Plano de Estudos
Sociologia da Comunicação 8109407
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular veicula conhecimentos de tipo histórico, teórico e analítico à formação de um estudante em Sociologia. Especificamente visa promover a aprendizagem e discussão em torno dos principais conceitos relacionados com a sociologia da comunicação e compreender o papel e os efeitos da comunicação nas sociedades contemporâneas, seja ao nível interpessoal, organizacional e mediático. Pretende-se que no final da unidade curricular o estudante esteja preparado para: 1) Conhecer e compreender a evolução histórica e a dinâmica epistemológica das teorias da comunicação desde as origens até à actualidade. 2) Contextualizar teoricamente as práticas sociais associadas aos fenómenos comunicacionais, tanto em contextos privados, como públicos e de massa. 3) Desenvolver pesquisas sociológicas na área da comunicação social.
Programa
1. A Comunicação como Processo Social e Fenomenológico 1.1. A Comunicação Pessoal e organizacional 1.2. O Processo Comunicacional: Características Leis e Obstáculos 1.3. O conteúdo silencioso da Comunicação. A linguagem não-verbal 2. A Sociologia da Comunicação 2.1. Objecto de estudo e objectivos fundamentais da pesquisa em Comunicação 2.2. O desenvolvimento dos media nas sociedades pós-modernas 2.3. Os self media e a reconfiguração dos espaços públicos e privados 2.4. Género e media: representações e percepções de género em notícias sobre grupos vulneráveis 3. A abordagem sociológica à comunicação 3.1. A influência do pensamento científico sobre a comunicação de massas 3.2. Principais tendências nas teorias da comunicação
Método de Avaliação
Aulas magistrais de natureza teórica, complementadas com aulas práticas de análise crítica de textos selecionados e de visionamento, análise e discussão de documentos multimédia A avaliação é feita na Época Normal, por Avaliação Contínua (AC), ou por Exame de Recurso, caso não obtenham aprovação na Época Normal. Na AC serão realizados dois testes de frequência individual e presencial, cada um deles com um peso de 50% para a ponderação da Nota Final. Na Época de Recurso o exame contemplará toda a matéria prevista no programa com uma ponderação de 100%. O horário de atendimento será agendado no início do semestre.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Writings on Media: History of the Present: Hall, S. & Brunsdon, C. 2021 Hall, S. & Brunsdon, C. (2021). Writings on Media: History of the Present, Edited by Charlotte Brunsdon, C.
- Social media communication: Trends and theories.: Zhong, B. 2021 Zhong, B. (2021). Social media communication: Trends and theories. John Wiley & Sons.
- Media and the development of gender role stereotypes: Ward, L. M., & Grower, P. 2020 Ward, L. M., & Grower, P. (2020). Media and the development of gender role stereotypes. Annual Review of Developmental Psychology, 2, 177-199.
- Media and Communication,: Scannell, P. 2020 Scannell, P. (2020). Media and communication. Media and Communication, 1-360.
- Comunicação Pessoal e Organizacional. Teoria e Prática.: Rego, A. 2022 Rego, A. (2010) Comunicação Pessoal e Organizacional. Teoria e Prática. 5ª edição. Edições Sílabo.
- Media and everyday life in modern society.: Moores, S. 2019 Moores, S. (2019). Media and everyday life in modern society. Edinburgh University Press.
- Gender and media.: Krijnen, T. 2020 Krijnen, T. (2020). Gender and media.
- Media convergence: The three degrees of network, mass, and interpersonal communication.: Jensen, K. B. 2022 Jensen, K. B. (2022). Media convergence: The three degrees of network, mass, and interpersonal communication. Routledge.
- Media Research Methods. Measuring Audiences, Reactions and Impacts.: Gunter, B. 2000 Gunter, B. (2000). Media Research Methods. Measuring Audiences, Reactions and Impacts. Sage.
- Comunicação e Sociedade.: Esteves, J. P. 2002 Esteves, J. P. (org.). (2002). Comunicação e Sociedade. Livros Horizonte.
- McQuail's media and mass communication theory. McQuail's Media and Mass Communication Theory,: Deuze, M., & McQuail, D. 2020 Deuze, M., & McQuail, D. (2020). McQuail's media and mass communication theory. McQuail's Media and Mass Communication Theory, 1-688.
- Sociologia da Comunicação - Construções teóricas e aplicações empíricas sobre os impactos sociais dos mass media: Cunha Silvestre, M.J. 2011 Cunha Silvestre, M.J. (2011). Sociologia da Comunicação - Construções teóricas e aplicações empíricas sobre os impactos sociais dos mass media. Edições ISCSP
- A Telerealidade. Uma abordagem hermenêutica da construção social da realidade pela informação televisiva de actualidade.: Cruz, C. 2008 Cruz, C. (2008). A Telerealidade. Uma abordagem hermenêutica da construção social da realidade pela informação televisiva de actualidade. Edições ISCSP.
- Fundamentals of media effects: Bryant, J., & Finklea, B. W. 2022 Bryant, J., & Finklea, B. W. (2022). Fundamentals of media effects. Waveland Press.
- Media Research Methods: Audiences, Institutions, Textbooks: Bertrand, I. & Hughes, P. 2017 Media Research Methods: Audiences, Institutions, Texts. Bloomsburry Editions