 Gable, S. L., Reis, H. T., Impett, E. A., & Asher, E. R. (2004). What do you do when things go right? The intrapersonal and interpersonal benefits of sharing positive events. Journal of personality and social psychology, 87(2), 228.