Plano de Estudos

Sociologia da Educação 8109408

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Sendo uma unidade curricular teórico-prática, visa desenvolver competências nos domínios cognitivo e das atitudes. No domínio cognitivo, incide sobre as competências de aquisição, compreensão e aplicação. Os estudantes deverão ser capazes de: - Identificar as origens, os objetos e as diversas linhas teóricas de desenvolvimento da Sociologia da Educação; - Saber integrar e interpretar a complexidade da relação da educação com a sociedade e o Estado; - Demonstrar capacidade analítica e reflexiva para discutir as novas tendências educativas tanto ao nível nacional como internacional; - Revelar capacidade para recolher, selecionar e interpretar a informação pertinente nos domínios estudados; - Saber implicar-se nos debates desenvolvidos em contexto de sala de aula e construir textos escritos académicos. Nas atitudes, visa-se o desenvolvimento de competências de escuta ativa, respeito pelos outros, trabalho em grupo e de fundamentar opiniões.

Programa

I. Origens, fundamentos e objetos da Sociologia da Educação 1. O estudo sociológico da educação: teorias clássicas e contemporâneas 2. A Sociologia da Educação em Portugal: ensino, investigação e horizontes II. Educação, Estado e Sociedade 1. A construção política e social da educação 2. O quadro normativo, social e político do sistema educativo português 3. Desigualdades no sistema educativo: Percursos escolares/familiares e expectativas sociais III. Tendências emergentes e cenários prospetivos na educação 1. Novos paradigmas e modelos educativos 2. A educação para o século XXI: questões e respostas

Método de Avaliação

Método expositivo/interativo: textos e materiais multimédia; debate; casos práticos; acompanhamento tutorial. 1. Avaliação contínua/AC: a). Realização de duas fichas de avaliação escrita individual (cada uma com uma ponderação de 40%) consubstanciada num conjunto de afirmações verdadeiras e falsas e numa pergunta de desenvolvimento com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo; b). Sínteses Temáticas com uma componente de discussão oral elaboradas com base em textos de referência que procurarão ser os mais atualizados possíveis quanto aos temas selecionado (uma ponderação de 20%). 2. Avaliação por exame final: prova escrita de acordo com as normas regulamentares (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre