Plano de Estudos
Serviço Social na Deficiência e na Saúde Mental 8014115
Contextos
Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_1º semestre_LSS(PL)
Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_2º semestre_LSS(PL)
Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_1º semestre_LSS(PL)
Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LSS(PL)
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular visa habilitar as/os estudantes para a intervenção social junto de pessoas com deficiência ou problemas de saúde mental e suas famílias, na perspetiva dos direitos humanos. Assim, no final desta unidade as/os estudantes deverão: - Conhecer os diferentes modelos de abordagem à deficiência e saúde mental e compreender as suas consequências na vida destas pessoas e das suas famílias; - Conceptualizar a deficiência e a saúde mental como questões de direitos humanos; - Conhecer as políticas para a deficiência e saúde mental em Portugal e os principais instrumentos jurídicos e políticos atuais; - Demonstrar capacidade para apreender e analisar criticamente as complexidades inerentes à experiência da deficiência e da saúde mental e intervir, do lugar do Serviço Social, sobre as questões mais pertinentes que se colocam a estas pessoas e às suas famílias.
Programa
1. O que é a deficiência? Modelos de abordagem à deficiência A deficiência como uma questão de direitos humanos 2. Enquadramento jurídico da deficiência em Portugal 3. O papel do Serviço Social na deficiência: Intervenção com crianças e famílias Intervenção com jovens e adultos 4. O que é a Saúde mental? Perspetivas teóricas, princípios e modelos A saúde mental como uma questão de direitos humanos 5. Enquadramento jurídico, política de saúde mental e dispositivos atuais 6. O papel do Serviço Social em Saúde Mental Intervenção com crianças e jovens Intervenção com adultos Intervenção com pessoas idosas
Método de Avaliação
Nesta unidade curricular estão disponíveis duas modalidades de avaliação: Avaliação Contínua (AC): Envolve a realização de um trabalho de grupo, dividido em dois momentos (Exercício 1 (10%) e Exercício 2 (30%), sendo que não há avaliação individual dentro do trabalho de grupo); e um teste individual escrito (60%); Avaliação final (AF): Exame final escrito (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Mental health recovery paradigm: Implications for social work.: Carpenter, J. 2002 Carpenter, J. (2002). Mental health recovery paradigm: Implications for social work. Health & Social Work, 27(2), 86-94.
- Participação e empowerment das pessoas com doença mental e seus familiares.: Ornelas, J., Monteiro, F. J., Moniz, M. J. V., & Duarte, T. 2005 Ornelas, J., Monteiro, F. J., Moniz, M. J. V., & Duarte, T. (2005). Participação e empowerment das pessoas com doença mental e seus familiares. AEIPS Edições.
- Estratégia Nacional para a Inclusão de Pessoas com Deficiência, 2021-2025: Resol. Cons. Min. nº 119/2021 2021 PuDiário da República n.º 169/2021, Série I de 2021-08-31
- Modelos de abordagem à deficiência: que implicações para as políticas públicas?: Pinto, P.C. 2015 Revista Ciências e Políticas Públicas, vol. I (1), pp.174-200.
- Pinto, Paula C. "O envelhecimento das pessoas com deficiência: problemáticas e perspetivas na ótica do Serviço Social".: Pinto, P.C. 2013 In M.I.Carvalho (org), Serviço Social no Envelhecimento , pp. 123-136. Lisboa: Pactor.
- Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Comentário.: Gomes, J.C., Neto, L., e Vítor, P. (orgs.) 2020 Lisboa: INCM.
- Pessoas com deficiência em Portugal.: Fontes, F. 2016 Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
- "Serviço Social na área da Saúde Mental: Princípios, modelos e práticas".: Fazenda, I. 2012 In M.I. Carvalho (coord.), Serviço Social na Saúde , pp. 219-250. Lisboa: Pactor.
- Social workers putting into practice the Convention on the Rights of Persons with Disabilities: Knevel, J., Wilken, J. P., & Schippers, A. 2023 Knevel, J., Wilken, J. P., & Schippers, A. (2023). Social workers putting into practice the Convention on the Rights of Persons with Disabilities. Journal of Human Rights and Social Work, 8(3), 302-315.
- The social and human rights models of disability: towards a complementarity thesis.: Lawson, A., & Beckett, A. E. 2021 Lawson, A., & Beckett, A. E. (2021). The social and human rights models of disability: towards a complementarity thesis. The International Journal of Human Rights, 25(2), 348-379.
- Pessoas com Deficiência em Portugal - Indicadores de Direitos Humanos 2024.: Pinto, P.C., Moutinho, C., Pinto, T.& Neca, P. 2025 Pinto, P.C., Moutinho, C., Pinto, T.& Neca, P. (2025). Pessoas com Deficiência em Portugal - Indicadores de Direitos Humanos 2024. ISCSP-ULisboa.
- A human rights approach to disability assessment. : Waddington, L., &; Priestley, M. 2021 Waddington, L., &; Priestley, M. (2021). A human rights approach to disability assessment. Journal of International and Comparative Social Policy, 37(1), 1-15. https://doi.org/10.1017/ics.2020.21
Secundária
- Social work with disabled people: Oliver, M. , Sapey, B. & Thomas, P. 2012 London: Palgrave
- Deficiência em Portugal: Lugares, Corpos e Lutas.: Fontes, F., Martins, B.S 2023 Fontes, F., Martins, B.S. (org.) (2023.) Deficiência em Portugal: Lugares, Corpos e Lutas. CES.
- Rights-based social work and the named social worker for adults with learning disabilities: A policy intervention 50 years in the making.: James, E. 2021 James, E. (2021). Rights-based social work and the named social worker for adults with learning disabilities: A policy intervention 50 years in the making. The British Journal of Social Work, 51(4), 1259-1276.