Plano de Estudos
Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica II 8109308
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Através desta unidade corricular pretende-se promover: 1. O conhecimento da relação entre estratégias de investigação e técnicas de recolha de dados qualitativos. 2. O conhecimento do processo de tratamento e análise de dados qualitativos. 3. O conhecimento das técnicas de elaboração e de apresentação do relatório de pesquisa. 4. A capacidade de discutir e argumentar de forma crítica, através de comunicação escrita e oral, os resultados da pesquisa sociológica com recurso a técnicas de recolha de dados qualitativos. 5. A capacidade de conduzir as seguintes operações: desenvolver um projecto de pesquisa com base em estratégias intensivas; elaborar os necessários instrumentos de recolha de dados; recolher os dados e tratá-los. 6. A capacidade de elaborar um relatório de pesquisa.
Programa
1. Estratégias de investigação e técnicas de recolha de dados qualitativos: 2. Observação participante e não participante 3. A entrevista 4. Os focus groups 5. Tratamento e análise de dados qualitativos 6. O relatório de pesquisa
Método de Avaliação
Metodologias de ensino: Expositiva com amplo recurso a exemplos; discussão orientada de artigos cientifícos e orientação de trabalhos práticos. Modalidades de avaliação: 1. A avaliação contínua (AC): - Exercícios (40%); - Teste escrito (60%) Esta modalidade decorre durante o período de Época Normal. 2. Avaliação final (AF): - Exame escrito (100%). Esta modalidade de avaliação decorre durante as épocas de exame de Recurso e Especial.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- A Arte da Investigação com Estudos de Caso: Stake, R. 2009 Stake, R. (2009). A Arte da Investigação com Estudos de Caso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- Pesquisa Qualitativa: Estudando como as Coisas Funcionam: Stake, R. 2016 Stake, R. (2016). Pesquisa Qualitativa: Estudando como as Coisas Funcionam. Porto Alegre: Penso Editora.
- Qualititative Researc: Silverman, D. (Ed.) 2011 Silverman, D. (Ed.). (2011). Qualititative Research. 3rd Edition. London: Sage.
- Manual de Investigação em Ciências Sociais: Quivy, R. & Campenhoudt, L. V. 2008 Quivy, R. & Campenhoudt, L. V. (2008). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
- Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo: Sentidos e formas de uso.: Guerra, I. 2006 Guerra, I. (2006). Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo: Sentidos e formas de uso. Estoril: Príncipia.
- Metodologia da Investigação: Carmo, H. & Ferreira, M 2008 Carmo, H. & Ferreira, M. (2008). Metodologia da Investigação. Lisboa: Universidade Aberta.
- A Pesquisa de Terreno - Uma introdução: Burgess, R. 1997 Burgess, R. (1997). A Pesquisa de Terreno - Uma introdução. Oeiras: Celta.
- Social Research Methods: Bryman, A 2012 Bryman, A. (2012). Social Research Methods. 4ª ed. Oxford: Oxford University Press.
- Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas: Eco, U. 2015 Eco, U. (2015). Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas. Lisboa: Editorial Presença.
- Introdução à Sociologia: Almeida, J. F. (coord.). 1994 Almeida, J. F. (coord.). (1994). Introdução à Sociologia. Lisboa: Universidade Aberta.