Plano de Estudos
Observatório: Práticas Profissionais da Sociologia 8109411
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Informar os/as alunos/as sobre as carreiras profissionais, competência e ética desenvolvidas no âmbito da licenciatura em Sociologia - Analisar criticamente o papel dos/as sociólogos/as no desempenho da profissão - Conhecer os principais debates em torno da prática profissional dos/as sociólogos/as - Conhecer o processo de profissionalização da comunidade sociológica em Portugal e o código deontológico que rege a prática profissional dos/as sociólogo/as - Saber analisar as áreas de integração dos/as diplomados/as em sociologia no mercado de trabalho.
Programa
1. Ciência, profissão e formação em sociologia 2. Tipos de sociologia e práticas profissionais 3. Profissionalização, ética e deontologia 4. A inserção profissional dos diplomados em sociologia
Método de Avaliação
Os/as alunos/as são estimulados/as de forma individual e em grupo a participar activa e criticamente nas aulas através de diversas actividades: participação em aulas abertas, seminários ou conferências; exercícios realizados no decurso das aulas; análise, pesquisa e discussão de artigos científicos e de outros materiais didáticos. A avaliação poderá ser de dois tipos, de acordo com os regulamentos do ISCSP: - Avaliação contínua (AC): elaboração de uma ficha de leitura, realizada individualmente (40%), e de um trabalho final, realizado em grupo, que será apresentado e discutido oralmente (60%). Ou 2 - Avaliação Final (AF): exame escrito (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Empregabilidade e (novos) riscos profissionais. XIII Colóquios de Sociologia Jovens, Trabalho e Cidadania: Que Sentido(s)?: Marques, A. P. 2012 Marques, A. P. (2012). Empregabilidade e (novos) riscos profissionais. XIII Colóquios de Sociologia Jovens, Trabalho e Cidadania: Que Sentido(s)?, NECSUM/Direcção do Curso e Departamento de Sociologia da Universidade do Minho (18 de Abril).
- Licenciados em sociologia: ritmos e formas de transição ao trabalho.: Gonçalves, C. M., Parente, C. & Veloso, L. 2001 Gonçalves, C. M., Parente, C. & Veloso, L. (2001). Licenciados em sociologia: ritmos e formas de transição ao trabalho. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 11, pp. 31-94.
- Competência e Práticas Profissionais dos Diplomados em Sociologia.: Ramos, M., Aníbal, A., Urze, P., Abrantes, P. & Banha, R. 2021 Ramos, M., Aníbal, A., Urze, P., Abrantes, P. & Banha, R. (2021). Competência e Práticas Profissionais dos Diplomados em Sociologia. APS e APSIOT.
- Será a Sociologia profissionalizável?: Costa, A. F. da 2004 Costa, A. F. da (2004), Será a Sociologia profissionalizável? In, C. M. Gonçalves, E. Rodrigues & N. Azevedo (Eds.) Sociologia no Ensino Superior (pp.35-59). Departamento de Sociologia FLUP.
- Profissionalização dos Sociólogos em Portugal – contextos, recomposições e implicações.: Machado, F. L. 1996 Machado, F. L. (1996). Profissionalização dos Sociólogos em Portugal – contextos, recomposições e implicações. Sociologia, Problemas e Práticas, 20, 43-103.
- Ética e Deontologia no exercício da Sociologia: novos desafios.: Vieira, M. V., Diogo, A. M. & Marques, A. P. 2020 Vieira, M. V., Diogo, A. M. & Marques, A. P. (2020). Ética e Deontologia no exercício da Sociologia: novos desafios. Sociologia On Line, Revista da Associação Portuguesa de Sociologia, 23, 31-50.
- Código deontológico da APS: Associação Portuguesa de Sociologia 1992 Código deontológico da APS
- Conclusion: Sociology in Portugal in the Twenty-First Century.: Silva, F. C. da 2016 Silva, F. C. da (2016). Conclusion: Sociology in Portugal in the Twenty-First Century. In F. C. da Silva, Sociology in Portugal: A Short History (pp. 76-78). Palgrave Macmillan.
- Contra a Sociologia Pública: será ela a melhor forma de tornar a Sociologia relevante?: Turner, J. H. 2009 Turner, J. H. (2009). Contra a Sociologia Pública: será ela a melhor forma de tornar a Sociologia relevante? Caderno CRH, 22(56), 255-269.
- Sociologia e engajamento em Portugal: reflexões a partir do trabalho e do sindicalismo.: Estanque, E. 2009 Estanque, E. (2009). Sociologia e engajamento em Portugal: reflexões a partir do trabalho e do sindicalismo. Caderno CRH, 22(56) 311-324.
- Por uma sociologia pública (texto traduzido): Burawoy, M. 2006 Burawoy, M. (2006). Por uma sociologia pública. Política & Trabalho, Revista de Ciências Sociais, 25, 9-50.
- For Public Sociology.: Burawoy, M. 2005 Burawoy, M. (2005). For Public Sociology. American Sociological Review, 70(1), 4-28.
- Social justice and Sociology: Agendas for the Twenty-First Century.: Feagin, J. 2001 Feagin, J. (2001). Social justice and Sociology: Agendas for the Twenty-First Century. American Sociological Review, 66(1), 1-20.
- Formação, tendências recentes e perspectivas de desenvolvimento da sociologia em Portugal.: Pinto, J. M. 2004 Pinto, J. M. (2004). Formação, tendências recentes e perspectivas de desenvolvimento da sociologia em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, 4, 11-31.
- Cultura Profissional dos Sociólogos: Costa, A. F. 1988 Costa, A. F. (1988). Cultura Profissional dos Sociólogos. Sociologia, 5, 107-124.
- Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portuga: Abrantes, P., Banha, R., Ramos, M., Aníbal, A. & Urze, P. 2022 Abrantes, P., Banha, R., Ramos, M., Aníbal, A. & Urze, P. (2022). Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, 100, 65-85.