Plano de Estudos

Serviço Social com Crianças e Jovens 9238506

Contextos

Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Habilitar os estudantes com os conhecimentos e treinos básicos, específicos do serviço social com crianças e jovens, que lhes permitam elaborar diagnósticos, simultaneamente mais precisos e ajustados, delinear e implementar intervenções adequadas, e usar a avaliação do processo como instrumento na redefinição de estratégias. Os estudantes deverão ser capazes de compreender as especificidades do serviço social com crianças e jovens e intervir (concebendo, implementando e avaliando processos) diferencialmente em função da situação de necessidade social que lhe dá origem.

Programa

1. Aspetos conceptuais e perspetivas contemporâneas sobre a infância e a juventude 2. Crianças e Jovens em Risco e/ou Perigo 2.1. Conceitos 2.2. Crianças e Jovens em Perigo em Portugal 2.3. O modelo português de proteção de crianças e jovens 3. Sistema de Justiça e Tutela Educativa de crianças e jovens 3.1. Sistema Tutelar Educativo 3.2. Processo Tutelar Educativo 3.3. Medidas Tutelares Educativas 4. Serviço social com crianças e jovens 4.1. Modelos de intervenção social com crianças e jovens 4.2. Ética e deontologia no serviço social com crianças e jovens 4.3. Etapas da Intervenção 4.4. Algumas estratégias de intervenção

Método de Avaliação

Método expositivo com amplo recurso a exemplos, discussões temáticas orientadas, orientação de trabalhos práticos e apresentação de projetos por interventores sociais. Existem duas modalidades de avaliação: Avaliação Final (prova de exame escrito, 100%) ou Avaliação Contínua (teste escrito, 75%; trabalhos de grupo, 25%). O acesso à modalidade de Avaliação Contínua implica a adesão dos estudantes através da plataforma de e -learning.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Child-centred social work: theory and pratice: Barnes, V. 2018 Barnes, V. (2018). Child-centred social work: theory and pratice (1ª ed.). Ed. Palgrave Macmillan.
  • Serviço Social em Educação: Carvalho, M. I. 2018 Carvalho, M. I. (coord.) (2018). Serviço Social em Educação (1ª ed.). Pactor.
  • Pensar o Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens: Carvalho, M.J.L & Salgueiro, A. 2018 Carvalho, M.J.L & Salgueiro, A. (2018). Pensar o Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens (1ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.
  • Guia de Orientações para os Profissionais da Acção Social na Abordagem de Situações de Maus Tratos ou outras Situações de Perigo: CNPCJR 2011 CNPCJR (2011). Guia de Orientações para os Profissionais da Acção Social na Abordagem de Situações de Maus Tratos ou outras Situações de Perigo. Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco.
  • Serviço Social e Modelos de Bem-Estar para a Infância: Ferreira, J. M. L. 2011 Ferreira, J. M. L. (2011). Serviço Social e Modelos de Bem-Estar para a Infância: Modus Operandi do Assistente Social na Promoção da Proteção à Criança e à Família (1ª ed.). Quid Juris.
  • Parentalidade: um contexto de mudanças. Lisboa: Mesquita, M. 2013 Mesquita, M. (2013). Parentalidade: um contexto de mudanças (1ª ed.). ISCSP.
  • Social work with children and families: O'Loughlin, M., & O'Loughlin, S. 2016 O'Loughlin, M., & O'Loughlin, S. (2016). Social work with children and families (4ª ed.). SAGE.

Secundária

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  • Maus-tratos à criança: Azevedo, M. C., & Maia, A. C. 2006 Azevedo, M. C., & Maia, A. C. (2006). Maus-tratos à criança. Lisboa: Climepsi Editores
  • Competências Sociais: aspectos comportamentais, emocionais e de aprendizagem: Lopes, J. A., Rutherford, R. B., Cruz, M. C., Mathur, S. R., & Quinn, M. M 2006 Lopes, J. A., Rutherford, R. B., Cruz, M. C., Mathur, S. R., & Quinn, M. M. (2006). Competências Sociais: aspectos comportamentais, emocionais e de aprendizagem. Braga: Psiquilíbrios.
  • Crianças em Risco e Perigo: Contextos, Investigação e Intervenção: Magalhães, E., Monteiro, L., & Calheiros, M. M. 2023 Magalhães, E., Monteiro, L., & Calheiros, M. M. (2023). Crianças em Risco e Perigo: Contextos, Investigação e Intervenção (Vol. 6). Lisboa: Edições Sílabo.
  • Delinquências Juvenis: Trajectórias, intervenção e prevenção: Negreiros, J. 2008 Negreiros, J. (2008). Delinquências Juvenis: Trajectórias, intervenção e prevenção. Porto: Legis Editora.
  • O Mundo da Criança: Papalia, D. E., Olds, S. W., & Feldman, R. D. 2001 Papalia, D. E., Olds, S. W., & Feldman, R. D. (2001). O Mundo da Criança (8ª ed.). Lisboa: McGraw-Hill.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre