Plano de Estudos
Serviço Social com Indivíduos e Famílias 8014407
Contextos
Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum
Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LSS(PL)
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Proporcionar aos alunos instrumentos metodológicos para a intervenção do serviço social junto de indivíduos e famílias com problemas de natureza diversa, no sentido da sua resolução Competências: instrumentais - Capacidade de analisar e sintetizar os diferentes momentos da metodologia de serviço social individualizado, realizando a sua aplicação em situações concretas e estimulando o tratamento e análise de informação. interpessoais - Capacidade de trabalhar em grupo, com particular atenção às questões da cooperação e liderança, capacidades de compreensão empática, escuta activa, capacidade de não-julgamento, bem como técnicas de comunicação eficaz. sistémicas - Auto-motivação para a aprendizagem contínua, capacidade de aplicar ferramentas metodológicas a uma diversidade de situações, desenvolvimento de preocupações com a adequação da intervenção a desenvolver, no sentido da sua qualidade
Programa
I - Introdução à intervenção do serviço social individualizado 1. Aspetos conceptuais: introdução 2. O relacionamento no serviço social individualizado 2.1. Definição 2.2. Princípios e condições necessárias do relacionamento de ajuda II - O processo de intervenção do serviço social individualizado 3. Principais instrumentos de apoio ( técnicas de registo, análise e avaliação) 4. Avaliação diagnóstica 4.1 Estudo psicossocial e avaliação diagnóstica 4.2 A entrevista em Serviço Social individualizado 5. A contratualização e o planeamento da intervenção 5.1 O contrato 5.2 O plano de ação 6. A execução do plano de intervenção (acompanhamento e monitorização) 6.1 Ações diretas 6.2 Ações indiretas 7. Avaliação e encerramento III. A prática do serviço social com famílias 8. A intervenção centrada na família 8.1 A entrevista familiar 8.2 Contextos de atuação
Método de Avaliação
Sessões de carácter expositivo dos conteúdos, combinadas com uma metodologia participativa dos alunos, através da aplicação dos conhecimentos em situações concretas, apresentação em contexto de sala e análise crítica, como forma de potenciar aprendizagens teórico-práticas integradas. Avaliação: Avaliação Contínua: dois elementos de avaliação 1.Análise de cenário prático em pequeno grupo no período de aula (30%) 2. Teste individual com cenário prático (70%). Ambos os elementos são com consulta bibliográfica. Avaliação final: exame final com consulta bibliográfica (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Metodologia da intervenção em trabalho social: Robertis, Cristina de 2011 Porto, Porto Editora
- , Fundamentos teóricos do Serviço Social Individualizado,: Garcia, Tomás Fernández & Romero, Laura 2014 in Carvalho, Maria Irene & Pinto, Carla (Coords.), Serviço Social, Teorias e Práticas, Lisboa, Pactor
- Trabajo Social Individualizado metodología de intervención,: Garcia, Tomás Fernández & Romero, Laura Ponce de León 2012 Madrid, Ediciones Académicas
- Trabajo social com casos,: Garcia, Tomás Fernández (Coord.) 2008 Madrid, Alianza Editorial
- Intervenção do Serviço social com indivíduos e famílias: Carvalho, Maria Irene & Pinto, Carla 2015 in Carvalho, Maria Irene (coord.), Serviço Social com famílias, Lisboa, Pactor
Secundária
- Dinâmicas e práticas do trabalhador social,: Weber, Philippe 2011 Porto, Porto Editora
- El acompañamiento social como herramienta de lucha contra la exclusión.: Eransus, Begoña Pérez 2004 Documentación social , nº 134 , 89-108