Plano de Estudos

Psicologia Social 9157204

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional-1º ano_2º semestre_LSOC(PL)

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A introdução dos principais modelos teóricos da Psicologia Social e de exemplos detalhados de investigações e aplicações, nacionais e internacionais, em domínios diversos - em especial na área da Gestão de Recursos Humanos (GRH) - assegura uma visão alargada, histórica, mas também inovadora, desta disciplina científica. Tal permitirá, não só o conhecimento aprofundado dos modelos e conceitos, mas também a compreensão da ligação que possuem com a prática da vida social em geral, e da vida em contexto organizacional, em particular. Pretende-se também que o estudante desenvolva a aptidão para reconhecer padrões de comportamento humano social e a competência de os considerar na sua futura prática como GRH.

Programa

1. Perspetiva Histórica e Origens da Psicologia Social (PS): Raízes e evolução da PS. As principais teorias. 2. Identidade Social: Grupos e representações sociais. Conflitos intergrupais e dilemas sociais. 3. Processos de Influência Social: Normas, consenso, conformismo, obediência, influência das minorias e expectativas sociais. 4. Formação de Impressões e Atribuição Causal: Investigação sobre a inferência social, formação e mudança de impressões. 5. Julgamento na Incerteza e Tomada de Decisão: A racionalidade limitada do ser humano e as heurísticas mentais. 6. Estereótipos Sociais: Estereótipos, preconceitos, discriminação, e estratégias para mudança e redução. 7. Atitudes, Persuasão e Influência Social: Possibilidades de influência social positiva. 8. Desenvolvimento Social: Socialização, aprendizagem social, e desenvolvimento social e moral do adulto. 9. Psicologia Social nas Organizações: Aplicação na GRH. 10. Inteligência Artificial (IA): Impacto da IA na PS e nas organizações.

Método de Avaliação

Metodologias de Ensino: A metodologia de ensino será interativa-ativa e expositiva-interrogativa. As modalidades de avaliação em vigor são as seguintes: a) Avaliação contínua (AC), na Época Normal (EN); b) Avaliação final (AF), na Época de Recurso (ER) e Época Especial (EE). A avaliação contínua (AC) disponível na EN contem três momentos de Avaliação: - 50% Teste escrito, individual, presencial e sem consulta; - 25% Poster em grupo integrando todas as sugestões transmitidas em sala de aula, na sequência da Apresentação oral; - 25% Participação oral individual, que inclui a Apresentação oral realizada em grupo, um Comentário à Apresentação oral de um outro grupo, assim como a participação nos debates e todos os contributos de cada aluno no decurso do semestre. A avaliação final (AF), disponível na ER e na EE, consiste num exame final, escrito, individual, presencial e sem consulta. O exame final tem uma ponderação de 100%.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

  • Psicologia Aplicada: Lopes, M.P., Palma, P.J., Ribeiro, R.B., & Cunha, M.P (Coord.) 2011 Lopes, M.P., Palma, P.J., Ribeiro, R.B., & Cunha, M.P. (Coord.) (2011). Psicologia Aplicada . Lisboa: RH Editora.
  • Social Psychology: Aronson, E., Wilson, T. D., Akert, R. M., & Sommers, S. R. 2019 Aronson, E., Wilson, T. D., Akert, R. M., & Sommers, S. R. (2019). Social Psychology (10th Edition). Noida: Pearson Education India.
  • Applied Psychology in Human Resource Management: International Edition: Aguinis, H., & Cascio, W. F. 2013 Aguinis, H., & Cascio, W. F. (2013). Applied Psychology in Human Resource Management: International Edition (7th Edition). New York: Pearson Education.
  • Psicologia: Gleitman, H. 2003 Gleitman, H. (2003). Psicologia . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Disciplinas de Execução

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre