Plano de Estudos

Serviço Social na Deficiência e na Saúde Mental 8014115

Contextos

Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_1º semestre_LSS(PL)

Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_2º semestre_LSS(PL)

Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_1º semestre_LSS(PL)

Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LSS(PL)

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular visa habilitar as/os estudantes para a intervenção social junto de pessoas com deficiência ou problemas de saúde mental e suas famílias, na perspetiva dos direitos humanos. Assim, no final desta unidade as/os estudantes deverão: - Conhecer os diferentes modelos de abordagem à deficiência e saúde mental e compreender as suas consequências na vida destas pessoas e das suas famílias; - Conceptualizar a deficiência e a saúde mental como questões de direitos humanos; - Conhecer as políticas para a deficiência e saúde mental em Portugal e os principais instrumentos jurídicos e políticos atuais; - Demonstrar capacidade para apreender e analisar criticamente as complexidades inerentes à experiência da deficiência e da saúde mental e intervir, do lugar do Serviço Social, sobre as questões mais pertinentes que se colocam a estas pessoas e às suas famílias.

Programa

1. O que é a deficiência? Modelos de abordagem à deficiência A deficiência como uma questão de direitos humanos 2. Enquadramento jurídico da deficiência em Portugal 3. O papel do Serviço Social na deficiência: Intervenção com crianças e famílias Intervenção com jovens e adultos 4. O que é a Saúde mental? Perspetivas teóricas, princípios e modelos A saúde mental como uma questão de direitos humanos 5. Enquadramento jurídico, política de saúde mental e dispositivos atuais 6. O papel do Serviço Social em Saúde Mental Intervenção com crianças e jovens Intervenção com adultos Intervenção com pessoas idosas

Método de Avaliação

Metodologia de Ensino Aulas teórico-práticas e métodos ativos de ensino/aprendizagem para estimular a participação das/os estudantes em sala de aula, análise e discussão de casos práticos para desenvolver conhecimentos teóricos e competências práticas. Acompanhamento tutorial dos alunos na realização de trabalhos de projeto. Metodologia de Avaliação: Nesta unidade curricular estão disponíveis duas modalidades de avaliação: Avaliação Contínua (AC): Envolve a realização de um trabalho de grupo, dividido em dois momentos (Exercício 1 (10%) e Exercício 2 (30%), sendo que não há avaliação individual dentro do trabalho de grupo); e um teste individual escrito (60%); Avaliação final (AF): Exame final escrito (100%).  

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

  • Social work with disabled people: Oliver, M. , Sapey, B. & Thomas, P. 2012 London: Palgrave

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre