Plano de Estudos

Sociologia da Educação 8109408

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular teórico-prática visa desenvolver competências no domínio cognitivo sendo que os estudantes deverão ser capazes de: 1. Identificar a relevância atual do estudo sociológico da educação; 2. Identificar, compreender e interpretar o processo diversificado e complexo do desenvolvimento da sociologia da educação; 3. Saber identificar, compreender, interpretar e interrelacionar as diversas dinâmicas sociais, culturais e políticas da educação numa perspetiva atual e futura a nível nacional e internacional; 4. Revelar capacidade para recolher, selecionar e interpretar a informação pertinente; 5. Saber implicar-se nos debates desenvolvidos em contexto de sala de aula e saber desenvolver textos escritos académicos numa relação dinâmica com as mais diversas ferramentas metodológicas tradicionais e virtuais/digitais; Nas atitudes, visa-se o desenvolvimento de competências de escuta ativa, respeito pelos outros, trabalho em grupo e de fundamentar opiniões.

Programa

1. O estudo sociológico da educação 1.1. A educação no munto atual 1.2. O campo da Sociologia da Educação: Porquê estudar Sociologia da Educação? 1.3. O sistema educativo como parte da organização social global e a dimensão social da escola: o sistema educativo português 2. O desenvolvimento da Sociologia da Educação 2.1. Teorias clássicas da sociologia da educação: Durkheim, Marx e Weber 2.2. Teorias contemporâneas da sociologia da educação 2.2.1. A escola e as teorias da reprodução 2.2.2. A escola e as teorias da resistência 3. Socialização e Cultura 4. As mudanças familiares e o processo educativo 5. Professores e alunos: perspetivas e desafios 6. Género e educação 7. Diversidade cultural e educação 8. Educação, transições profissionais e sociedade do conhecimento 9. Os futuros da educação no século XXI: Novos paradigmas e cenários prospetivos

Método de Avaliação

1. Avaliação Contínua/AC: a). Realização de dois testes escritos (cada um com uma ponderação de 40%) consubstanciados na apresentação de duas perguntas de desenvolvimento, sempre em articulação com os conteúdos programáticos e com as atividades desenvolvidas/avaliadas correspondentes ao período anterior a cada um dos testes escritos. Um dos testes escritos será realizado com base na leitura e análise prévia de um texto e, por isso, terá um caráter de consulta. O outro teste escrito, que não terá essa natureza de consulta, realizar-se-á simplesmente na base de duas perguntas de desenvolvimento resultantes dos textos de apoio e respetivas atividades correspondentes ao período do 1º ou do 2º teste escrito. Entretanto, queremos evidenciar, com estes dois testes escritos, o objetivo de promover o pensamento crítico: analítico e reflexivo; b). Atividades obrigatórias a serem realizadas no próprio dia sem possibilidade da sua realização posterior, com exceção de uma devida justificação, baseadas numa componente escrita e/ou oral no máximo de 3 entre cada teste escrito. Estas atividades recorrerão em grande parte a propostas dos estudantes articuladas com os conteúdos programáticos que serão trabalhadas de forma livre como um excerto de um documento: artigo, notícia, etc.; de um documentário/vídeo/entrevista/reportagem; de uma imagem/fotografia, ou outro material pertinente; ou outro suporte (uma ponderação de 20%: 10% + 10%). 2. Avaliação Final: Avaliação por exame final com prova escrita de acordo com as normas do regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do I Ciclo de Estudos do ISCSP (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2025/2026 - 2 Semestre