Plano de Estudos

Laboratório de Serviço Social 8014408

Contextos

Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum

Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LSS(PL)

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Após a conclusão desta UC, as/os estudantes devem ser capazes de: 1. Desenvolver habilidades de envolvimento interpessoal e construção de relacionamentos profissionais. 2. Demonstrar habilidades básicas de comunicação interpessoal (por exemplo, atendimento, feedback, incentivo, escuta ativa e comunicação empática e expressiva). 3. Demonstrar habilidades avançadas de comunicação interpessoal em configurações micro ou macro (por exemplo, sondar, questionar, contrair, parcializar, ir além do que é dito, refletir, comunicações complexas, defender os problemas dos clientes) 4. Demonstrar habilidades básicas de entrevista em todos os sistemas, incluindo preparação e estruturação de entrevistas. 5. Demonstrar competências na recolha de dados; anotações e registros; e documentação.

Programa

I. Ser assistente social – comportamento profissional II. Competências básicas de comunicação interpessoal III. A entrevista em serviço social: relação, recolha de informação e documentação IV. Competências de envolvimento e relacionamento

Método de Avaliação

A metodologia a desenvolver é participativa e colaborativa, visando o desenvolvimento e treino de competências profissionais e comportamento ético. Para além do trabalho em aula – com ênfase para análise e discussão de cenários práticos e exercícios de role-playing, serão realizadas visitas a organizações e/ou projetos de intervenção social, ilustrando um leque variado de problemáticas e perspetivas de intervenção do serviço social, promovendo-se deste modo um aprofundamento gradual do contacto das/os estudantes com a prática profissional. Existem duas modalidades de avaliação: • Avaliação Contínua (AC): consiste em dois elementos de avaliação 1. Trabalho de grupo - 60% (trabalho escrito 60% e apresentação oral 10%), apresentação e caracterização da intervenção do serviço social numa problemática específica escolhida pelo grupo; 2. Trabalho individual – 40% - teste escrito sobre os conteúdos da UC. • Avaliação Final (AF): prova de exame escrita (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Learning Social Work, between classroom and professional practices: A relational based social work with undergraduate students: Carvalho, M.I. 2022 Carvalho, M.I. (2022). Learning Social Work, between classroom and professional practices: A relational based social work with undergraduate students. Relational Social Work, 6(1), 19-38, doi: 10.14605/RSW612202.
  • Servico Social com famílias: Carvalho, MIC 2015 Carvalho, MIC (coord) (2015). Servico Social com famílias. Lisboa: Pactor
  • Serviço social na Saúde: Carvalho, MIC 2013 Carvalho, MIC (coord) (2013). Serviço social na Saúde. Lisboa: Pactor
  • Serviço Social no envelhecimento: Carvalho, MIC 2014 Carvalho, MIC (coord) (2014). Serviço Social no envelhecimento. Lisboa: Pactor
  • Serviço social, teorias e práticas: Carvalho, MIC., & Pinto, C. 2014 Carvalho, MIC., & Pinto, C. (coord) (2014).Serviço social, teorias e práticas. Lisboa: Pactor.
  • O Lugar dos Instrumentos no Serviço Social. Volume I - Instrumentos indiretos.: Brinca, J. (Coord.). 2020 Edições Esgotadas.
  • O Lugar dos Instrumentos no Serviço Social. Volume I - Instrumentos diretos.: Brinca, J. (Coord.). 2022 Edições Esgotadas.
  • Social work skills.: Trevithick, P. 2005 Berkshire: Open University Press.

Secundária

  • A dimensão técnico-operativa no Serviço Social: Desafios Contemporâneos: Santos, C.M., & Guerra, Y. 2012 Santos, C.M., & Guerra, Y. (2012). A dimensão técnico-operativa no Serviço Social: Desafios Contemporâneos. Juiz de Fora: Editora UFJF.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre