Plano de Estudos

Introdução às Políticas de Educação, Formação e Emprego 8014216

Contextos

Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_1º semestre_LSS(PL)

Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_2º semestre_LSS(PL)

Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_2º semestre_LSS(PL)

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Sendo uma unidade curricular teórico-prática, visa desenvolver competências nos domínios cognitivo e das atitudes. No domínio cognitivo incide sobre as competências de aquisição, compreensão e aplicação. Pretende-se assim que os alunos identifiquem as principais perspetivas teóricas que têm dominado os discursos de reforma do sistema educativo e sejam capazes de refletir sobre os problemas e desafios que se colocam no domínio da educação na sociedade atual. Pretende-se que os alunos distingam os sistemas de educação dos da formação profissional, e dominem a linguagem e conceitos próprios da formação profissional e do emprego. Pretende-se que os alunos conheçam as metodologias de intervenção destas áreas, não descurando as competências de investigação no estudo e diagnóstico da realidade social para decisão sobre as formas de intervenção. Nas atitudes visa-se o desenvolvimento de competências de escuta ativa, respeito pelos outros, trabalho em grupo e de fundamentar opiniões.

Programa

1. Educação: Problemas, intervenção e investigação em Serviço Social 1.1. Educação e desigualdades sociais: Abordagens teóricas 1.2. Intervenção social em contexto educativo 1.3. Políticas, práticas e investigação em educação e o Serviço Social 2. A formação profissional: objectivos, estruturas e formas de intervenção 2.1. O sistema formativo: estruturas, organização, administração e modalidades 2.2. Qualificações e competências 2.3. A acção formativa 3. O emprego: transformações, condicionantes e intervenção técnica 3.1. Tendências de evolução do emprego em Portugal 3.2. As barreiras no acesso ao emprego 3.3. A intervenção técnica sobre o emprego

Método de Avaliação

Recurso a métodos de ensino expositivos e participativos, para a transmissão de conteúdos cognitivos de aquisição e compreensão. Recurso a métodos ativos como trabalhos individuais ou em grupo e discussões em grupo, permitem desenvolver competências de aplicação, de análise crítica e de aplicação dos conceitos, do domínio cognitivo. Permitem ainda desenvolver no domínio das atitudes, o trabalho em equipa, escuta ativa, e respeito pelos outros. No que respeita à avaliação, de acordo com o Regulamento de Avaliação, na Época Normal os alunos serão avaliados através de 2 testes escritos, individuais e presenciais, cada um com ponderação de 40% da nota final, e nos restantes 20% os alunos serão avaliados mediante análise individual de dois casos práticos. Nas restantes épocas de Recurso e Especial, a avaliação será realizada por exame final, escrito, individual e presencial, com a ponderação de 100% da nota final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Escolas e Estudantes da Europa: Martins, S.d.C. 2012 Martins, S.d.C. (2012). Escolas e Estudantes da Europa. Lisboa: Editora Mundos Sociais, pp. 77-118.
  • From The Great Recession to Labour Market Recovery: Islam, I.; Sher V. 2011 Islam, I.; Sher V. (2011) From The Great Recession to Labour Market Recovery. London: ILO/Palgrave.
  • Employment Policy in the European Union: Gold, M. 2009 Gold, M. (2009) Employment Policy in the European Union. London: Palgrave.
  • Políticas & valores em educação. Repensar a educação e a escola pública como um direito: Estêvão, C.V. 2012 Estêvão, C.V. (2012). Políticas & valores em educação. Repensar a educação e a escola pública como um direito. V.N. Famalicão: Edições Humus.
  • Educação, um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI: Delors, J. (Coord.) 1996 Delors, J. (Coord.) (1996). Educação, um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Porto: Edições ASA.
  • Traité des sciences et des techniques de la formation: Carré, P.; C. P.(Dir.) 1999 Carré, P.; C. P.(Dir.) (1999) Traité des sciences et des techniques de la formation. Paris: Dunod.
  • “Diversité et Convergences des Systèmes de Formation Professionnelle”: Caillods, F. 1994 Caillods, F. (1994) “Diversité et Convergences des Systèmes de Formation Professionnelle” Revue Internationale du Travail.2(133), p. 267-85.
  • Educação e Formação de Adultos. Políticas, Práticas e Investigação: Barros, R. 2011 Barros, R. (2011). Educação e Formação de Adultos. Políticas, Práticas e Investigação. Alcoforado, L. et al. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, pp. 29-37.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre