Plano de Estudos

Sociologia das Organizações 8109502

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No domínio cognitivo, pretende-se desenvolver nos alunos competências de aquisição, compreensão e aplicação. Os alunos deverão ser capazes de explicar e aplicar os conceitos e perspetivas da sociologia das organizações; identificar e reconhecer as noções e pressupostos das diferentes abordagens teóricas ao estudo das organizações; analisar e debater a sua utilidade e refletir sobre o funcionamento das organizações e da sociedade. Pretende-se ainda que os alunos desenvolvam competências de análise crítica e de investigação aplicada a este ramo da Sociologia. No domínio relacional, pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de aprender, de escuta ativa, de respeito pelos outros, mas também de trabalhar em grupo, de comunicação e de fundamentar opiniões em factos científicos.

Programa

1. SURGIMENTO DE UMA SOCIEDADE DE ORGANIZAÇÕES E SUA EVOLUÇÃO 1.1. Organizações formais complexas e tipos de organizações 1.2. A sociedade de organizações e seu surgimento 1.3. Estudos organizacionais e a sociologia das organizações 2. PRINCIPAIS PERSPETIVAS TEÓRICAS 2.1. As organizações como sistemas racionais 2.2. As organizações e a(s) sua(s) racionalidade(s) 2.3. As organizações e o ambiente externo 2.4. As organizacionais como sistemas culturais 3. TEMAS E ABORDAGENS EMERGENTES 3.1. Questões de género nas organizações 3.2. Modelos organizacionais emergentes

Método de Avaliação

Recurso a métodos de ensino expositivos e participativos, para a transmissão de conteúdos cognitivos de aquisição e compreensão. Recurso a métodos ativos como trabalhos individuais ou em grupo e discussões em grupo, permitem desenvolver competências de aplicação, de análise crítica e de aplicação dos conceitos, do domínio cognitivo. Permitem ainda desenvolver no domínio das atitudes, o trabalho em equipa, escuta ativa, e respeito pelos outros. No que respeita à avaliação, se acordo com o Regulamento de Avaliação, na Época Normal os alunos serão avaliados através de 2 testes escritos, individuais e presenciais, o primeiro com a ponderação de 40% e o segundo com ponderação de 60% da nota final. Nas restantes épocas de Recurso e Especial, a avaliação será realizada por exame final, escrito, individual e presencial, com a ponderação de 100% da nota final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Reflections on a Half Century of Organizational Sociology.: Scott, R. 2004 Scott, R. (2004). Reflections on a Half Century of Organizational Sociology. Annual Review of Sociology, 30, pp. 1-21.
  • Understanding Organizations.: Lune, H. 2010 Lune, H. (2010). Understanding Organizations. Cambridge: Polity Press.
  • Weber: Sintering the Iron Cage: Translation, Domination, and Rationality.: Clegg, S., & Lounsbury, M. 2009 Clegg, S., & Lounsbury, M. (2009). Weber: Sintering the Iron Cage: Translation, Domination, and Rationality. In: Adler, P. (Ed.), The Oxford Handbook of Sociology and Organization Studies (pp. 126-133). Oxford: Oxford University Press.

Secundária

  • Culturas e organizações: compreender a nossa programação mental.: Hofstede, G. 1997 Hofstede, G. (1997). Culturas e organizações: compreender a nossa programação mental. Lisboa: Silabo
  • Sociology and Organization Theory: Positivism, Paradigms and Postmodernity.: Hassard, J. 1995 Hassard, J. (1995). Sociology and Organization Theory: Positivism, Paradigms and Postmodernity. Cambridge: CUP.
  • The Sociology of Organizations: Classic, Contemporary, and Critical Readings.: Handel, M. J. (Ed.) 2003 Handel, M. J. (Ed.) (2003). The Sociology of Organizations: Classic, Contemporary, and Critical Readings. Thousand Oaks: SAGE Publications.
  • Teoria Organizacional: Estruturas e Pessoas.: Bilhim, J. 2013 Bilhim, J. (2013). Teoria Organizacional: Estruturas e Pessoas. Lisboa: ISCSP-Universidade de Lisboa.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre