Plano de Estudos

Serviço Social com Grupos 9238507

Contextos

Groupo: 11_Plano 2019/2020 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O principal objetivo é o de saber diagnosticar situações-problema e definir estratégias grupais de intervenção no âmbito do Serviço Social (SS), mais especificamente: 1.Reconhecer a dinâmica e os principais problemas sociais do mundo contemporâneo; 2.Conhecer a génese do Serviço Social de Grupos (SSG) enquanto estratégia de intervenção e identificar os seus principais campos de aplicação; 3.Reconhecer a contribuição da Psicologia do Desenvolvimento e da Dinâmica de Grupo para o SSG; 4.Descrever, discutir e aplicar diversas técnicas de SSG, discriminando-as em função dos objetivos de intervenção e dos contextos do SS. Espera-se que os estudantes desenvolvam competências: - de aplicação de estratégias grupais a diferentes contextos do SS; - de utilização de técnicas grupais adequadas a problemas sociais e grupos etários diferenciados; - e que lhes permitam saber situar-se em termos emocionais perante potenciais situações problema decorrentes da utilização de estratégias grupais

Programa

1. Os grupos e a conjuntura social 2. O serviço social com grupos (SSG): enquadramento geral 3. Psicologia do desenvolvimento e SSG 4. Dinâmica de grupos e SSG 5. Metodologia do Serviço Social de Grupos 6. Trabalho com grupos de desenvolvimento 7. Trabalho com grupos de acção social 8. Exemplos de aplicação

Método de Avaliação

Através da leitura de um conjunto de textos obrigatórios e de exposições realizadas em aula, cada aluno é convidado a exercitar a sua capacidade de análise crítica, no sentido da operacionalização dos conhecimentos. São utilizados métodos ativos de aprendizagem que envolvam os alunos na realização de atividades de análise e aplicação de conceitos, resultando na aquisição de competências teóricas e metodológicas essenciais para o exercício de funções na área do Serviço Social, nomeadamente centradas na utilização de estratégias de intervenção grupais. Avaliação contínua (avaliação individual formativa em contexto de aula) Teste escrito: 50% Trabalho de grupo: 50% (cotação de 30% para o trabalho escrito e 20% para a apresentação oral - que será avaliada individualmente). A apresentação oral pode seguir o modelo clássico ou recorrendo a diferentes formas de arte: música, poesia, teatro, dança. OU Avaliação final através de exame de avaliação de conhecimentos escrito (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Grupos de Ajuda Mútua: Brinca, J. et al. 2020 Brinca, J. et al (2020). Grupos de Ajuda Mútua . Lisboa: Edições Esgotadas
  • O trabalho com grupos no Serviço Social: contribuições para a intervenção profissional.: Bonfim, G. et al. 2018 Bonfim, G. et al. (2018). O trabalho com grupos no Serviço Social: contribuições para a intervenção profisisonal. Caderno Humanidades em Perspectivas, v.2 n.2 , 2018, pp.76-94
  • Handbook of social work with groups: Garvin, C. D., Gutiérrez, L. M., & Galinsky, M. J. (Eds.) 2017 Garvin, C. D., Gutiérrez, L. M., & Galinsky, M. J. (Eds.). (2017). Handbook of social work with groups New York: Guilford Publications
  • Intervir e trabalhar com grupos voltou à agenda dos profissionais e académicos: Pissarra, J. 2015 Pissarra, J. (2015). Intervir e trabalhar com grupos voltou à agenda dos profissionais e académicos. Intervenção Social, Lisboa, n.º 46, pp11-24.
  • Intervenção Social com Grupos: Carmo, H. 2014 Carmo, H. (Coord.). (2014). Intervenção Social com Grupos . Lisboa, ISCSP- UL e Universidade Aberta e-book), 3ª edição aumentada.

Secundária

  • Group theory for social workers: Heap, K. 2014 Heap, K. (2014). Group theory for social workers . Oxford: Pergamon Press
  • Interagir, técnicas de animação: Pinto, A. et al. 2003 Pinto, A. et al. (2003). Interagir,técnicas de animação. Lisboa: Ed. Salesiana.
  • Elaboración de proyectos socials: Casos práticos: Serrano, G. P. 2004 Serrano, G. P. (2004). Elaboración de proyectos socials: Casos práticos. Madrid: Narcea.
  • Trabalho e dinâmicas dos pequenos grupos: Barbosa, L. 1995 Barbosa, L. (1995). Trabalho e dinâmicas dos pequenos grupos. Edições Porto: Afrontamento.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre