Plano de Estudos

Psicologia do Desenvolvimento e Ciclo de Vida 9238406

Contextos

Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum

Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

É objetivo global desta UC aprofundar e alargar os aspetos teóricos e práticos ligados ao desenvolvimento humano e aos ciclos de vida a ele associados, e sua ligação com o serviço social.  Especificamente:  -Compreender, conhecer e aplicar conceitos de desenvolvimento normativo e não normativo -Saber analisar o impacto da cultura, da história, da biologia e da estrutura social no ciclo de vida e nos processos de desenvolvimento -Saber identificar e caracterizar as diferentes etapas do ciclo de vida  -Entender a universalidade e a unicidade desses processos, bem como as múltiplas áreas em que o processo de desenvolvimento acontece -Perceber os problemas que se colocam no desenvolvimento humano e as soluções encontradas pela ciência aplicada -Entender os conceitos e processos de mudança, transição e transformação; -Saber relacionar os processos de maturação biológica com os sociais e contextuais -Discutir criticamente as teorias sobre desenvolvimento e ciclo de vida e suas aplicações sociais

Programa

Perspectivas, contextos e conceitos do desenvolvimento humano, normativo e não normativo Relação entre Psicologia do Desenvolvimento e teorias do ciclo de vida Aplicação da Psicologia do desenvolvimento e ciclo de vida à intervenção em serviço social Estabilidade, mudança e transições Aprendizagem, crescimento, maturação. Crises e adaptações Diversidade cultural e estádios de desenvolvimento individual:Das diferenças individuais ao património comum Diferentes caminhos no desenvolvimento:Género, etnicidade, estatuto económico, contextos socioculturais e papéis sociais Psicologia do desenvolvimento: da gestação à morte       - Nascimento e Infância       - Adolescência        - Idade adulta jovem, média e tardia   - Fim de vida e modelos de enfrentamento da morte Problemas e atrasos de desenvolvimento Teorias das mudanças físicas, cognitivas, emocionais, sociais, de personalidade, de raciocínio moral, motoras e de linguagem Respostas sociais adequadas ao desenvolvimento.  

Método de Avaliação

As aulas usam uma pedagogia que integra metodologias teórico-práticas, formação de grupos para trabalho de equipa, elaboração de análise crítica, discussão e negociação entre pares. Todas as aulas são suportadas com bibliografia específica e outro material complementar que está disponível para os alunos via plataforma Moodle. Existem duas modalidades de avaliação: 1. Avaliação Final (AF): prova de exame escrito individual (100%). 2. Avaliação Mista (AM): o acesso a esta modalidade de avaliação implica a adesão escrita do aluno, via Moodle, indicando ao docente, nas duas primeiras semanas de aulas, a modalidade escolhida. Esta modalidade de avaliação é constituída pelos seguintes elementos de avaliação: ii) trabalho de grupo sobre Psicologia de Desenvolvimento no contexto da Intervenção Social (50%) e ii) exame escrito individual no período regulamentar para avaliação final (50%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Developmental Psychology: Gillibrand ,R.,Lam, V.,& O’Donnell, V. L.( 2016 Gillibrand,R.,Lam,V.,&O’Donnell,V.L.(2016).Developmental Psychology. Harlow:Pearson/Prentice Hall.
  • Fostering Development in Midlife and Older Age: A Positive Psychology Perspective: Crăciun, I. C. 2023 Crăciun, I. C. (2023). Fostering Development in Midlife and Older Age: A Positive Psychology Perspective. Springer Nature.
  • The Oxford handbook of human development and culture: An interdisciplinary perspective: Jensen, L. A. 2015 Jensen, L. A. (Ed.). (2015). The Oxford handbook of human development and culture: An interdisciplinary perspective. Oxford University Press.
  • The expanding family life cycle: Individual, family, and social perspectives.: McGoldrick,M.,Preto,N.A.G.,& Carter,B.A 2015 McGoldrick,M.,Preto,N.A.G.,& Carter,B.A.(2015).The expanding family life cycle: Individual, family, and social perspectives. NY: Pearson.
  • Desenvolvimento humano: Papalia, D. E.,& Feldman, R. D. 2013 Papalia, D. E.,& Feldman, R. D.(2013). Desenvolvimento humano. Porto Alegre: AMGH Ed.

Secundária

  • Racial perspective taking ability: Developmental, theoretical, and empirical trends.: Quintana, S.M.( 2008 Quintana, S.M.(2008).Racial perspective taking ability: Developmental, theoretical, and empirical trends.Handbook of race, racism, and the developing child,16-36.N. Jersey:J. Wiley&Sons
  • Human Behavior In The Social Environment: Perspectives on Development and the Life Course: Rogers, T.A. 2016 Rogers, T.A.(2016).Human Behavior In The Social Environment: Perspectives on Development and the Life Course.N.Y & London: Routledge,Taylor&Francis
  • Developmental psychology: Childhood and adolescence: Shaffer,D.R.,&Kipp, K 2014 Shaffer,D.R.,&Kipp, K.(2014).Developmental psychology: Childhood and adolescence. Belmont, CA:Wadsworth.Cengage Learning
  • Manual de psicología del desarrollo aplicada a la educación: Tinoco,V. et al. 2014 Tinoco,V. et al. (2014). Manual de psicología del desarrollo aplicada a la educación. Madrid:Ed.Pirámide.
  • amilies in later life: Challenges, opportunities,and resilience: Walsh, F. 2016 Walsh, F. (2016).Families in later life: Challenges, opportunities,and resilience. In McGoldrick et al, The expanding family life cycle,261-277.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre