Plano de Estudos
Cidadania, Ética e Direitos Humanos 8014210
Contextos
Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os estudantes deverão ficar aptos a identificar os fundamentos da cidadania, da ética e dos direitos humanos, e a saber articulá-los com o Serviço Social. No final desta UC, o estudante deverá: -Conhecer e compreender as dimensões teóricas fundamentais destes três domínios de pensamento e de ação na sua relação com o Serviço Social; -Saber identificar problemáticas sociais e temas controversos no espaço público e, a seu respeito, tomar posição argumentativa fundamentada; -Revelar capacidade para recolher, selecionar e interpretar a informação pertinente no domínio estudado, mobilizando-a e articulando-a em contexto de avaliação de desempenho académico; -Demonstrar capacidade para discutir temas e tópicos relevantes, implicando-se ativamente nos debates desenvolvidos no contexto da formação; -Saber construir textos escritos de acordo com convenções e regras éticas vigentes no meio académico.
Programa
I. Enquadramento (o Serviço Social e a sua relação com a cidadania, a ética e os direitos humanos; as questões filosóficas relevantes) II. A cidadania e os direitos humanos como projeto civilizacional da dignidade humana (conceito e evolução histórica da cidadania; justiça e direitos humanos; fundamentação dos direitos humanos; diferentes gerações de direitos humanos; instrumentos internacionais dos direitos humanos) III. Ética como fundamento da cidadania (considerações gerais sobre a ética; teorias éticas e o problema da legitimação moral; ética aplicada) IV. O espaço público como contexto de cidadania democrática (o espaço público como domínio de participação cívica; a argumentação no espaço público; dimensões estruturais do espaço público) V. Dimensões psicológicas e biográficas da cidadania (desenvolvimento humano, desenvolvimento psicológico e desenvolvimento moral; personalidades históricas nas lutas pelos direitos cívicos)
Método de Avaliação
Método expositivo e métodos ativos: leitura e análise crítica de textos teóricos selecionados; visionamento, análise e discussão de documentos multimédia através de trabalho individual e/ou de grupo em sala de aula. A avaliação obedece ao disposto no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do I Ciclo. Avaliação em Época Normal: 2 tarefas escritas individuais, de aplicação do conhecimento (25% + 25%) e um teste escrito individual sobre toda a matéria lecionada (50%) Avaliação em Época de Recurso: prova de exame escrito (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Direitos Humanos e Serviço Social. Manual para Escolas e Profissionais de Serviço Social: ONU 1999 Lisboa: Departamento Editorial ISSSCO
- Human rights and social justice in a global perspective: An introduction to international social work: Mapps, S. C 2007 Oxford: Oxford University Press
- Horizontes da Ética. Para uma cidadania responsável: Magalhães, J.B. 2010 Porto: Edições Afrontamento
- Human rights and social work: Towards rights-based practice: Ife, J. 2008 Cambridge: Cambridge University Press
- As Inteligências Cidadãs. Como se adquire e inventa a palavra colectiva?: Hansotte, M. 2008 Lisboa: Edições Piaget.
- Ética Aplicada ao Serviço Social. Dilemas e Práticas Profissionais: Carvalho, M. I 2016 Lisboa: Pactor
- A Educação para a Cidadania no Século XXI. Trilhos de intervenção: Carmo, H. 2016 Lisboa: Escolar Editora.
- Ethics and values in social work: Banks, S. 2012 London: Palgrave Macmillan