Plano de Estudos

Desenvolvimento Comunitário 8014603

Contextos

Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Analisar a relevância do Desenvolvimento Comunitário (DC) na resolução de problemas sociais no contexto atual 2. Discutir os conceitos associados e campo de atuação do DC 3. Utilizar os contributos das abordagens da Antropologia Aplicada, Sociologia de Intervenção e Sustentabilidade para fundamentar projetos de desenvolvimento comunitário 4. Aplicar a metodologia do DC na conceção de projetos de intervenção social (diagnóstico, planeamento, implementação e avaliação) 5. Comunicar ideias de forma crítica, lógica e criativa, de acordo com as normas académicas e éticas aplicáveis a uma Licenciatura

Programa

1. O contexto do DC: passado, presente e futuro 1.1 Tradição, modernidade e mudança 1.2 Breve enquadramento histórico do DC 1.3 Áreas estratégicas para o DC no século XXI 2. DC: conceitos e prática 2.1 Os conceitos de Desenvolvimento e Comunidade 2.2 O conceito e prática do DC 3. Contributos teóricos para a prática do DC 3.1 Antropologia Aplicada 3.2 Sociologia de Intervenção e Não Violência Ativa 3.3 Sustentabilidade 4. Metodologia da intervenção comunitária 4.1 Estudo e diagnóstico 4.2 Planeamento e implementação 4.3 Monitorização e avaliação 5. Campos específicos do desenvolvimento comunitário (apresentação de trabalhos de grupo)

Método de Avaliação

Através da leitura de um conjunto de textos obrigatórios e de exposições realizadas em aula, cada aluno é convidado a exercitar a sua capacidade de análise crítica, no sentido da operacionalização dos conhecimentos. São utilizados métodos ativos de aprendizagem que envolvam os alunos na realização de atividades de análise e aplicação de conceitos, resultando na aquisição de competências teóricas e metodológicas essenciais para o exercício de funções na área do Serviço Social, em diferentes situações de trabalho em contexto macrossocial. Neste sentido, serão utilizados os estudos de casos e as dinâmicas de grupo, bem como o método de Project-Based Learning. Sistema de Avaliação: A. Avaliação contínua (Época Normal): Constituída por dois elementos de avaliação: 1) Teste individual (50%); 2) Trabalho de grupo (50%). B. Avaliação Final: Exame de avaliação de conhecimentos escrito na Época de Recurso e/ou na Época Especial (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Social Work Methods and Skills: The Essential Foundations of Practice. London: Macmillan.: Healy, K. 2012 Healy, K. (2012). Social Work Methods and Skills: The Essential Foundations of Practice. London: Macmillan.
  • The Short Guide to Community Development: Gilchrist & Taylor 2016 Gilchrist & Taylor (2016). The Short Guide to Community Development. Bristol: Policy Press. 2nd edition.
  • Social Work and Community Development.: Lynch, D. & Forde, C. 2015 London: Palgrave Macmillan.
  • A intervenção comunitária na prática do Serviço Social: um imperativo na conjuntura socioeconómica atual?: Esgaio, A. (2014) 2014 In Maria Irene Carvalho & Carla Pinto. Serviço Social: Teorias e práticas. Lisboa: Lidel, PACTOR, pp. 205-223.
  • Parcerias em Contexto local: Um caminho para a sustentabilidade? O caso de Oeiras.: Carmo, H. & Esgaio, A. 2014 In M. J. Santos et al. Responsabilidade Social: Na Governação, nas Empresas e nas Organizações não Empresariais. Lisboa: Almedina, 33-53.
  • A paz e a cidadania global no contexto de uma estratégia de educação para a cidadania,: Carmo, H. 2016 in Simpósio Internacional de Educação e Pedagogia sobre Paz e cidadania global (15-16 de setembro de 2016)
  • Desenvolvimento Comunitário: Carmo, H. (Coord.) 2014 Lisboa, ISCSP- UL e Universidade Aberta (e-book), 3ª edição aumentada

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre