Plano de Estudos

Teorias Contemporâneas em Serviço Social 9238310

Contextos

Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum

Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos Refletir sobre o processo de construção do SS na relação Estado/sociedade; Entender o SS como área do conhecimento das ciências sociais e humanas e os seus principais paradigmas; Reconhecer os objetos, método e metodologias do SS no quadro da mudança social, direitos e justiça; Refletir sobre as teorias sociopolíticas do SS na contemporaneidade centradas na pessoa/sociedade (SS estrutural, Pós-estrutural; Radical; Crítico, Feminismo, Racismo, Queer, sustentabilidade ambiental). Competências para: Compreensão do pensamento do SS no contexto das mudanças sociais e políticas; Interiorização das teorias, atitudes e valores do SS de acordo com princípios universais e culturais específicos; Aplicação do método de intervenção integrado como ponto de partida para a análise crítica e reflexiva de realidades sociais complexas; Comprometimento com a defesa da justiça social, com o combate às injustiças e desigualdades, com o ativismo social e ambiental.

Programa

1.Serviço Social, sociedade e Estado 2. Compromisso do Serviço Social com a mudança, os direitos e a justiça social. 3.Serviço Social como disciplina científica: Objeto(s), objetivo e método 4. Teorias e campos paradigmáticos do Serviço Social 5. Teorias sociopolíticas centradas na mudança social 5.1 Estruturalistas e pós-estruturalistas 5.1.1 Abordagens radicais e críticas 5.1.2 Feminismo, Racismo e abordagem Queer (LGBTQIA+) 6. Desafios e novas abordagens no Serviço Social: Agenda global, diversidade cultural, digitalização e sustentabilidade ambiental.

Método de Avaliação

Sessões expositivas baseadas em metodologias participativas que permitam o esclarecimento, clarificação e aprofundamento de conceitos e a reflexão conceptual dos temas em debate, com trabalhos individuais e de  grupo, apresentação oral, e com a reflexão sobre relatos de experiência de convidados, profissionais de Serviço Social em sala de aula. Modalidades de avaliação: 1 - Avaliação Contínua (AC): A avaliação contínua implica a aderência do estudante às tarefas a seguir discriminadas: Teste individual escrito (50%); um trabalho de grupo (50%) ponderado da seguinte forma: 25% para o trabalho escrito; 10% apresentação oral; e 15% para as tarefas realizadas na sala de aula. 2-Avaliação Final (AF): prova de exame escrito (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Theories, paradigms, and professional competencies in social work practice, in Social Work Practice A Competency-Based Approach,: Poulin, J. Selina, M. 2019 Poulin, J. Selina, M. (2019) Theories, paradigms, and professional competencies in social work practice, in Social Work Practice A Competency-Based Approach, pp. 3-38.
  • Global SW in a political context, radical perspetives: Ferguson, I., loakimidis, V., & Lavalete, M 2018 Ferguson, I., loakimidis, V., & Lavalete, M. (2018). Global SW in a political context, radical perspetives. Bristol: Policy Press
  • Social workers’ policy engagement: A review of the literature.: Weiss-Gal, I. 2017 Weiss-Gal, I. (2017), Social workers’ policy engagement: A review of the literature. International Journal of Social Welfare, 26: 285-298. https://doi.org/10.1111/ijsw.12239
  • SW Theories: Sioban, M. & Harrison, R. 2015 Sioban, M. & Harrison, R. (2015).SW Theory, second edition, Great Britain: Kirwin Maclean Associates
  • Five Theories in SW: Hutchinson, G.S. & Oltedal, S. 2014 Hutchinson, G.S. & Oltedal, S. (2014). Five Theories in SW, in https://brage.bibsys.no/xmlui/bitstream/handle/11250/141851/Hutchinson_GS.pdf.
  • Serviço Social, Teorias e Práticas: Carvalho, M.I. & Pinto, C. 2014 Carvalho, M.I. & Pinto, C. (2014).Serviço Social, Teorias e Práticas, Lisboa: Pactor.
  • Globalização e correlação de forças: Faleiros, V.P. 2013 Faleiros, V.P. (2013). Globalização e correlação de forças, S.P. Cortez Ed
  • Social work theories and methods: Gray, M. & Webb, S. 2009 Gray, M. & Webb, S. (2009). Social work theories and methods, London: SAGE.

Secundária

  • Fundamentos do TS: TS Y epistemologia: Carrilho, J.M. 2006 Carrilho, J.M.(2006).Fundamentos do TS: TS Y epistemologia. Valência: Tirant lo Blanch.
  • SS em tempo de capital fetiche: Iamamoto, M. 2007 Iamamoto, M. (2007). SS em tempo de capital fetiche. São Paulo: Cortez Ed.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre