Plano de Estudos
Espanhol A2 (Nível II) 9229213
Contextos
Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_2º semestre_LSS
Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_2º semestre_LSS
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Consolidação e ampliação da competência adquirida no semestre anterior e aquisição dos conteúdos que o Quadro Comum de Referencia para as Línguas (QECR) estabelece para o nível A2. Adquirir estratégias para activar os conhecimentos de regras gramaticais e funcionais adequados para actuar em diversos contextos de comunicação. Oferecer distintas informações de uma forma correcta e fluida. Ser capaz de falar de experiências próprias e alheias. Dominar estratégias de comunicação que façam consolidar a sua aprendizagem. Adquirir autonomia para aprofundar o conhecimento da língua nos distintos âmbitos sociais.
Programa
Falar de experiências e habilidades. Fazer recomendações. Exprimir gostos e preferências. Falar de viagens. Pedir coisas e favores. Falar de actividades de lazer. Relatar experiências passadas. Falar de intenções e projectos. Valorizar experiências. Aconselhar. Pedir num estabelecimento público. Relatar no passado. Falar de hábitos, costumes e circunstâncias no passado. Valorar e opinar. Revisão de presentes regulares e irregulares. Estar + gerundio. Pretérito Perfeito. Ir + infinitivo. Pronomes de OD. Formas impessoais com se. Pretérito Indefinido. Usos dos verbos ser e estar. Contraste Pto. Perfeito / Pto. Indefinido. Pretérito Imperfeito. Contraste Pto. Indefinido / Pto. Imperfeito. Forma do Imperativo e usos determinados.
Método de Avaliação
Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar regularmente em todas as actividades de aprendizagem. Os estudantes deverão realizar tarefas de preparação nas aulas dependendo das competências a adquirir, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidades de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes individuais escritos (50%+50%). De acordo com o número 1 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a Avaliação Contínua (AC) “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. - Avaliação Final (AF) - exame final escrito (100%). O docente deve ser obrigatoriamente informado por escrito da opção por AC até duas semanas após o início das aulas. Em caso de desistência da AC, o docente deve ser obrigatoriamente informado até uma semana antes da realização do primeiro elemento de avaliação. Nas épocas de recurso e especial Exame Escrito.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Campus Sur A1-B1 Cuaderno de Ejercicios A1-B1: Moreno, T; Salamanca, P; Buyse, K.; Rosales, F. 2017 Moreno, T; Salamanca, P; Buyse, K.; Rosales, F. (2017). Campus Sur A1-B1 Curso Intensivo de Español A1-B1. Difusión. Barcelona Moreno, T; Salamanca, P; Buyse, K.; Rosales, F. (2017). Campus Sur A1-B1 Cuaderno de Ejercicios A1-B1. Difusión. Barcelona
- Campus Sur A1-B1 Curso Intensivo de Español A1-B1: Moreno, T; Salamanca, P; Buyse, K.; Rosales, F. 2017 Moreno, T; Salamanca, P; Buyse, K.; Rosales, F. (2017). Campus Sur A1-B1 Curso Intensivo de Español A1-B1. Difusión. Barcelona
Secundária
- Atividades gratuitas da Aveteca do Instituto Cervantes para vários níveis.: S/A 2021 Atividades gratuitas da Aveteca do Instituto Cervantes para vários níveis.
- Diccionario Abreviado de Uso del Español Actual: S/A 2003 Diccionario Abreviado de Uso del Español Actual (2003). SGEL: Madrid
- Gramática básica del estudiante de español: Alonso, R. et al. 2011 Alonso, R. et al. (2011). Gramática básica del estudiante de español, Difusión, Barcelona Diccionario Abreviado de Uso del Español Actual (2003). SGEL: Madrid