Plano de Estudos
Teorias Sociológicas Contemporâneas 8109202
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos adquiram os instrumentos conceptuais básicos da sociologia comtemporânea . Os alunos deverão ser capazes de compreender textos, interpreta-los de modo a adquirir os principios de raciocinio e compreensão sociológica da realidade .
Programa
Desenvolver capacidades de reflexão e análise critica sobre as sociedades contemporaneas. Os conteudos pretendem desenvolver conceitos, controversias e correntes das teorias sociológicas contemporaneas: do processo civilizacional. 1. Processo civilizacioal por Norbert Elias. 2. Escola de Frankfurt : origens e desenvolvimentos posteriores. 3. Acção e estrutura: da oposição à articulação. 3.1 . Teoria da estruturação de Anthony Giddens. 3.2. Teoria da prática de Pierre Bourdieu. 3.3 . Breve incursão na sociologia à escala individual de Bernard Lahire e à perspetiva morfogénica de Margaret Archer 4. Quotidiano e configuração social: 4.1.Perspetivas interacionistas de G.H. Mead, H. Blumer a Erwin Goffman e Howard S. Becker. 4.2 Etnometologia de H. Garfinkel. 5. Modernidade, modernidade reflexiva e pós-modernidade ; Ulrich Beck; Manual Castells; Anthony Giddens ; Zygmunt Baumam.
Método de Avaliação
Método expositivo com leitura e análise critica de textos cientificos: Apresentação de textos / outos documentos pelos alunos, individualmente e em grupos restritos com discussão alargada; aprofundamento das matérias teóricas a partir da experiencia de trabalho prático; orientação tutorial, individual e em pequenos grupos, quer quantos às matérias gerais da UC, quer quanto à realizaçaio dos trabalhos propostos. Tipos de Avaliação : 1. Avaliação final ( exame final - 100%) 2. Avaliação continua . O acesso a esta modalidade de avaliação implica a adesão escrita do aluno(a) sendo recomendavel o acaompanhamento presencial por parte dos /as estudantes Esta modalidade é constituida pelos seguintes elementos de avaliação : 1) Elaboração de trabalhos escritos individuais e/ou em grupo ( trabalho de grupo de caracter ensaístico e/ ou fichas síntese sobre textsos , documentarios e outros materiais ) - 50% 2) teste am aula - 2 momentos de avaliação - 25% cada .
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Teoria social: Turner, Bryan 2002 Algés, Difel
- Dialetic of Enlightenment: Horheimer,Marx e Theodor Adorno 1997 London, Verso Books
- A apresentação do eu na vida de todos os dias: Goffman, Erving 1993 Lisboa, Relógio d'água
- A dualidade da estrutura. Agência e estrutura: Giddens, Anthony 2001 Oeiras.Celta editora
- AS consequencias da modernidade: Giddens, Anthony 1992 Oeiras.Celta editora
- A era da informação : economia , sociedade e cultura: Castells, Manuel 2002 Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian
- O processo civilizacional: Elias , Norbert 2006 Lisboa, D. Quixote
- Outsiders: estudo da sociologia do desvio: Becker, Howard 2008 Rio de Janeiro, Zahar editora
- Modernização reflexiva: politica, tradição e estética na ordem social moderna: Beck, Ulrich, Giddens, Anthony e Lash , Scott 2000 Oriras: Celta editora
- Structure , Agency and Internal concersation: Archer, Margaret S. 2003 Cambrige: Cambridge University Press
Secundária
- Patrimonios individuais de disposições. Para uma sociologia à escala individual: Lahire, Bernard 2005 Sociologia, problemas e praticas, 49: 11-42
- Estigma; notas sobre a manipulação da identidade deteriorada: Goffman, Erving 1992 Rio de Janeiro, Zahar editores
- Modernidade e identidade pessoal: Giddens, Anthony 1997 Oriras, Celta editores
- Questões de sociologia: Bourdieu , Pierre 2003 Lisboa, Fim de seculo
- Symbolic Interactionism. Parspetive ans method: Blumer, Herbert 1969 Berkeley, University of California Press