Plano de Estudos
Sociologia do Género 8109307
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos da U.C: Fornecer os principais conceitos, teorias e autores/as, bem como com os debates centrais sobre a problemática do género; Familiarizar os/as estudantes com a centralidade do género e das relações sociais de género na produção de diferenciação e de desigualdade; Aceder criticamente aos debates em torno da construção das identidades de género. Objetivos de aprendizagem: Literacia fundamental sobre as questões de género e assimetrias de género, tal como sobre os seus efeitos nas diferentes dimensões da realidade social. O conhecimento sobre os principais conceitos, teorias e debates. Capacidades analíticas e críticas relativamente às propostas apresentadas. Mobilização crítica dos conhecimentos adquiridos, intersectando o conhecimento teórico com a análise e compreensão de diferentes aspetos da vida social. A capacidade de exposição e debate das ideias, conceitos e teorias apresentadas. As competências de pesquisa e trabalho autónomo e cooperativo.
Programa
Bloco temático 1 - A questão de género e a sociologia do género Bloco temático 2 -Teorias feministas e género Bloco temático 3 - Sociologia e género: Teorias Bloco temático 4 - Sociologia e género: teorias contemporâneas Bloco temático 5 - Género e sociedade Bloco temático 6 - Trabalho de pesquisa
Método de Avaliação
Aulas teóricas e práticas. Quanto à avaliação, ela será de dois tipos, de acordo com o Regulamento do ISCSP: Avaliação contínua O acesso a esta modalidade de avaliação implica a adesão escrita do aluno(a) sendo recomendável o acompanhamento presencial por parte dos /as estudantes. A avaliação contínua implica por parte dos estudantes as seguintes modalidades de trabalho: • realização de uma prova escrita de avaliação (50%) • realização de um trabalho de grupo (40%) • apresentação do trabalho de grupo (10%) Avaliação por exame final Os estudantes submetem-se a uma prova escrita no final do semestre = 100% da classificação final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Sociology of Gender: An introduction to theory and research: Wharton, A. S. 2005 Wharton, A. S. (2005). The Sociology of Gender: An introduction to theory and research. Oxford: Blackwell.
- ). A sociologia da família, a questão feminina e o género: Torres, A. 2002 Torres, A. C. (2002). A sociologia da família, a questão feminina e o género. Ex Aequo, 6, 117-145.
- The Sociology of Gender: A brief introduction.: Kramer, L. 2005 Kramer, L. (2005). The Sociology of Gender: A brief introduction. Los Angeles: Roxbury.
- The Gendered Society: Kimmel, M. 2000 Kimmel, M. (2000). The Gendered Society. Oxford: Oxford University Press.
- Masculino/Feminino: O pensamento da diferença: Héritier, F. 1998 Héritier, F. (1998). Masculino/Feminino: O pensamento da diferença. Lisboa: Piaget.
- Masculinities.: Connell, R. W. 1995 Connell, R. W. (1995). Masculinities. Cambridge: Polity.
- Gender & Power: Society, the person, and sexual politics: Connell, R. W 1987 Connell, R. W. (1987). Gender & Power: Society, the person, and sexual politics. Cambridge: Polity.
- Gender: In world perspective: Connell, R. 2009 Connell, R. W. (2009). Gender: In world perspective (2nd ed.). Cambridge: Polity.
- Undoing Gender: Butler, J 2004 Butler, J. (2004). Undoing Gender. London & New York: Routledge.
- Gender Trouble: Feminism and the subversion of identity: Butler, J 1999 Butler, J. (1999). Gender Trouble: Feminism and the subversion of identity. London & New York: Routledge.
- Gender & Sexuality: Critical theories, critical thinkers: Beasley, C 2005 Beasley, C. (2005). Gender & Sexuality: Critical theories, critical thinkers. London: Sage.
- Aprender a ser Homem.: Lígia Amâncio 2004 Amâncio, L. (Ed.). (2004). Aprender a ser Homem. Lisboa: Livros Horizonte.
- Masculino e Feminino: A construção social da diferença: Lígia Amâncio 1994 Amâncio, L. (1994). Masculino e Feminino: A construção social da diferença. Porto: Afrontamento.
- Senhores de Si: Uma interpretação antropológica da masculinidade: Miguel Vale de Almeida 1995 Almeida, M. V. de. (1995). Senhores de Si: Uma interpretação antropológica da masculinidade. Lisboa: Fim de Século.
Secundária
- Atitudes e valores dos europeus: A perspectiva do género numa análise transversal: Torres, A., & Brites, R. 2006 Torres, A., & Brites, R. (2006). Atitudes e valores dos europeus: A perspectiva do género numa análise transversal. In J. Vala & A. Torres (Eds.), Contextos e Atitudes Sociais na Europa (pp. 325-378). Lisboa: ICS.
- Between Sex and Power: Family in the world, 1900-2000: Therborn, G. 2004 Therborn, G. (2004). Between Sex and Power: Family in the world, 1900-2000. London & New York: Routledge.
- The Social Construction of Gender: Lorber, J., & Farrell, S 1991 Lorber, J., & Farrell, S. (Eds.). (1991). The Social Construction of Gender. Los Angeles: Sage.
- The flow of boundaries in a late modern world: The case of gays, queers and intimate citizenship: Plummer, K. 2004 Plummer, K. (2004). The flow of boundaries in a late modern world: The case of gays, queers and intimate citizenship. In A. P. Marques et al. (Eds.), Formas Identitárias e Modernidade Tardia (pp. 25-50). Braga: ICS-UM.
- La domination masculine: Bourdieu, P. 1998 Bourdieu, P. (1998). La domination masculine. Paris: Seuil.
- The Second Sex: Beauvoir, S. 1987 Beauvoir, S. de. (1987). The Second Sex (Original work published 1949). London: Vintage.
- Plural Masculinities: The remaking of the self in private life: Aboim, s. 2009 Aboim, S. (2009). Plural Masculinities: The remaking of the self in private life. Farnham, UK & Burlington, USA: Ashgate.